Loader Image

NOTÍCIAS

Artes visuais é tema de encontro de alunos com o artista Leonardo Bueno

Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético é uma das habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos.

 

Para cumprir tal objetivo, a professora de Arte do 5º ano do Ensino Fundamental I, Ludmila Silva Grassi, propôs aos alunos uma pesquisa sobre uma obra de arte do ano de seu nascimento. Foi a partir dessa proposta que a aluna Maria Luísa Brites (Turma F51) convidou para vir à escola o artista plástico Leonardo Bueno para participar de um bate-papo com a turma.

 

Durante a entrevista, os alunos puderam falar sobre a criatividade, sobre o momento de criação e conheceram algumas obras criadas por Leonardo.

 

“A conversa sobre o sonho de cada um foi o ponto alto da entrevista”, destaca a a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira. 

Leia Mais
...
19 de abril de 2022

Artes visuais é tema de encontro de alunos com o artista Leonardo Bueno

Alunos do 2º trabalham diversidade e fazem autorretrato

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turma F21), da professora Vanessa Maduro de Almeida Dalla Rosa, criaram um autorretrato, identificando suas características e comparando com os trabalhos feitos pelos colegas.

 

O desenho foi a culminância de um trabalho que começou após ouvirem a história “Diversidade”, de Tatiana Belinky. Depois, em uma roda de conversas, nomearam algumas diferenças entre as pessoas. Também identificaram as rimas citadas na história e, em seguida, partiram para o autorretrato.

 

“A atividade foi muito interessante porque os alunos chegaram à conclusão de que as diferenças não devem ser motivos de preconceito entre as pessoas”, explicou a professora. “Trabalhamos a diversidade, mostrando o quanto seria chato e sem graça se todas as pessoas fossem iguais fisicamente ou se gostassem das mesmas coisas”, completou.

Leia Mais
...
15 de abril de 2022

Alunos do 2º trabalham diversidade e fazem autorretrato

Turmas do 5º ano montam planetário com kit Lego

Com o objetivo de observar os movimentos dos astros no sistema solar, os estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I realizaram a montagem "Planetário", usando a ferramenta Lego. Na atividade, mediada pela professora Camila Pereira, puderam simular os movimentos de rotação da Terra, revolução da Lua e translação em torno do Sol.

 

Para melhor entendimento, a partir de imagens e vídeos de suas próprias montagens, apresentaram aos familiares esses movimentos, nomeando e identificando cada um deles.

 

“Durante a aula, os estudantes se dedicaram, venceram desafios impostos pela montagem e puderam compreender o funcionamento do modelo que, com o uso das engrenagens, conseguiram simular tais movimentos”, explicou Camila Pereira.

Leia Mais
...
07 de abril de 2022

Turmas do 5º ano montam planetário com kit Lego

Alunos do 9º usam elementos do Hip-Hop em trabalho de Arte

Os elementos do Hip-Hop foram a base para um trabalho de Arte, proposto pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F91 e F92).

 

“Os alunos foram divididos em equipes para trabalhar o tema ‘Problemas Sociais’ a partir dos elementos do Hip-Hop. Cada grupo escolheu um dos elementos, o que tornou a aula mais interessante. Tivemos apresentações de Rap, Break Dance e Grafite”, explicou o professor.

 

O Hip-Hop surgiu como um movimento artístico presente em diversas linguagens. “Suas raízes estão nas comunidades africanas e latinas dos Estados Unidos, que o transformaram em um comportamento, uma cultura”, ressalta.

 

Ao se espalhar pelo mundo, lembra o professor, o Hip-Hop se desenvolveu com características diversas, pois absorveu muito da cultura local de cada país ou região.

Leia Mais
...
07 de março de 2022

Alunos do 9º usam elementos do Hip-Hop em trabalho de Arte

Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) tiveram a primeira aula de robótica do ano letivo 2022 com o EV3: eles montaram e programaram um robô chamado Entregador, sob a mediação do professor Vicente Carlos Martins.

 

“Primeiro, os alunos foram divididos em grupos e receberam, como primeira atividade, as revistas Lego para leitura do desafio. Em seguida, cada equipe acionou, nos tabletes, o aplicativo Mundo Z para executar o passo a passo da montagem e, nos computadores, o software Lego MindStorm, para a programação”, explicou o professor.

