Loader Image

NOTÍCIAS

Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos

O Curso G9, preocupado em minimizar possíveis perdas pedagógicas com a quarentena determinada pelos órgãos oficiais do País, a partir desta segunda-feira, 30 de março, toma as seguintes providências nos diferentes segmentos:

 

ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR

Adota mais uma plataforma tecnológica. Trata-se da Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos. Os recursos dessa parceria darão suporte aos materiais pedagógicos, que já são parte da rotina dos dois segmentos.

 

Na Geekie One, os alunos terão a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem em um espaço virtual, com dinamismo, interação com os professores do Curso G9 em tempo real, metodologia adequada ao ensino nesse ambiente, flexibilidade, interface amigável, possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes, mais dados para tomada de decisão pedagógica e a possibilidade de manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um.

 

“Estávamos trabalhando essa parceria com a Geekie One há um ano, mas tivemos que agilizar o processo em decorrência da suspensão das aulas. Nesse aspecto, estamos tranquilos porque já conhecíamos a ferramenta”, disse o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano. De acordo com o diretor, os professores e toda equipe do colégio foram capacitados na última semana. Também terão o suporte técnico necessário da empresa parceira nesse momento de adaptação.

 

“Essa dinâmica, certamente, potencializará os estudos em casa e os avanços na formação integral de cada estudante. Tais fatores serão determinantes para um produtivo retorno às aulas presenciais, minimizando possíveis perdas pedagógicas”, explicou a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Gostaríamos de ressaltar que o acréscimo dessa plataforma é seguro, pois as atividades são planejadas, pedagogicamente bem estruturadas e executadas com a participação dos professores do Curso G9”, completou.

 

“Todos nós estamos aprendendo com a nova ferramenta, mas acreditamos que isso não será problema para os nossos alunos, já acostumados ao uso de plataformas digitais”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira. Para a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza, as aulas virtuais e atividades estão sendo planejadas para que os alunos mantenham o foco e a disciplina nos estudos. “É fundamental manter a rotina de estudos nesse momento; por isso, a equipe estará em constante aperfeiçoamento para oferecer o melhor para cada turma”, disse Marcia Gil.

 

Nos dois segmentos, haverá aulas virtuais e encontros por videoconferência, que reunirão professores e alunos em horários pré-agendados. A Geekie One permite ainda aos docentes inserir outros conteúdos, como vídeos, apresentações e textos.

 

Todas as mudanças foram comunicadas às famílias por meio de cartas e videoconferências, realizadas nos dias 26 e 27 de março. Os encontros foram conduzidos pelos diretores Maria Aparecida Fernandes, Giovanni Henrique Faria Floriano e Hilson Háliz Perlingeiro; a assessora da diretoria, Alba Valéria Rennó; as coordenadoras pedagógicas do Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular; e um dos sócios da Geekie One, Eduardo Bontempo. Os pais também receberam toda a programação para a primeira semana de aulas virtuais.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

“No nosso segmento, enviamos, por meio de aplicativos de mensagens, sugestões de leituras, jogos, brincadeiras e entretenimentos pedagógicos para que as crianças realizem em casa, durante o período de suspensão das aulas”, disse a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Além disso, a partir desta segunda-feira, 30 de março, o segmento também irá utilizar o recurso tecnológico que possibilitará às crianças assistirem a aulas gravadas e também online. “Haverá encontro virtual com as crianças para que não percam o vínculo com os professores e com os colegas de turma, além de continuarem o processo de ensino e aprendizagem nesse período de quarentena”, completou.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, disse que está potencializando o uso dos recursos tecnológicos já disponíveis ao segmento, como a plataforma Moderna Compartilha, bem como irá adotar novas ferramentas a partir desta segunda-feira, 30 de março – uma delas é o Hangout Meet, da empresa Google, que permite a realização de videoconferência. É nesse espaço virtual que serão realizadas as aulas com os alunos.

 

“Toda equipe está empenhada e se esforçando para elaborar e realizar atividades as mais interativas possíveis. Isso para despertar o interesse de nossos alunos durante esse período atípico em que estamos vivendo”, ressaltou a coordenadora.

 

Na plataforma da Moderna, já foram compartilhados vídeos para incentivar os alunos a terem disciplina para o cumprimento de horários e das atividades online e aulas virtuais, que complementam o que é estudado nos livros.

 

O contato com as famílias está sendo realizado por aplicativo de mensagens, por telefone e por e-mail.

 

Leia Mais
...
28 de março de 2020

Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos

Curso G9 participa de campanha de vacinação

Alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio do Curso G9 foram vacinados contra HPV, Meningite C e Sarampo. A imunização, que integra o calendário da Secretaria de Saúde de Itajubá, foi realizada com o apoio da UBS Nossa Senhora de Lourdes. A vacinação aconteceu durante o dia 21 de fevereiro, na própria escola.

 

Anualmente, a Secretaria de Saúde realiza campanhas de vacinação em escolas de educação básica no município. Este foi o quinto ano em que o Curso G9 fez parte desse projeto de imunização.

