Loader Image

NOTÍCIAS

Dois alunos conquistam medalhas em olimpíada de programação do Inatel

Os alunos do Ensino Médio Apolo Ribeiro Bagattini (Turma M31), Caio Crhistopher Fernandes Ribeiro (Turma M31), João Pedro Tilmann de Souza (Turma M32) e Thiago Oliveira Turma M21) participaram da final do Programação 1.0, no MAPI (Maratona Anual de Programação do Inatel).

 

O Curso G9 conquistou duas medalhas: João Pedro ficou em 2º lugar e Apolo Ribeiro, em 3º lugar. Parabéns aos alunos e ao professor Mateus Francisco. Os quatro conquistaram vaga na final durante seletiva realizada em maio passado.

 

A final aconteceu nos dias 05 e 06 de outubro no Inatel (Instituto Nacional de Telecomunicações), em Santa Rita do Sapucaí. A competição envolveu mais de 40 alunos de várias instituições de ensino da região.

 

A MAPI  é uma competição intercolegial no formato de olimpíada de programação que acontece dentro do campus do Inatel. Promovida pelo Núcleo de Relacionamento com Colégios da faculdade, reúne os melhores alunos, classificados durante a etapa de treinamento previamente realizado em cada unidade escolar convidada para o Programação 1.0 em 2023.

 

A competição leva em conta a linguagem de programação Python como ferramenta para estímulo do raciocínio lógico, criatividade e preparação dos jovens para os desafios futuros do mercado de trabalho.

 

Saiba mais sobre o Ensino Médio neste link.

Leia Mais
...
08 de outubro de 2023

Dois alunos conquistam medalhas em olimpíada de programação do Inatel

Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte

As turmas do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72), nas aulas de Arte, no começo do 3º trimestre, iniciaram o estudo da linguagem artística que a humanidade utiliza desde os tempos remotos: a dança.

 

“Dentro dessa linguagem existem várias possibilidades de estudo, como o balé. Os alunos tiveram que preparar aulas invertidas e puderam aplicar seus conhecimentos sobre o assunto para seus colegas, e juntos fazerem uma troca de aprendizagens”, explica o professor André Felipe de Oliveira Andrade.

 

De acordo com o professor, uma das coisas que mais impressionou os alunos foi que o balé clássico, inicialmente, era dançado por homens, que interpretavam os papéis masculinos e também os femininos. Apenas a partir do século XVII as mulheres ganharam espaço e destaque nos espetáculos desse tipo de dança.

 

Durante as aulas, os alunos puderam conhecer e praticar as cinco posições dos pés, que se tornaram as regras básicas de todo o aprendizado da dança clássica, criadas por Pierre Beauchamp.

 

“O conhecimento sobre o balé clássico não parou por aí, podemos aprender também sobre os aspectos do desenvolvimento do balé, o contexto histórico do seu surgimento, diversas características e a estética propagada por essa arte”, disse.  “Os aluno se empenharam em tudo o que foi proposto, confiram as atividades práticas que os alunos realizaram em sala”, completou.

Leia Mais
...
05 de outubro de 2023

Turmas do 7º ano aprendem conceitos sobre balé nas aulas de Arte

Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Atletas do Curso G9 venceram duas categorias e conquistaram outras 11 medalhas na última etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada no Colégio Anglo, em 30/09. Giovanna Almeida Magalhães venceu Categoria B – Feminino e Laura Zambrana Lúcio, a venceu Categoria B – Feminino.

 

O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.

 

Saiba como foram as etapas no Curso G9, Colégio Empreender e Colégio XIX de Março.

 

Confira a classificação dos alunos do Curso G9:

 

CATEGORIA A – MASCULINO

2º: Iago Alkmin dos Santos

3º: Murilo Gabriel Toledo Dias

9º: Davi Antonio Silva

 

CATEGORIA B – FEMININO

1º: Giovanna Almeida Magalhães

2º: Luísa Aimi Paiva Seguchi

3º: Júlia Neves de Araújo

4º: Alice Grimm de Faria Favale

 

CATEGORIA B – MASCULINO

5º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

6º: Diogo Zambrana Lúcio

7º: Gustavo Raposo Tiengo

8º: Rafael Vinícius Toledo Dias

 

