Loader Image

NOTÍCIAS

Alunos do G9 participam da edição online da Canguru de Matemática

Alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Curso G9 participaram, em 22 e 24 de junho, da primeira edição online da olimpíada escolar Canguru de Matemática. A medida foi adotada em função do necessário isolamento social para combater a Covid-19.

 

A olimpíada escolar Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. No Curso G9, a prova foi feita por cerca de cem alunos das turmas do 6º ano do Fundamental II à 3ª série do Ensino Médio.

 

“Foi uma experiência inédita, mas muito interessante. As provas, como sempre, trouxeram questões prazerosas de se fazer, contemplando níveis diferentes de habilidades matemáticas”, explicou o professor Vicente Carlos Martins Mateus. Ele e Mateus Francisco, também professor de Matemática, orientaram e coordenaram os participantes durante todo processo, incluindo a presença em uma sala virtual de apoio durante a prova. “Foi, sem dúvida, um grande aprendizado para as demais olimpíadas que estão por vir”, disse Mateus Francisco.

 

“Achei muito legal a prova e muito interessante a iniciativa de se aprender Matemática de um jeito divertido”, disse o aluno João Pedro Bacherli Machado, do 6º ano (Turma F61). Para George Stefallo Simsen (Turma F62), medalhista em 2019, a prova “estava difícil, com questões que exigiram muito raciocínio”.

 

Canguru de Matemática

Com origem na França, é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières – AKSF). O concurso, o maior do gênero no mundo, reúne em média 6 milhões de participantes por ano, de 75 países. No Brasil, foram em torno de 300 mil inscritos para a versão online da olimpíada.

 

Os objetivos dessa olimpíada, que há 11 anos é realizada no Brasil, são: contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica; favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática; e estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

 

O concurso é dividido em seis níveis: nível P (Pre Ecolier) – alunos do 3º e 4º anos do EFI; nível E (Ecolier) – alunos do 5º e 6º anos do EFI e EFII, respectivamente; nível B (Benjamin) – alunos do 7º e 8º anos do EFII; nível C (Cadet) – alunos do 9º ano do EFII; nível J (Junior) – alunos da 1ª e 2ª séries do EM; e nível S (Student) – alunos da 3ª série do EM.

Leia Mais
...
24 de junho de 2020

Alunos do G9 participam da edição online da Canguru de Matemática

Alunos do Curso G9 vencem concurso Canta Itajubá Kids

Os alunos dos 7º anos do Ensino Fundamental II do Curso G9 conquistaram expressivas colocações no concurso Canta Itajubá Kids, promovido pela Prefeitura de Itajubá. A premiação foi realizada em 25 de maio, no Teatro Municipal Christiane Riera, com os devidos cuidados exigidos nesse momento de isolamento social.

 

O Canta Itajubá Kids foi um evento online que reuniu 263 crianças da microrregião de Itajubá. Para participar, bastava enviar um vídeo, de até um minuto, interpretando uma canção.

 

Caio Dalla Rosa (Turma F71, e Malu Silva (Turma F72) venceram na categoria Júri Popular, com votação do público; e Sophia Corrêa Monteiro Santos (F71) e Lucas Faria Brandão (F72) ficaram em 2º lugar na Categoria Júri Técnico, formado por profissionais da cidade; e Eduardo de Oliveira Correa (F72) ficou em 9º lugar, na categoria Júri Popular.

 

“Foi uma experiência maravilhosa. Percebi o quanto as pessoas admiram nosso talento, ao prestigiar nosso vídeo com tantas visualizações. A música está em minha vida há 6 anos, e quero que permaneça por muito mais”, disse Malu Silva. “Agradecemos, eu e o Caio, a todos que curtiram nossa apresentação, aos meus professores de canto e ao Curso G9, que continua nos dando oportunidade de viver a música nas aulas online de orquestra com o professor João César”, completou.

 

Para Sophia Santos, “foram duas semanas de muita expectativa, mas no final deu tudo certo”. “Eu e o Lucas ficamos muito felizes com o resultado. Foi uma experiência nova, que mostrou muitos talentos da região. As colocações que conseguimos foram muito importantes para nós. Agradeço a todos que votaram em mim e no Lucas e aos organizadores do concurso”, disse Sophia Santos. A dupla conquistou, além do segundo lugar no Júri Técnico, a 6ª no Júri Popular.