 

A cada momento, Vicente Martins convidava um representante de cada grupo para aprender a programar e, em seguida, repassar a programação aos demais membros da equipe. Uma vez montado e programado o robô, o professor ensinou como seriam as missões, que era levar alimentos a determinados animais de um suposto zoológico.

 

“Os grupos cumpriram os desafios, incrementaram a programação com buzinas e fizeram uma divertida competição entre eles para ver qual robô entregava o alimento e voltava o mais rápido para a sua base”, ressalta o professor.

 

Saiba mais sobre a parceria do Curso G9 com a Education For Life, empresa representante da Lego no país no link: https://curso-g9.com.br/zoom

 

Leia Mais
...
21 de fevereiro de 2022

Turmas do 6º iniciam aulas Lego com programação de robô

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Ensino Fundamental I

O Curso G9 adotará, a partir do ano letivo de 2022, o Geekie One para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O material pedagógico já é utilizado, com sucesso, pelos alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do Pré-vestibular, desde 2020.

 

De acordo com a parceria para o Ensino Fundamental I, o material didático principal será impresso, alinhado às demandas educacionais dessa faixa etária. Já a plataforma digital será utilizada em atividades complementares e de aprofundamento, sempre com a mediação dos professores, enriquecendo as opções de ensino e dando mais significado ao processo de aprendizagem, pois amplia as possibilidades de exploração, contextualização e diferenciação.

 

A proposta do Geekie One é oferecer um processo educativo com uso fluido e orgânico de materiais analógicos [impressos] e digitais, tal como ocorre no mundo real, explorando o melhor que cada um tem a oferecer, permitindo que, de fato, um ensino híbrido aconteça.

 

No Geekie One, os conteúdos do Ensino Fundamental I estão organizados em capítulos e subdivididos em missões com possibilidades de escolhas — tanto para o professor quanto para a turma — a partir de conteúdos lúdicos e sugestões de atividades e exercícios para praticar. Toda a proposta pedagógica contida no material foi construída à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando sempre o desenvolvimento de habilidades e competências.

 

Em busca de um processo educativo mais ativo e centrado no estudante, o Geekie One oferece também a Estação One: um conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com problemáticas atuais, que trazem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

 

Um dos grandes diferenciais da proposta do Geekie One para esse segmento é o portfólio digital que a plataforma traz para registrar as atividades das crianças.

 

O portfólio traz um registro completo de toda a produção do estudante, permitindo que ele se expresse de formas variadas e por mídias diferentes. Isso contempla diversos estilos de aprendizagem e diferentes estágios de desenvolvimento. O portfólio do Geekie One provoca um olhar diferenciado para a avaliação ao se distanciar da noção comum de um processo fim e acentua seu papel como um desenvolvimento constante, permitindo um acompanhamento da jornada de aprendizagem do aluno que fica disponível para a escola, para o aluno e para a família.

 

OUTROS DIFERENCIAIS

Os alunos  do Ensino Fundamental também terão à disposição as ferramentas do Google for Education, que permitem trabalhar em tempo real em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas, formulários e muitas outras ferramentas, acessíveis a qualquer computador ou celular.

 

A imersão na língua inglesa acontece por meio do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. Os alunos têm contato diário com o inglês, em cinco aulas semanais.

 

As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral dos alunos. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. O material utilizado é da Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no Brasil.

Leia Mais
...
05 de janeiro de 2022

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Ensino Fundamental I

Alunos do 7º ano conversam com especialista em aves

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II encerram as atividades do Projeto Interdisciplinar com a visita do ornitólogo Bruno Rennó, biólogo especialista em aves. Depois do bate-papo, na Sala de Arte, as turmas saíram para observação das aves na área verde do Curso FG9.

 

“Além de trazer todos o seu conhecimento sobre as aves e seus ancestrais, Bruno conversou com os estudantes sobre a prática de ‘passarinhar’. Ele citou diversos exemplos de pessoas interessadas em aumentar sua lista de aves vistas e ouvidas em seu meio natural, mas deixou bem claro: a arte de observar pássaros requer paciência e perseverança”, explicou a professora Camila Aparecida dos Santos Pereira.