CATEGORIA C - FEMININO

1º: Laura Zambrana Lúcio

5º: Ana Julia Matos Fernandes

7º: Catarina Germiniani Aguiar

9º: Letícia Rodrigues Faria

 

CATEGORIA C – MASCULINO

3º: Davi Brito Riera

5º: Gabriel Grimm de Faria Favale

10º: Nícolas Oliveira Tredicci

Leia Mais
...
04 de outubro de 2023

Alunos do Curso G9 vencem 2 categorias e conquistam 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Alunos do 6º ano fazem esquetes teatrais sobre o livro Diário de Pilar na Amazônia

Os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) desenvolveram diversos textos dramáticos durante as aulas de Redação, com a professora Cláudia Fortes. Depois, dividiram-se em grupos e com muita criatividade criaram o roteiro de esquetes teatrais, além de projetarem o cenário para a apresentação.

 

As turmas tiveram como personagens um fantasma e os protagonistas do livro Diário de Pilar na Amazônia (Pilar e Breno), da escritora Flávia Lins e Silva.

 

“Os alunos leram a obra, escreveram o texto dramático e ensaiaram durante algumas aulas. Com muita dedicação e alegria, fizeram uma linda apresentação”, explica a professora Cláudia Fortes.

 

“Na minha opinião, o teatro foi uma experiência incrível para todos nós. Nele, trabalhamos nossa imaginação, vocabulário e a parte artística dentro de nós; também desenvolvemos o controle de nossas emoções. Sou muito grato por essa oportunidade”, disse o aluno Lucas Rodrigues Leite (Turma F61).

 

Para Letícia Leite Barca, também da Turma F61, “Achei cada apresentação melhor que a outra.  Gostei muito da minha performance e adorei o figurino de todos. Também adorei o cenário e achei que todos sabiam muito bem suas falas”, destacou.

 

Opinião semelhante da aluna Maria Júlia Silva Camargo, da F61. “Gostei muito de fazer o teatro, foi bem trabalhoso, mas o meu grupo ajudou bastante. Todos colaboraram com os ensaios e a produção do texto. A apresentação foi muito divertida”, disse.

 

Confira abaixo outros depoimentos sobre a atividade:

 

Eu adorei apresentar o teatro e escrever o roteiro. Estimulei minha criatividade e expressão artística durante o processo.

Lorenzo Rodrigues Quireli – Turma F61

 

Achei bem legal fazer o teatro. Construir o nosso próprio roteiro foi  mágico, e ainda mais podendo apresentá-lo. Eu adorei, foi realmente brilhante!

Ana Lívia Monti Bustamante – Turma F61

 

O teatro foi incrível! Eu participei e ajudei a fazer o roteiro. Também organizamos as roupas, o cenário e até conseguimos um gato de pelúcia para ser o Samba, gato de estimação da Pilar. Foi muito divertido!

Anelize Braga Guedes – Turma F62

 

Achei que o teatro foi muito legal e divertido, porque cada um fez uma peça teatral diferente.

Fiorella Panza Braga – Turma F62

 

Eu gostei muito das apresentações. Achei bem legal fazer uma história para encenar, também gostei do meu papel de fantasma.

André Bernardo Britto – Turma F62

Leia Mais
...
28 de setembro de 2023

Alunos do 6º ano fazem esquetes teatrais sobre o livro Diário de Pilar na Amazônia

GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023

A GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã da etapa Regional Sul de Minas do Torneio Brasil de Robótica (TBR) e está classificada para a fase nacional. A GnORANGE teve um ótimo desempenho, mas não avançou à próxima etapa.

 

A competição foi realizada no sábado, 16/09, em Cambuquira. Os mentores das equipes, professores  de Matemática, Mateus Francisco e Vicente Carlos Martins, que também coordenam o Clube de Ciências e a preparação dos alunos para as olimpíadas escolares, como a Canguru de Matemática.

 

O Curso G9 tem tradição em competições de robótica há mais de dez anos: no ano passado, por exemplo, a equipe Gdroid foi campeã de Tecnologia e Engenharia da Categoria High e, a GnORANGE, campeã em Mérito Científico da Categoria Middle 2.