Leia Mais
...
29 de maio de 2020

Alunos do Curso G9 vencem concurso Canta Itajubá Kids

Fundamental I realiza comemoração digital pelo Dia das Mães

Curso G9 realiza Dia das Mães diferente nesse tempo de necessário isolamento social. Usando plataforma e recursos digitais, os alunos fizeram homenagens às mães do Ensino Fundamental I.

 

“Mesmo distantes, fisicamente, as comemorações em homenagem às mães aconteceram com muita criatividade. Gincana virtual, confecção de presentes, criação de mensagens, vídeos de homenagem e até um café virtual integraram momentos de estarmos todos juntos”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental I, Nilceia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

As atividades foram realizadas de acordo com cada série do segmento. Os alunos dos 1º e 3º anos promoveram uma Gincana Virtual, usando a bolsa tiracolo da mamãe; as turmas dos 2º anos participaram de um Café Virtual e confeccionaram uma lembrancinha para a mamãe, que foi apresentada durante o café; e os alunos dos 4º e 5º registraram com fotos um momento especial com a mamãe, em casa: teve fotos de cinema com pipoca, preparos na cozinha e jogos de tabuleiro, entre outros. Essas fotos legendadas se transformaram em um vídeo.

 

“Agradecemos por essa tarde com a família G9. Como é bom ter amigos. Com criatividade e muito carinho, a escola está nos ajudando a enfrentar esse momento tão delicado”, Maria Paula Vilela de Marco, mãe da aluna Valentina Vilela do Marco Nassar, do 1º ano (Turma F11).

 

Para Marize Bustamante Monti, mãe da Ana Lívia Monti Bustamante, do 3º ano (Turma F31), “a aula daquela sexta-feira foi uma verdadeira surpresa para mim”. “Foi muito legal colocar a gente para se alongar, para interagir com nossos filhos, sem o peso de uma tarefa. Mas mais do que isto, este momento me fez repensar: pelo jeito, ainda temos um longo caminho a percorrer com batalha contra a Covid-19 e, com certeza, farei dele um enorme aprendizado, de paciência, resiliência e transformação”, disse. “Parabéns Curso G9 pelo seu exemplo de superação, adaptação e capacidade de ver no novo, novas formas de se viver”, completou.

Leia Mais
...
14 de maio de 2020

Fundamental I realiza comemoração digital pelo Dia das Mães

Escolas particulares assinam compromisso com Procon para desconto em mensalidade

O Curso G9 integra o grupo de escolas particulares de Itajubá que assinou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pelo coordenador do Procon, dr. Vinícius Fonseca Marques, e publicado nesta quarta-feira, 29 de abril de 2020.

 

Pelo acordo, as escolas se comprometeram a repassar às famílias descontos na mensalidade a partir do mês de maio. Os descontos são de 15% ou 30%, de acordo com o segmento de ensino. Vale destacar que os descontos propostos pelo Procon não são acumulativos aos descontos que, porventura, já foram concedidos às famílias no ato da matrícula.

 

Os termos do TAC terão validade enquanto durar o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.

 

“Comungamos da proposta apresentada e vamos acatar as decisões do órgão municipal”, destacou o diretor Administrativo do Curso G9, professor Hilson Háliz Dias Perlingeiro. “Enviamos um comunicado às famílias sobre o acordo firmado, bem como a íntegra do TAC”, completou. (Acesse os dois documentos logo abaixo).

 

Hilson Háliz disse, ainda, que, conforme prevê o item 3 do Compromisso de Ajustamento de Conduta, “não há tempo hábil para a Tesouraria do Curso G9 proceder a alteração dos boletos do mês de maio/2020 às famílias beneficiadas com o desconto citado no referido documento.”

 

Dessa forma, para a mensalidade com data de vencimento em maio/2020, os beneficiados com desconto podem optar por: 1) Pagar a mensalidade com o boleto antigo que já se encontra em poder da família; nesse caso, o desconto de maio/2020 será acumulado no novo boleto de junho/2020 que lhes será enviado; ou 2) Comparecer à Tesouraria da Escola para quitar, em espécie ou cheque, o boleto de maio/2020; nesse ato, a funcionária lançará, de imediato, o desconto e emitirá o recibo de pagamento.