 

O projeto interdisciplinar, realizado durante o ano letivo, desenvolveu diversas atividades nas disciplinas de Ciências, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa e História. O ponto de partida foi a leitura do livro “Espia das Montanhas”, de Ana Carolina Neves, que conversou com os alunos em um encontro virtual em abril deste ano.

Leia Mais
...
13 de dezembro de 2021

Alunos do 7º ano conversam com especialista em aves

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I (Turma F71) tiveram uma aula Lego com os professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz, com um objetivo específico: avaliar o impacto da iluminação no conforto térmico de um ambiente. Foi proposto que eles construíssem a casa e o sistema de iluminação, utilizando os kits apropriados para a atividade.

 

Com o projeto de cada equipe montado, fez-se a medição de temperatura do ambiente utilizando uma lâmpada comum e, depois, uma lâmpada de LED. “Eles perceberam que houve diferença de temperatura e, a partir daí, cada equipe elegeu qual delas proporcionaria o melhor conforto térmico”, explicou Glauber Luz.

 

De acordo com o professor, no caso em que os alunos classificaram como um caso de menor conforto térmico, cada grupo propôs uma adequação ao projeto, de modo a resolver o problema.

 

“Durante essa atividade, levamos os alunos a refletir sobre o que causa a diferença na temperatura ao usar os dois tipos de lâmpada; assim, puderam compreender um pouco mais o conceito de transformação e dissipação de energia”, completou.

 

LEGO

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Clique e veja atividades na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Leia Mais
...
01 de dezembro de 2021

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.

 

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.

 

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental I no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-1 

Leia Mais
...
26 de novembro de 2021

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência

A psicóloga Raquel Spressola participou de um bate-papo com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.

 

Na pauta, a transição da infância para a adolescência e, consequentemente, os conflitos, os desafios, as curiosidades sobre a sexualidade e as dúvidas inerentes a essa fase da vida.

 

Participaram do encontro a coordenadora e a assistente pedagógica, Sheila Bourdon e Isabela Muzzo, respectivamente, e o professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz.

 

A conversa foi muito boa e produtiva porque essa é uma fase na qual os alunos têm mais perguntas do que respostas. Nesse sentido, conversas com uma profissional da área ajuda a entender melhor a si e sua relação com o outro.

 

 

Leia Mais
...
22 de novembro de 2021

Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência

Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português

 

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II criaram e confeccionaram um jogo de tabuleiro com materiais reciclados na aula de Língua Portuguesa, da professora Cláudia Ribeiro Fortes de Souza.

 

O objetivo da atividade foi colocar em prática o que aprenderam sobre texto injuntivo ou instrucional – um tipo de texto que visa explicar algo ou descrever o método (ou maneira) para conseguir realizar uma determinada ação.

 

“Durante a confecção do tabuleiro, eles perceberam que as regras são igualmente importantes, pois permitem que todos tenham as mesmas chances no jogo”, explicou a professora. “Segui-las é fundamental para que o jogo aconteça”, completou Cláudia Fortes.

 

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Ensino Fundamental II no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-2

Leia Mais
...
19 de novembro de 2021

Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português

Turmas do 3º ano participam de palestra para a Feira 2021

As turmas do 3° ano do Ensino Fundamental I, das professoras Dulcineia Andrade de Carvalho e Helena de Fátima Muniz, estão estudando sobre patrimônios materiais e imateriais de Minas Gerais.

 

Como parte do trabalho, os alunos participaram de uma roda de conversa  com o professor Cleber Marinho. Durante o encontro, via plataforma Meet, puderam aprender um pouco mais sobre o “Modo artesanal de fazer o pé de moleque” de Piranguinho, que é considerado patrimônio imaterial do Estado.

 

A atividade integra as pesquisas para a Feira do Conhecimento, que tem como tema “300 anos de Mineiridade: Os sonhos não envelhecem”. O subtema das turmas F31 e F32 é: “Memória mineira: cultura material e imaterial”.

 

Leia Mais
...
11 de outubro de 2021

Turmas do 3º ano participam de palestra para a Feira 2021

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Fundamental I

O Curso G9 adotará, a partir de 2022, o Geekie One para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O material pedagógico já é utilizado, desde 2020, pelo Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. O anúncio foi feito pela direção do Curso G9 em reunião com os pais dos alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I (EF I) e do Jardim II que, no próximo ano, farão parte do segmento.