 

TBR 2023

Para Mateus Francisco, a GTEeN, equipe composta em sua grande maioria por veteranos, mostrou-se mais uma vez preparada para os desafios da temporada 2023, obtendo excelentes resultados nos mais variados critérios de avaliação. “Com certeza, seguiremos aperfeiçoando o trabalho, levando em conta as sugestões da regional e procurando obter o melhor resultado possível na fase nacional, que acontecerá em Brasília”, disse.

 

“Com união, dedicação e esforço nos classificamos para a etapa nacional. Estamos extremamente animados com essa oportunidade e, até lá, comprometidos em aprimorar ainda mais o nosso trabalho. Vamos continuar com nossas atividades regulares, de Mérito Cientifico e Organização e Método, e aperfeiçoar nosso robô para cada vez mais atingirmos uma pontuação melhor”, explicou Daniel Gonçalves, membro da GTEeN.

 

Daniel Gonçalves lembra que, ao longo dos três anos em faz parte da equipe, testemunhou sua evolução constante. “Entrei para o grupo durante a pandemia, cheio de incertezas e sem compreender totalmente o que esperar. No entanto, agora posso afirmar, com absoluta certeza, que essa decisão foi uma das melhores da minha vida”, expliou.

 

“Tive a oportunidade de conhecer pessoas extraordinárias e compartilhar longas jornadas com elas, criando laços de amizade e confiança. Durante esse período me desenvolvi como estudante, aprimorando minha capacidade de trabalho em equipe e aprendendo a lidar com a pressão das competições. Ao chegar ao meu terceiro ano do ensino médio, percebo que não somos apenas uma grupo, mas sim uma família, unida de maneira singular e incomparável. Esta jornada tem sido uma experiência de crescimento pessoal e laços que levarei para toda a vida”, completou.

 

EQUIPES

A GTEeN tem como membros, além de Daniel Ginçalves, os alunos: Gabriel de Campos Irineu Santana, Caio Crhistopher Fernandes Ribeiro, Fabiano da Silva Oliveira Junior, Pedro Féris Rennó El Alam, João Pedro Tilmann de Souza, Leonardo de Oliveira Gomes, Mariana Amorim Santos, Rafael Neves de Moraes Castro e Rafael Scianni Maragon Lima.

 

Já a GnORANGE é formada por: Isabella de Oliveira Nunes Campos, Henrique Ribas Vieira Esper, Priscilla Gabriely de Oliveira, Daniel Ferreira Olímpio, Carlos Henrique Cavalcanti Robertson Schmitz, Valentina Barbosa Marcellini, Pedro Minoru Zambrana Enomoto, Mateus Dala Rosa Soares David, João Gabriel Spazzapan Zoccal e Lucas Rodrigues Leite.

Leia Mais
...
20 de setembro de 2023

GTEeN, equipe de robótica do Curso G9, é campeã e está na etapa nacional do TBR 2023

Alunos do Ensino Médio são vice-campeões da 43ª Jornada de Foguetes

Os alunos Caio Christopher e Daniel Gonçalves, ambos da 3ª série do Ensino Médio (Turma M31), conquistaram o 2º lugar na 43ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 11 e 14 de setembro, em Barra do Piraí/RJ.

 

O evento reuniu 76 equipes, de todas as regiões do país, que foram classificadas na fase de lançamento dos foguetes da Mostra Brasileira de Foguetes (MFGOG), que acontece em paralelo à Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. Podem participar alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental até os do último ano do Ensino Médio. Em 2022, duas equipes do Curso G9 conquistaram medalha de ouro na 16ª MOBFOG.

 

“Como foi nossa primeira experiência na jornada, ficamos muito felizes com o resultado. O ambiente proporcionou uma troca de experiências que, com toda certeza, irão nos auxiliar na continuidade do projeto em nossa escola”, explicou o professor de Matemática Mateus Francisco, mentor da dupla. “As inúmeras atividades da jornada evidenciaram vínculos com as mais variadas áreas do conhecimento, mostrando que a construção de foguetes pode estar atrelada a uma aprendizagem significativa”, completou.

