Loader Image

NOTÍCIAS

Turmas do 3º ano do EF I pesquisam alimentação saudável

Uma conversa franca e aberta sobre a produção, transporte e consumo de alimentos orgânicos em Itajubá e no Brasil. Essa foi a tônica de dois encontros virtuais dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com os nutricionistas Fábio Lacerda e Michele Cesário.

 

As atividades integram as pesquisas das turma F31 e F32 para a Feira do Conhecimento, que tem como tema central “Saúde Vegetal no Mar e na Terra” – a ONU (Organização das Nações Unidas) escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

O subtema do 3º ano é “Alimentação Saudável e Sustentável” (confira abaixo os subtemas do Fundamental I). Os trabalhos são coordenados pelas professoras Maria de Lourdes Siqueira de Almeida e Helena Motta.

 

As palestras foram realizadas para sanar as dúvidas que os alunos apresentaram durante as pesquisas, tais como: Por que as plantas são tão importantes para a nossa saúde?; Quais os cuidados com as plantas para elas viverem mais?; O que fazer quando sabemos que o alimento tem agrotóxico?; No mundo atual, com tantas variedades e coisas gostosas, é possível se alimentar apenas com produtos orgânicos? O encontro com Fábio Lacerda aconteceu em 10 de setembro e com Michele Cesário, em 2 de outubro.

 

FITOSSANIDADE

Também os alunos do 1º ano, turmas F11 e F12, estão participando de palestras para aprender mais sobre o subtema, que é “O que aconteceria se as abelhas acabassem?”. Uma das palestras virtuais foi com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.

 

O 5º ano, turmas F51 e F52, contaram com a presença do professor Rangel Willians Batista que contribuiu para o aprofundamento da pesquisa sobre o desperdício em nossa alimentação. Os alunos adoraram a presença e ele acabou voltando para mais um encontro. Contaram também com a presença do professor Giovanni, um dos coordenadores da feira, para sua apreciação e contribuição ao estudo que está sendo realizado.

 

Os alunos do Ensino Fundamental II e da 1ª e 2ª série do Ensino Médio estão na fase final dos trabalhos e já passaram pela banca de avaliação, formada por professores, coordenação e direção do Curso G9. Já o subtema das turmas da Educação Infantil é “Brincar, plantar e se alimentar”.

 

SUBTEMAS DO EF I

1° ano: O que aconteceria se as abelhas acabassem?2° ano: Do que as plantas precisam para viver?3° ano: Alimentação saudável e sustentável.4° ano: Meu pé de feijão: nutrientes para quem comem e para a terra que é semeada5° ano: Desperte para o desperdício.

Leia Mais
...
30 de outubro de 2020

Turmas do 3º ano do EF I pesquisam alimentação saudável

Turmas do Infantil iniciam pesquisas da Feira do Conhecimento

Brincar, plantar e se alimentar. Este é o subtema das turmas da Educação Infantil para a Feira do Conhecimento 2020, que tem como mote central “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”. Neste ano, o tradicional evento pedagógico do Curso G9 será apresentado de forma virtual em função do necessário isolamento social para combater a Covid-19.

 

De acordo com a coordenadora do segmento, Jéssica Antunes Dias, as turmas começaram as pesquisas no início do segundo semestre letivo. “Essa temática é muito interessante porque destaca a importância de garantir a saúde das plantas, protegendo a biodiversidade e o meio ambiente”, explica. “A pergunta norteadora desse projeto é: como ter uma alimentação saudável por meio do cultivo e cuidado com as plantas?”, completa.

 

De acordo com Jéssica Antunes, o objetivo dessa reflexão é provocar mudanças de atitudes nas crianças e familiares, no que diz respeito a atitudes simples, mas extremamente importantes, como separar o lixo orgânico do reciclável, proteger a natureza e ter uma alimentação saudável. “Sabemos que é na infância que bons hábitos e valores se formam”, diz.

 

Durante o projeto, a Educação Infantil abordará diversos assuntos: cultivo e cuidado com as plantas; animais que auxiliam esse cultivo; lixo orgânico e reciclável; e alimentação saudável. “As crianças amam atividades ‘mão na massa’ e a prática de plantar e vivenciar o crescimento de uma planta é muito significativa. Além de perceber que o que é cultivado retorna para nós como alimentos saudáveis. Cuidar da saúde dos vegetais é cuidar da nossa própria saúde”, ressalta.