 

O diretor administrativo do Curso G9 lembra que, caso a família opte por vir à Escola, deve usar máscara e respeitar as normas de segurança de saúde, conforme orientação das autoridades sanitárias.

 

ACESSE OS ARQUIVOS:

 

PROCON - COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA

 

CURSO G9 - CARTA ÀS FAMÍLIAS

Leia Mais
...
30 de abril de 2020

Escolas particulares assinam compromisso com Procon para desconto em mensalidade

G9 adota a Google for Education para ampliar atendimento virtual

O Curso G9 acaba de implantar um domínio oficial (conta exclusiva) na plataforma Google for Education, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio vem oferecendo aos seus alunos e famílias nesse período de isolamento social, para evitar a propagação acelerada do novo coronavírus.

 

“Nossa equipe criou, para todos os alunos, um e-mail nesse domínio, que servirá como acesso às ferramentas do Google for Education; também por esse endereço eletrônico, as famílias poderão acompanhar o trabalho dos filhos”, explicou o diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano. A plataforma atende aos alunos de todos os segmentos de ensino.

 

O diretor enumera as vantagens da nova plataforma, que oferece mais segurança, facilidade e agilidade nos seguintes serviços: acesso às aulas síncronas (vídeo conferências: Hangouts Meet) e assíncronas (aulas gravadas); visualização das gravações das aulas síncronas; comunicação entre escola, professores, aluno e família; intercâmbio de documentos, tarefas e material pedagógico complementar; e uso as facilidades oferecidas pelo Google for Education.

 

GEEKIE ONE

A utilização do Google for Education complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes nos segmentos do ensino básico. Nela, os alunos têm a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem em um espaço virtual, com dinamismo e interação com os professores do Curso G9 em tempo real.

 

A Geekie One, que teve início em 30 de março para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio, oferece metodologia adequada ao ensino nesse ambiente virtual, flexibilidade, interface amigável, possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes. Também permite a obtenção de dados para tomada de decisão pedagógica e a possibilidade de manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um.

 

Também os alunos da Educação Infantil contam com ferramentas tecnológicas próprias do Curso G9 como suporte nesse período de quarentena. Por meio delas, as crianças assistem a aulas gravadas e online. Confira todas as ações, por segmento de ensino, adotadas pelo Curso G9.

Leia Mais
...
13 de abril de 2020

G9 adota a Google for Education para ampliar atendimento virtual

Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos

O Curso G9, preocupado em minimizar possíveis perdas pedagógicas com a quarentena determinada pelos órgãos oficiais do País, a partir desta segunda-feira, 30 de março, toma as seguintes providências nos diferentes segmentos:

 

ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR

Adota mais uma plataforma tecnológica. Trata-se da Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos. Os recursos dessa parceria darão suporte aos materiais pedagógicos, que já são parte da rotina dos dois segmentos.

 

Na Geekie One, os alunos terão a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem em um espaço virtual, com dinamismo, interação com os professores do Curso G9 em tempo real, metodologia adequada ao ensino nesse ambiente, flexibilidade, interface amigável, possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes, mais dados para tomada de decisão pedagógica e a possibilidade de manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um.

 

“Estávamos trabalhando essa parceria com a Geekie One há um ano, mas tivemos que agilizar o processo em decorrência da suspensão das aulas. Nesse aspecto, estamos tranquilos porque já conhecíamos a ferramenta”, disse o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano. De acordo com o diretor, os professores e toda equipe do colégio foram capacitados na última semana. Também terão o suporte técnico necessário da empresa parceira nesse momento de adaptação.

 

“Essa dinâmica, certamente, potencializará os estudos em casa e os avanços na formação integral de cada estudante. Tais fatores serão determinantes para um produtivo retorno às aulas presenciais, minimizando possíveis perdas pedagógicas”, explicou a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Gostaríamos de ressaltar que o acréscimo dessa plataforma é seguro, pois as atividades são planejadas, pedagogicamente bem estruturadas e executadas com a participação dos professores do Curso G9”, completou.