 

Para Daniel Gonçalves, a Jornada de Foguetes foi interessante em vários aspectos. “No primeiro dia, colocamos em prática a técnica que desenvolvemos durante os mais de 50 testes que fizemos e percebemos como estávamos bem-preparados, dando a confiança necessária para ousar no segundo dia e batermos a marca dos 300 metros, finalizando a competição em segundo lugar”, conta.

 

“Durante a jornada, compartilhamos e aprendemos diversos modos de construir um foguete, conhecemos equipes do Brasil inteiro, o que nos fez crescer como equipe. Isso, sem dúvida, pode ajudar as novas equipes em uma próxima jornada”, ressaltou.

Leia Mais
...
15 de setembro de 2023

Alunos do Ensino Médio são vice-campeões da 43ª Jornada de Foguetes

Atletas conquistam 2 categorias e 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Atletas do Curso G9 venceram 2 categorias e conquistaram outras 13 medalhas na terceira etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada em 2 de setembro, no Colégio XIX de Março: Giovanna Almeida Magalhães venceu a Categoria B Feminino e Nícolas Oliveira Tredicci, conquistou a Categoria C Masculino. A próxima etapa do torneio será no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no próximo dia 16.

 

O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.

 

Saiba como foram as etapas no Curso G9 e Colégio Empreender.

 

Confira a classificação dos alunos do Curso G9:

 

CATEGORIA A – FEMININO

4º: Maria Clara Melo Vieira

 

CATEGORIA A – MASCULINO

2º:- Murilo Gabriel Toledo Dias

3º: Iago Alkmin dos Santos

8º: Davi Santos Vitorino

 

CATEGORIA B – FEMININO

1º: Giovanna Almeida Magalhães

2º: Júlia Neves de Araújo

3º: Alice Grimm de Faria Favale

4º: Laura Manfrinato Braga

5º: Julia Rodrigues Lorentz

 

CATEGORIA B – MASCULINO

3º: Rafael Vinicius T. Dias

4º: Diogo Zambrana Lúcio

7º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

8º: Gustavo Raposo Tiengo

 

CATEGORIA C – FEMININO

2º: Laura Zambrana Lúcio

3º: Letícia Gonçalves Dias

4º: Ana Julia Matos Fernandes

7º: Letícia Rodrigues Faria

8º: Catarina Germiniani Aguiar

 

CATEGORIA C – MASCULINO

1º: Nícolas Oliveira Tredicci

2º: Davi Brito Riera

Leia Mais
...
06 de setembro de 2023

Atletas conquistam 2 categorias e 13 medalhas em Torneio de Xadrez

Alunos do Ensino Médio realizam ação Social no Irmãos de Rua de Itajubá

Alunos da 2ª série do Ensino Médio (Turma M22) realizaram, em 1º de setembro, uma ação solidária na instituição Irmãos de Rua de Itajubá, projeto sem fins lucrativos destinado a apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Durante a atividade, os alunos preparam e serviram o jantar para 70 pessoas.

 

O trabalho social foi um desdobramento do subtema da turma na Feira do Conhecimento 2023, que é "Visibilidade, auxílio e esperança: o olhar humanitário". O tema geral da Feira é é “Fotografia de Sebastião Salgado: Espelho da Realidade”.

 

“No âmbito da Feira, buscamos aprofundar o estudo sobre as instituições humanitárias e o aspecto humanitário presente nessas fotografias, tornando-o um dos subtemas centrais. Investigaremos a relação intrínseca entre Sebastião Salgado e suas obras, assim como as aplicações e os desdobramentos dessas imagens na realidade mais próxima de todos nós: nossa própria cidade”, explicou o professor Mateus Francisco, um dos coordenadores da Turma M22. Também integram a coordenação dos trabalhos da turma os professores Kleber Luiz Nogueira e José Renato Silva.

 

Os alunos debruçaram sobre as obras “O fim da Pólio" e "Sahel". “Ao analisarmos detalhadamente os objetivos principais presentes nessas obras, percebemos que uma das questões mais importantes é dar voz àqueles que não podem se expressar por si mesmos”, destacou.

 

O tema geral da Feira do Conhecimento 2023 surgiu a partir de uma reflexão profunda sobre o que torna as fotografias de Sebastião Salgado tão influentes e carregadas de significado. As apresentações dos trabalhos será nos dias 19 e 20 de outubro.