 

“A campanha consegue reunir, em um mesmo lugar, crianças e adolescentes, que são o público-alvo da secretaria. Outra vantagem é que os alunos, por estarem juntos, acabam incentivando um ao outro a superar o medo da agulha”, explicou a assistente pedagógica do Ensino Fundamental II, Sheila Bourdon de Souza. “Por recomendação da Secretaria de Saúde, pedimos autorização dos pais para que todos fossem imunizados”, completou.

 

Durante a campanha, os alunos tiveram suas carteiras de vacinação conferidas, para ver se as vacinas estavam em dia. Como essa atividade acontece há anos na escola, vários alunos não precisaram ser vacinados, pois já foram imunizados nas edições anteriores.

 

 

Leia Mais
...
07 de março de 2020

Curso G9 participa de campanha de vacinação

Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I

Reunião de Pais reuniu familiares dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9. Durante o encontro, em 19 de fevereiro, foram abordados diversos temas, em especial, por ser a última série desta etapa de ensino.

 

“O 5º ano é um período de transição porque os alunos encerram uma importante etapa do aprendizado e já se preparam para o próximo ciclo, o Fundamental II. Nessa série há uma ampliação e um aprofundamento dos conceitos trabalhados nos anos anteriores”, explicou a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

Durante a reunião, Nilceia Pereira informou sobre algumas atividades que marcam essa etapa da escolarização, dentre elas o PROERD, curso oferecido em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, em que os alunos aprendem a dizer não às drogas e à violência. “Ao finalizar esse trabalho, teremos uma formatura, que acontecerá em junho, junto com outros alunos de 5º ano das redes municipal e particular de Itajubá”, complementou a coordenadora.

 

Foi também apresentado aos pais as cerimônias que se realizam em comemoração ao  encerramento desse segmento, como as celebrações de Ação de Graças – Culto e Missa – e a cerimônia de entrega de certificados. Na oportunidade, a coordenadora apresentou, rapidamente, a proposta da tão esperada viagem ao NR.

 

Esse foi o terceiro encontro que a coordenação fez com as famílias do EF I. A primeira reunião aconteceu no dia 29 de janeiro e reuniu os pais novos na escola. Já a segunda reunião foi voltada para os 1º e 2º anos desse segmento, e aconteceu no dia 17 de fevereiro.

 

 

 

Leia Mais
...
06 de março de 2020

Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I

Turmas do 5º ano na reta final para a Feira 2019

Palestra com geólogo e oficina com engenheiro eletricista marcaram a reta final para a Feira do Conhecimento do Curso G9 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades aconteceram nos meses de agosto e setembro e uniram a curiosidade com o conhecimento adquirido. 

O tema da Feira é 150 anos da Tabela Periódica – “O Mapa da Química” e o subtema das turmas do 5º ano: “Por que o cobre é o metal mais utilizado na condução de energia elétrica?”. Foram várias pesquisas feitas em sala de aula e em casa que despertaram nos alunos vários questionamentos e indagações sobre o cobre, sua extração e sua utilização. 

Para sanar as dúvidas, o geólogo Ricardo Re  foi convidado para ministrar uma palestra sobre os minerais e sobre a geologia, a qual ampliou o conhecimento das crianças. Durante a palestra, Ricardo contou como é o processo de mineração do cobre e de outros materiais, além de mostrar aos alunos como funciona o estudo da geologia e a profissão do geólogo. 

“Esse tipo de atividade é interessante, porque além de todo o aprendizado que os alunos adquirem, eles começam a ver que existem outras profissões, além das tradicionais, como médico e engenheiro”, contou Ricardo.

Sobre o Cobre

Estudando sobre o cobre, os alunos do 5º ano descobriram que é muito utilizado em circuitos elétricos, devido à alta condutividade e o ótimo custo benefício desse elemento químico. Após as pesquisas, foi proposto aos alunos criarem uma maquete de algum ambiente que utilize circuitos elétricos e que acenda luzes de LED. Para ajuda-los, o engenheiro eletricista João Guilherme foi à sala de aula ensinar como criar seu próprio circuito elétrico. Com o conhecimento adquirido, cada aluno construiu seu projeto, utilizando o circuito elétrico construído em sala de aula.  Essa atividade estará exposta na Feira nos dias 13 e 14 de setembro. 

“É muito legal fazer esse trabalho, porque a gente aprende como fazer um circuito elétrico, como é conduzir eletricidade de forma divertida”, disse a aluna Sofia Fortes Souza (Turma F51), que estava empolgada com o trabalho da Feira. 

A aluna Gabriela Camila Rennó Campos (Turma F52) também ficou animada com o projeto: “Eu achei muito legal, foi bem divertido montar um circuito elétrico. Aprendi que o cobre é muito bom para a eletricidade e ele não é tão caro”, contou. 

Com todas as maquetes montadas, os alunos fizeram uma apresentação em sala para seus colegas, mostrando como cada trabalho tinha ficado. Essa atividade aconteceu na tarde do dia 02 de setembro e reuniu os alunos das duas turmas, que puderam prestigiar e conhecer o trabalho dos colegas.

Fonte: Agência Contexto

Leia Mais
...
24 de setembro de 2019

Turmas do 5º ano na reta final para a Feira 2019

TOPO