 

“Todos nós estamos aprendendo com a nova ferramenta, mas acreditamos que isso não será problema para os nossos alunos, já acostumados ao uso de plataformas digitais”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira. Para a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza, as aulas virtuais e atividades estão sendo planejadas para que os alunos mantenham o foco e a disciplina nos estudos. “É fundamental manter a rotina de estudos nesse momento; por isso, a equipe estará em constante aperfeiçoamento para oferecer o melhor para cada turma”, disse Marcia Gil.

 

Nos dois segmentos, haverá aulas virtuais e encontros por videoconferência, que reunirão professores e alunos em horários pré-agendados. A Geekie One permite ainda aos docentes inserir outros conteúdos, como vídeos, apresentações e textos.

 

Todas as mudanças foram comunicadas às famílias por meio de cartas e videoconferências, realizadas nos dias 26 e 27 de março. Os encontros foram conduzidos pelos diretores Maria Aparecida Fernandes, Giovanni Henrique Faria Floriano e Hilson Háliz Perlingeiro; a assessora da diretoria, Alba Valéria Rennó; as coordenadoras pedagógicas do Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular; e um dos sócios da Geekie One, Eduardo Bontempo. Os pais também receberam toda a programação para a primeira semana de aulas virtuais.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

“No nosso segmento, enviamos, por meio de aplicativos de mensagens, sugestões de leituras, jogos, brincadeiras e entretenimentos pedagógicos para que as crianças realizem em casa, durante o período de suspensão das aulas”, disse a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Além disso, a partir desta segunda-feira, 30 de março, o segmento também irá utilizar o recurso tecnológico que possibilitará às crianças assistirem a aulas gravadas e também online. “Haverá encontro virtual com as crianças para que não percam o vínculo com os professores e com os colegas de turma, além de continuarem o processo de ensino e aprendizagem nesse período de quarentena”, completou.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, disse que está potencializando o uso dos recursos tecnológicos já disponíveis ao segmento, como a plataforma Moderna Compartilha, bem como irá adotar novas ferramentas a partir desta segunda-feira, 30 de março – uma delas é o Hangout Meet, da empresa Google, que permite a realização de videoconferência. É nesse espaço virtual que serão realizadas as aulas com os alunos.

 

“Toda equipe está empenhada e se esforçando para elaborar e realizar atividades as mais interativas possíveis. Isso para despertar o interesse de nossos alunos durante esse período atípico em que estamos vivendo”, ressaltou a coordenadora.

 

Na plataforma da Moderna, já foram compartilhados vídeos para incentivar os alunos a terem disciplina para o cumprimento de horários e das atividades online e aulas virtuais, que complementam o que é estudado nos livros.

 

O contato com as famílias está sendo realizado por aplicativo de mensagens, por telefone e por e-mail.

 

Leia Mais
...
28 de março de 2020

Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos

Curso G9 participa de campanha de vacinação

Alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio do Curso G9 foram vacinados contra HPV, Meningite C e Sarampo. A imunização, que integra o calendário da Secretaria de Saúde de Itajubá, foi realizada com o apoio da UBS Nossa Senhora de Lourdes. A vacinação aconteceu durante o dia 21 de fevereiro, na própria escola.

 

Anualmente, a Secretaria de Saúde realiza campanhas de vacinação em escolas de educação básica no município. Este foi o quinto ano em que o Curso G9 fez parte desse projeto de imunização.

 

“A campanha consegue reunir, em um mesmo lugar, crianças e adolescentes, que são o público-alvo da secretaria. Outra vantagem é que os alunos, por estarem juntos, acabam incentivando um ao outro a superar o medo da agulha”, explicou a assistente pedagógica do Ensino Fundamental II, Sheila Bourdon de Souza. “Por recomendação da Secretaria de Saúde, pedimos autorização dos pais para que todos fossem imunizados”, completou.

 

Durante a campanha, os alunos tiveram suas carteiras de vacinação conferidas, para ver se as vacinas estavam em dia. Como essa atividade acontece há anos na escola, vários alunos não precisaram ser vacinados, pois já foram imunizados nas edições anteriores.

 

 

Leia Mais
...
07 de março de 2020

Curso G9 participa de campanha de vacinação

Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I

Reunião de Pais reuniu familiares dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9. Durante o encontro, em 19 de fevereiro, foram abordados diversos temas, em especial, por ser a última série desta etapa de ensino.