 

“Trabalhos como esse ajuda a dar visibilidade ao nosso projeto, que vive à base de doações. Apesar das dificuldades, servimos jantar todos os dias para que nos procura”, explicou a coordenadora do projeto, Andrea Bastos. O que a entidade mais precisa é arroz, feijão e óleo. Mais informações pelo telefone: (35) 99251-3049.

Leia Mais
...
04 de setembro de 2023

Alunos do Ensino Médio realizam ação Social no Irmãos de Rua de Itajubá

Câmara de Itajubá faz homenagem a atleta e professor de Xadrez do Curso G9

A aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31) do Curso G9, Giovanna Almeida Magalhães, e o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins, foram homenageados pela Câmara dos Vereadores com Moção Congratulatória pelas conquistas e incentivo à prática do esporte em Itajubá.

 

“Fiquei muito feliz e nervosa durante a homenagem: meu coração ficou muito acelerado de tanta emoção que senti naquele momento. Agradeço a todos pelo carinho, em especial, ao meu irmão Enzo, que sempre foi minha inspiração”, disse Giovanna Almeida Magalhães. Ela  coleciona títulos em Itajubá, no Estado e no País: é, por exemplo, hexa campeã brasileira e mestre em xadrez pela Confederação Brasileira de Xadrez.

 

Toninho Martins, como o professor é conhecido, disse que a homenagem mostra que “valeu a pena todo esforço, toda a jornada para transformar Itajubá em um celeiro de campeões”. “Adotar o xadrez como ferramenta pedagógica foi uma escolha acertada e revolucionária. Através do xadrez, nossos jovens não apenas aprimoraram suas habilidades cognitivas, mas também aprenderam importantes lições de estratégia, paciência e tomada de decisões”, disse.

 

“O xadrez não é apenas um jogo, é uma forma de educar mentes brilhantes e prepará-las para os desafios do futuro”, destaca Toninho Martins. O Curso G9 adotou, há 13 anos, o xadrez como ferramenta pedagógica e também incentiva seus alunos a participarem de torneios escolares.

 

A homenagem à aluna Giovana Almeida e ao professor Toninho Martins foi proposta pela vereadora Rita de Cássia Carneiro Maciel, 2ª vice-presidente da Câmara, e pelo vereador Pedro Gama, ex-aluno do Curso G9.

Leia Mais
...
30 de agosto de 2023

Câmara de Itajubá faz homenagem a atleta e professor de Xadrez do Curso G9

Alunos do 7º ano fazem instrumentos com materiais descartáveis

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72) foram desafiados pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, da disciplina de Arte, a criarem instrumentos musicais com materiais, encontrados em casa, que seriam descartados.

 

“Cada um trouxe seu instrumentos e o apresentou à turma. Depois, os alunos foram divididos em pequenos grupos para criarem um ritmo e, juntamente, cantarem uma música utilizando esse ritmo. O resultado foi muito interessante a agradou a todos”, explica o professor.

 

André Andrade ressalta que, desde os primórdios da humanidade o ser humano já produzia música. Com o passar do tempo a música foi evoluindo devido a sua possibilidade de criação com os instrumentos musicais surgidos.

 

Com a ideia de inova “o fazer musical” alguns músicos começaram a criar instrumentos inusitados, com materiais diferentes, como sucata, plástico, ferro, vidro, borracha etc. Os instrumentos não convencionais começam, então, a fazer parte de orquestras e grupos musicais, que chamam atenção com sua criatividade e habilidade do fazer musical.

Leia Mais
...
25 de agosto de 2023

Alunos do 7º ano fazem instrumentos com materiais descartáveis

Atletas vencem três categorias da 2ª etapa do Torneio Interescolar de Xadrez

Atletas do Curso G9 venceram três categorias e conquistaram outras nove medalhas na segunda etapa do Torneio Interescolar 2023, realizada em 19 de agosto, no Colégio Empreender. Os atletas campeões foram: Murilo Gabriel Toledo Dias, na Categoria A Masculino; Júlia Neves de Araújo, na Categoria B Feminino; e Laura Zambrana Lúcio, na Categoria C Feminino.