 

FITOSSANIDADE

O projeto da Feira do Conhecimento é o maior e mais tradicional projeto pedagógico do Curso G9 e envolve alunos da Educação Infantil às turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, que já apresentaram as pesquisas à Banca de Avaliação. Também os alunos do Fundamental II já passaram pela banca e estão na fase final da pesquisa.

 

O tema da Feira do Conhecimento do Curso G9 está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

Leia Mais
...
05 de outubro de 2020

Turmas do Infantil iniciam pesquisas da Feira do Conhecimento

Pesquisas do Fundamental II são avaliadas por banca da Feira 2020

Alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 deram um importante passo para a conclusão dos trabalhos para a Feira do Conhecimento 2020, que tem como tema geral “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”. Eles apresentam as pesquisa à Banca de Avaliação, formada por professores, coordenação pedagógica e direção do colégio.

 

Os trabalhos foram apresentados de forma remota, por uma das plataformas da Google for Education, usadas pelo colégio desde o início das aulas remotas. O tema da Feira do Conhecimento do Curso G9 está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

Para a coordenadora pedagógica do segmento, professora Estela Maria de Oliveira, os trabalhos estão muito bons. “O importante desse processo é que os alunos nos contaram o que aprenderam, cada um à sua maneira. Muitos venceram o nervosismo, tão comum nessa idade, em especial, potencializado por nesse ambiente virtual”, explica.

 

A diretora pedagógica do Curso G9, Maria Aparecida Fernandes, lembrou que é a primeira vez que os alunos do 6º ano passam pela banca de avaliação da Feira. “Os trabalhos estão muito bons e mostra que houve esforço e dedicação de todos para pesquisar e aprender, mesmo em um ambiente virtual”, ressalta.

 

Também as turmas do Ensino Médio já apresentaram as pesquisas à Banca de Avaliação, entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro.

 

FITOSSANIDADE

“Fizemos várias pesquisas, anotações e, mesmo na pandemia, não paramos de estudar sobre o assunto”, conta a aluna do 8º ano (Turma F81), Maria Eduarda Mota Oliveira. “Desde o começo, ainda em aulas presenciais, fizemos fichas para organizar o trabalho de nossa equipe. Seguimos o método com as aulas virtuais, o que deu muito certo. Agora, os comentários da banca trazem um aprendizado muito grande para nós”, destaca Clara Mouallem, aluna do 8º ano (Turma F82).

 

Para o professor Glauber Luz, os alunos e professores “estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido até agora. “As pesquisa estão bem aprofundadas, mas são necessários alguns ajustes técnicos em conceitos e fórmulas, o que é natural neste momento do trabalho”, ressalta ele, que participou da banca dos 8º anos.

 

“Os alunos deram um show de interdisciplinaridade. Mostraram diferentes pontos de vistas diante das hipóteses levantadas. Gostei muito como concluíram, pois deixaram aos ouvintes a decisão sobre o que levar em conta quando decidir sobre sua própria alimentação. Promoveram a conscientização de forma linda”, diz a professora de Ciências do 6º ano, Camila Aparecida dos S. Pereira, que participou da banca das equipes do 9º ano.

 

AULAS REMOTAS

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início do necessário isolamento social. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

SUBTEMAS DA FEIRA | ENSINO FUNDAMENTAL II

6º Ano – Turma F61

Plantando com Ciência e Tecnologia: agricultura 4.0

 

6º Ano – Turma F62

O controle biológico: uma estratégia para manutenção da biodiversidade

 

7º Ano – Turma

Biodiversidade do solo brasileiro: manuseio sem prejuízo

 

7º Ano – Turma F72

Fitopatologia: A interferência das doenças das plantas na cadeia alimentar

 

8º Ano – Turmas F81 e F82

Influências das consequências do Aquecimento Global no contexto da Fitossanidade

 

9º Ano – Turma F91

Manipulação genética: O que temos e o que queremos?

 

9º Ano – Turma F92

Evolução cultural e biomas no Brasil: do conhecimento indígena à atualidade, como o homem se relaciona com a flora?