 

“O 5º ano é um período de transição porque os alunos encerram uma importante etapa do aprendizado e já se preparam para o próximo ciclo, o Fundamental II. Nessa série há uma ampliação e um aprofundamento dos conceitos trabalhados nos anos anteriores”, explicou a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

Durante a reunião, Nilceia Pereira informou sobre algumas atividades que marcam essa etapa da escolarização, dentre elas o PROERD, curso oferecido em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, em que os alunos aprendem a dizer não às drogas e à violência. “Ao finalizar esse trabalho, teremos uma formatura, que acontecerá em junho, junto com outros alunos de 5º ano das redes municipal e particular de Itajubá”, complementou a coordenadora.

 

Foi também apresentado aos pais as cerimônias que se realizam em comemoração ao  encerramento desse segmento, como as celebrações de Ação de Graças – Culto e Missa – e a cerimônia de entrega de certificados. Na oportunidade, a coordenadora apresentou, rapidamente, a proposta da tão esperada viagem ao NR.

 

Esse foi o terceiro encontro que a coordenação fez com as famílias do EF I. A primeira reunião aconteceu no dia 29 de janeiro e reuniu os pais novos na escola. Já a segunda reunião foi voltada para os 1º e 2º anos desse segmento, e aconteceu no dia 17 de fevereiro.

 

 

 

Leia Mais
...
06 de março de 2020

Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I

Turmas do 5º ano na reta final para a Feira 2019

Palestra com geólogo e oficina com engenheiro eletricista marcaram a reta final para a Feira do Conhecimento do Curso G9 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades aconteceram nos meses de agosto e setembro e uniram a curiosidade com o conhecimento adquirido. 

O tema da Feira é 150 anos da Tabela Periódica – “O Mapa da Química” e o subtema das turmas do 5º ano: “Por que o cobre é o metal mais utilizado na condução de energia elétrica?”. Foram várias pesquisas feitas em sala de aula e em casa que despertaram nos alunos vários questionamentos e indagações sobre o cobre, sua extração e sua utilização. 

Para sanar as dúvidas, o geólogo Ricardo Re  foi convidado para ministrar uma palestra sobre os minerais e sobre a geologia, a qual ampliou o conhecimento das crianças. Durante a palestra, Ricardo contou como é o processo de mineração do cobre e de outros materiais, além de mostrar aos alunos como funciona o estudo da geologia e a profissão do geólogo. 

“Esse tipo de atividade é interessante, porque além de todo o aprendizado que os alunos adquirem, eles começam a ver que existem outras profissões, além das tradicionais, como médico e engenheiro”, contou Ricardo.

Sobre o Cobre

Estudando sobre o cobre, os alunos do 5º ano descobriram que é muito utilizado em circuitos elétricos, devido à alta condutividade e o ótimo custo benefício desse elemento químico. Após as pesquisas, foi proposto aos alunos criarem uma maquete de algum ambiente que utilize circuitos elétricos e que acenda luzes de LED. Para ajuda-los, o engenheiro eletricista João Guilherme foi à sala de aula ensinar como criar seu próprio circuito elétrico. Com o conhecimento adquirido, cada aluno construiu seu projeto, utilizando o circuito elétrico construído em sala de aula.  Essa atividade estará exposta na Feira nos dias 13 e 14 de setembro. 

“É muito legal fazer esse trabalho, porque a gente aprende como fazer um circuito elétrico, como é conduzir eletricidade de forma divertida”, disse a aluna Sofia Fortes Souza (Turma F51), que estava empolgada com o trabalho da Feira. 

A aluna Gabriela Camila Rennó Campos (Turma F52) também ficou animada com o projeto: “Eu achei muito legal, foi bem divertido montar um circuito elétrico. Aprendi que o cobre é muito bom para a eletricidade e ele não é tão caro”, contou. 

Com todas as maquetes montadas, os alunos fizeram uma apresentação em sala para seus colegas, mostrando como cada trabalho tinha ficado. Essa atividade aconteceu na tarde do dia 02 de setembro e reuniu os alunos das duas turmas, que puderam prestigiar e conhecer o trabalho dos colegas.

Fonte: Agência Contexto

Leia Mais
...
24 de setembro de 2019

Turmas do 5º ano na reta final para a Feira 2019

\\r\\n\\r\\n
TOPO