 

O Torneio Interescolar é uma parceria inédita entre as escolas Curso G9, Empreender, Colégio Sagrado Coração de Jesus (CCSJ) e XIX de Março. O evento é organizado pela Genius – Academia de Xadrez, com apoio dos quatro colégios.

 

O torneio foi disputado nas seguintes categorias: Categoria A – Masculino/Feminino: para atletas do Ensino Infantil ou 1º ano do Ensino Fundamental; Categoria B – Masculino/Feminino: para atletas do 2º ano ou 3º ano do Ensino Fundamental; e Categoria C – Masculino/Feminino: para atletas do 4º ano ou 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Confira a classificação dos alunos do Curso G9.

 

CATEGORIA A – MASCULINO

1º: Murilo Gabriel Toledo Dias

4º: Iago Alkmin dos Santos

 

CATEGORIA B - MASCULINO

2º: Diogo Zambrana Lúcio

5º: Rafael Vinicius T. Dias

6º: Nikolas Ribeiro dos Santos Cunha

9º: Gabriel Rodrigues Cortez

 

CATEGORIA B – FEMININO

1º: Júlia Neves de Araújo

2º: Alice Grimm de Faria Favale

3º: Julia Rodrigues Lorentz

 

CATEGORIA C – MASCULINO

4º: Gabriel Grimm de Faria Favale

6º: Davi Brito Riera

7º: Nícolas Oliveira Tredicci

10º: João Vitor Silva Barnabé

 

CATEGORIA C – FEMININO

1º: Laura Zambrana Lúcio

3º: Letícia Rodrigues Faria

Leia Mais
...
22 de agosto de 2023

Atletas vencem três categorias da 2ª etapa do Torneio Interescolar de Xadrez

Alunos do 6º ano criam diário em atividade da disciplina de Literatura

Neste 2º trimestre, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62), nas aulas de Literatura, com a professora Cláudia Fortes, estão encantados com os protagonistas Pilar, Breno e o gato Samba do livro “Diário de Pilar na Amazônia” da autora Flávia Lins e Silva.

 

A obra conta a história de Pilar e Breno, que montaram a Sociedade dos Espiões Invisíveis (SEI) e estão dispostos a desvendar os mistérios do passado. A menina achou um recorte de jornal com uma notícia pela metade e tem certeza de que é uma pista sobre o paradeiro de seu pai, que não chegou a conhecer e de quem só tem uma foto antiga. A investigação exige malas prontas e mais uma incrível viagem.

 

“É uma narrativa envolvente e ao mesmo tempo de conscientização sobre a preservação ambiental. Para completar o estudo dessa obra, os alunos, simultaneamente, fazem  o seu próprio diário, no caderno, com atividades sobre o livro”, diz a professora.

 

Leia Mais
...
18 de agosto de 2023

Alunos do 6º ano criam diário em atividade da disciplina de Literatura

Aluna do Curso G9 vence a 3ª Etapa e está na final do SP Open de Xadrez Escolar 2023

A aluna do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turma F31) do Curso G9, Giovanna Almeida Magalhães, conquistou a 3ª Etapa do SP Open de Xadrez Escolar 2023, realizada em São Paulo/SP, em 12 de agosto. A competição reuniu 245 atletas de mais de 50 escolas, a maioria do estado de São Paulo.

 

A atleta do Curso G9 também venceu as duas etapas anteriores e está classificada, com uma etapa de antecipação, para a final nas categorias Feminino e Absoluto (Masculino e Feminino), que acontecerá em 25 de novembro.

 

“Estou fazendo meu melhor e conseguindo bons resultados porque estudo todos os dias com meu irmão Enzo, me preparando com dedicação e muito focada no que ainda quero conquistar”, disse Giovanna Almeida Magalhães, hexa campeã brasileira e mestre em xadrez pela Confederação Brasileira de Xadrez.

 

Enzo de Almeida Ramos fez uma excelente participação na 3ª etapa e ficou entre os 10 de sua categoria. Enzo e Giovanna estão participando de campeonatos todos os finais de semana para se preparar para o Campeonato Brasileiro Escolar em outubro, em Belo Horizonte/MG. Giovana também se prepara para o Campeonato Sul-Americano da Juventude, a ser realizado em Florianópolis, em dezembro.