Leia Mais
...
02 de outubro de 2020

Pesquisas do Fundamental II são avaliadas por banca da Feira 2020

Ensino Médio apresenta pesquisas da Feira à banca de avaliação

As equipes das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio apresentaram as pesquisas realizadas, desde o início do ano letivo, à banca de avaliação da Feira do Conhecimento 2020 do Curso G9. Os encontros foram realizados de maneira remota, com o uso da plataforma Meet.

 

O tema geral da Feira do Conhecimento é “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, que está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas), que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

“Os trabalhos estão muito bons. Todos, alunos e professores, tiveram que se adaptar à nova realidade e transportaram para as plataformas digitais as pesquisas que começaram presencialmente no início do ano letivo”, explica a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza.

 

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início do necessário isolamento social. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

FITOSSANIDADE

A Banca de Avaliação da Feira do Conhecimento foi formada por professores, coordenadoras e direção do Curso G9. “As bases das pesquisas das quais participei estão muito boas, mas são necessários pequenos ajustes – o que é natural neste momento”, destaca o professor de Biologia, Tadeu Carlos da Silva, que esteve na banca da 1ª série.

 

“Quero parabenizar os alunos, os professores orientadores e a coordenação pelo trabalho realizado até aqui. Houve um desenvolvimento muito grande das pesquisas. Sem dúvida, isso é um processo muito gratificante a todos”, diz a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

O diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, lembra que “a banca de avaliação é o momento para ajustes necessários”. “Um dos desafios das equipes, nesta fase final, será organizar a apresentação para a comunidade de maneira virtual”, ressalta. A ideia é usar as plataformas digitais para colocar a Feira do Conhecimento “no ar” a partir de novembro.

 

Os dois diretores participaram de todas as bancas do Ensino Médio, realizadas entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro. Confira abaixo os subtemas das equipes.

 

SUBTEMAS | ENSINO MÉDIO

1ª série – Turma M11

Produção agrícola - Projetos de combate à fome e uso dos componentes da natureza no habitat natural

 

1ª série – Turma M12

Importância do fitoplâncton para a estabilidade do planeta e a manutenção da vida

 

2ª série – Turma M21

Sistemas Integrados e PANCS: Plantas Alimentícias não Convencionais

 

2ª série – Turma M22

A importância da fitossanidade para a produção da biomassa

Leia Mais
...
28 de setembro de 2020

Ensino Médio apresenta pesquisas da Feira à banca de avaliação

Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas

Um bate-papo descontraído, mas repleto de informações importantes sobre as abelhas e a natureza. Assim foi o encontro virtual, em 28 de agosto, dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental I do Curso G9 com o zootecnista Afonso Aurélio Carvalho Peres, professor do curso de Engenharia de Agronegócio da Universidade Federal Fluminense.

 

“A floresta é o supermercado das abelhinhas, por isso precisamos cuidar bem do nosso meio ambiente, combatendo as queimadas e o uso de agrotóxicos nas plantações”, disse o zootecnista durante o encontro. Ele fez um panorama geral da vida das abelhas nas colmeias e na natureza e respondeu a inúmeros questionamentos dos alunos.

 

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, a palestra foi muito interessante por agregar informações importantes à pesquisa realizada pelas turmas F11 e F12 para a Feira do Conhecimento 2020 do Curso G9. O subtema das turmas é “Por que as abelhas estão desaparecendo?”.

 

As turmas estão pesquisando assuntos como a importância das abelhas para saúde das plantas; polinização; inimigos e amigos naturais das plantas; as leis brasileiras que protegem as abelhas; o mel, derivados e uso médico; apicultura e o trabalho do apicultor.

 

O tema geral da Feira do Conhecimento é “Saúde Vegetal no Mar e na Terra”, que está em consonância com a resolução da ONU (Organização das Nações Unidas) que escolheu 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade.

 

Aulas Remotas

O Curso G9 mantém as atividades pedagógicas, por plataformas digitais, desde o início da quarentena. Confira o que está sendo feito na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

Leia Mais
...
03 de setembro de 2020

Alunos do EF I participam de palestra sobre abelhas

TOPO