Leia Mais
...
14 de agosto de 2023

Aluna do Curso G9 vence a 3ª Etapa e está na final do SP Open de Xadrez Escolar 2023

Alunos do 7º ano participam do Proerd, programa de resistência às drogas

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F71 e F72) participam do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas, realizado pela Polícia Militar em parceria com as escolas e as famílias.

 

O programa visa preparar crianças e adolescentes para fazerem escolhas seguras e responsáveis em suas vidas, através de um modelo de tomada de decisão. O programa é desenvolvido por policiais militares treinados e capacitados, que utilizam metodologias lúdicas e educativas.

 

O instrutor do Proerd para as turmas do 7º ano é o cabo Carlos Roberto Procópio Júnior, que há dez anos trabalha no programa.

 

Originalmente, o Proerd é desenvolvido com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, mas desde o ano passado o Curso G9, com apoio da Polícia Militar, também aplica o programa ao 7º ano.

 

Leia Mais
...
11 de agosto de 2023

Alunos do 7º ano participam do Proerd, programa de resistência às drogas

Atletas do Curso G9 conquistam três pódios na Fase Estadual do JEMG

Atletas do Curso G9 subiram ao pódio três vezes, no Xadrez e no Atletismo, na Fase Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), disputada em Uberaba, entre os dias 2 e 6 de agosto. No Xadrez, é a terceira vez que o colégio vence essa fase, desta vez, com Renan Morais. Já no atletismo, a segunda – ambas, com o atleta Miguel Luiz Souza Barbosa.

 

O JEMG, organizado pelo Governo do Estado, busca fomentar a prática do esporte para fins educativos, além de contribuir para o desenvolvimento integral do estudante, ao estimular o pleno exercício da cidadania e a prática esportiva nas instituições de ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares.

 

“Estamos muito felizes porque é a terceira vez que o Curso G9 conquista o título estadual de Xadrez no JEMG. É um feito e tanto porque é uma competição muito difícil”, diz Antônio Martins, professor de Xadrez do colégio. “Os bons resultados são reflexo de um trabalho que começou há mais de dez anos. O Renan Morais é um exemplo disso, um atleta que começou nas nossas categorias de base”, completa. Os outros dois títulos foram conquistados por Pedro Arango, em 2017, e Vívian dos Santos Carvalho, em 2018. Outro destaque do Xadrez do Curso G9 é Giovanna Almeida Magalhães, hexacampeã brasileira e mestre pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), mas que ainda não tem idade para disputar o JEMG.

 

Antônio Martins, que acompanhou os atletas a Uberaba, disse que Miguel Luiz Souza Barbosa deixa um legado à nova geração do Curso G9 por conquistar o bicampeonato na prova de 3 mil metros. “O colégio não tem tradição no atletismo, por isso, a importância dessa conquista do Miguel. Quem sabe agora, o exemplo dele motive outros alunos”, comenta.

 

XADREZ

O atleta Renan Morais, aluno do 2º ano do Ensino Médio (Turma M22), venceu a Modalidade Rápida e foi vice-campeão da Modalidade Blitz, da Fase Estadual de Xadrez. Na Modalidade Rápida, que aconteceu entre os dias 02 e 04/08, Renan conquistou 5 pontos em 6 rodadas; na Blitz, em 05/08, foram 6 pontos em 7 jogos.

 

“Quando participei do JEMG, em 2022,  cheguei na fase Estadual ocupando o 3° lugar. A partir daí, vi o quão era importante a disciplina, o comprometimento e constância”, disse Renan Morais. “Desde então, tracei como objetivo a primeira colocação do JEMG 2023, um torneio de altíssimo nível, que reúne grandes enxadristas do nosso estado participam”, completa.

 

O atleta diz que sabia que a meta não seria fácil, porém, acreditou que, com muito treino e superação diária, poderia sim alcançar meu objetivo. “Estudei constantemente, com muito entusiasmo. Abdiquei de momentos com meus familiares e amigos. Nas duas semanas que antecederam o torneio, que era o meu recesso escolar, concentrei totalmente porque sabia que o trajeto seria árduo”, destaca.

 

“Agradeço a Deus por me permitir, mais uma vez, desempenhar com amor esse esporte o qual faz a diferença em minha vida. Cresço constantemente não só nos tabuleiros, mas enquanto pessoa. Os valores de vida que o xadrez me proporciona me tornam cada vez melhor”, diz. “Tive aulas com meu professor Toninho Martins, o qual tem papel fundamental em minha caminhada. Tive apoio de meus pais, avós e familiares, os quais também sou muito grato. Todos colaboraram para que eu pudesse alcançar o sucesso e conquistasse esse título. Agradeço também o apoio do meu Colégio Curso G9 e a Prefeitura Municipal de Itajubá”, conclui.

 

ATLETISMO

O atleta Miguel Luiz Souza Barbosa, da 3ª série do Ensino Médio (Turma M32) sagrou-se bicampeão dos 3 mil metros dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Ele completou a prova em 10min10s. Miguel foi campeão em 2022.

 

“A prova foi muito tensa. Estava pressionando por ter vencido no ano anterior, mas deu tudo certo, consegui controlar meu nervosismo e fui para a pista sabendo o que tinha que fazer”, explica Miguel Barbosa.

 

De acordo com o atleta, estava muito quente no dia da prova (6/8), o que “atrapalhou a minha performance e a de outros atletas. “No fim, deu tudo certo, consegui vencer e sou grato a Deus, a minha família, aos meus apoiadores e todos os amigos que torcem por mim”, destaca.

Leia Mais
...
08 de agosto de 2023

Atletas do Curso G9 conquistam três pódios na Fase Estadual do JEMG

Degustação de pratos marca culminância de projeto no Ensino Médio

A degustação de pratos escolhidos e feitos pelos alunos do 1º ano do Ensino Médio marcou o encerramento do trabalho interdisciplinar  nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Arte. A atividade aconteceu durante aula com a professora de Biologia, Melina Pasini Duarte. O eixo do projeto é Biologia, do qual se derivam as demais disciplinas participantes: Geografia, História, Filosofia, Arte, Biologia e Química.

 

“Para culminar o projeto no 2º trimestre, optamos por criar as receitas a partir de legumes e verduras da horta, executá-las, degustar em sala de aula e fazer uma roda de conversa na qual todos os elementos pesquisados e aplicados fossem discutidos” explicou a coordenador pedagógica do Ensino Médio, Marcia Gil de Souza.

 

De acordo com a coordenadora, quatro pontos orientaram o desenvolvimento do projeto interdisciplinar: saber como se alimentar de forma saudável; conhecer os alimentos e classificá-los; identificar quais fatores contribuem com os atuais índices de obesidade e sobrepeso no Brasil e no mundo; e conhecer a história dos grandes períodos da humanidade em que a fome assolou a população.

 

Marcia Gil lembrou que a pandemia do Coronavírus trouxe, como uma de suas consequências, uma epidemia de obesidade. As restrições de ambiente, o trabalho e o estudo em casa, entre outras mudanças, fizeram explodir o aumento de peso na maioria da população mundial. A obesidade já era um problema de saúde preocupante no cenário pré-pandemia, tornando-se ainda mais urgente quando se constatou ser a principal consequência da Covid 19.

 

A falta de acesso à alimentação saudável é um fator contribuinte para o aumento da obesidade. Dietas tradicionais têm sido substituídas por hábitos de consumo ricos em gorduras e açúcares, com baixa concentração de nutrientes. As famílias, cada vez mais, optam por alimentos de fácil preparo, pois suas rotinas estão lotadas pelos afazeres cotidianos.

 

“Sendo assim, para contribuir com a reversão do quadro atual, optou por desenvolver um projeto de pesquisa sobre alimentação saudável, refletindo sobre o tema com Ciências Humanas, pesquisando e atuando na horta da escola em Ciências da Natureza e produzindo receitas saudáveis e bonitas em Arte”, ressaltou Marcia Gil.

 

Participaram do trabalho interdisciplinar, além de Melina Duarte, os professores Marília Gil de Souza, Patrícia Ribeiro, João Sita, Anabel Faria Floriano, Rangel Willians Batista, Glauber Luz e Edson Gonçalves.

Leia Mais
...
04 de agosto de 2023

Degustação de pratos marca culminância de projeto no Ensino Médio

TOPO