 

Os encontros, via plataforma Meet, foram realizados nos dias 8 e 9 de setembro. Participaram do anúncio a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes; o diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano; o diretor administrativo, Hilson Háliz Perlingeiro; a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira; a diretora editorial do Geekie One, Sandra Castro; a consultora pedagógica do Geekie One, Fernanda Galisteu; e professores do segmento, que passaram por capacitação para usar o novo material pedagógico.

 

 

MATERIAL IMPRESSO E DIGITAL

O uso da tecnologia com intencionalidade pedagógica tem um contexto peculiar para os estudantes desse segmento. De acordo com a parceria firmada para o Ensino Fundamental I, o material didático principal é impresso, mais alinhado às demandas educacionais dessa faixa etária.

 

Já a plataforma digital será utilizada em atividades complementares e de aprofundamento, sempre com a mediação dos professores, enriquecendo as opções de ensino e dando mais significado ao processo, pois amplia as possibilidades de exploração, contextualização e diferenciação.

 

“A proposta do Geekie One é oferecer um processo educativo com uso fluido e orgânico de materiais analógicos [impressos] e digitais, tal como ocorre no mundo real, explorando o melhor que cada um tem a oferecer, permitindo que, de fato, um ensino híbrido aconteça”, destaca Eduardo Bontempo, cofundador da Geekie.

 

No Geekie One, os conteúdos desse segmento estão organizados em capítulos e subdivididos em missões com possibilidades de escolhas — tanto para o professor quanto para a turma — a partir de conteúdos lúdicos e sugestões de atividades e exercícios para praticar. Toda a proposta pedagógica contida no material foi construída à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando sempre o desenvolvimento de habilidades e competências.

 

Em busca de um processo educativo mais ativo e centrado no estudante, o Geekie One oferece também a Estação One: um conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com problemáticas atuais, que trazem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

 

Eduardo Bontempo ressalta que um dos grandes diferenciais da proposta do Geekie One para esses segmentos iniciais da Educação Básica é o portfólio digital que a plataforma traz para registrar as atividades das crianças.

 

“O portfólio traz um registro completo de toda a produção do estudante, permitindo que ele se expresse de formas variadas e por mídias diferentes. Isso contempla diversos estilos de aprendizagem e diferentes estágios de desenvolvimento. O portfólio do Geekie One provoca um olhar diferenciado para a avaliação ao se distanciar da noção comum de um processo fim e acentua seu papel como um desenvolvimento constante, permitindo um acompanhamento da jornada de aprendizagem do aluno que fica disponível para a escola, para o aluno e para a família”, finaliza.

 

Saiba mais neste link.

 

Leia Mais
...
20 de setembro de 2021

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Fundamental I

Alunos apresentam prévia de pesquisa sobre trabalho infantil

Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F91 e F92) do Curso G9 apresentaram uma prévia do projeto interdisciplinar que estão realizando sobre a erradicação do trabalho infantil na América Latina. A atividade, realizada em duplas, envolve as disciplinas de Arte, Espanhol, Geografia, História e Português.

 

“Cada dupla pesquisa um país latino-americano, identificando projetos e ações desenvolvidos contra o trabalho infantil. A culminância será uma simulação de um encontro da OIT (Organização Internacional do Trabalho), quando cada país irá apresentar suas realizações”, explica a professora de Geografia, Marília Gil de Souza. “O discurso de cada equipe deverá ser feito parte em português e parte em espanhol”, completa.

 

De acordo com a professora, os alunos irão ajustar as pesquisas realizadas até o momento e concluir a criação de um logotipo, que irá identificar as ações de cada país contra o trabalho infantil. A apresentação final será no terceiro trimestre.

 

A Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a OIT, escolheu 2021 como o Ano Internacional de Erradicação do trabalho Infantil, problema que afeta uma em cada dez crianças no mundo. Nos últimos 20 anos, quase 100 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, reduzindo o número de 246 milhões em 2000 para 152 milhões em 2016.

 

Leia Mais
...
09 de setembro de 2021

Alunos apresentam prévia de pesquisa sobre trabalho infantil

Turmas do 5º ano têm encontro virtual com pesquisadora do LNA

As turmas do 5º ano do Ensino Fundamental I (F51 e F52), das professoras Maria de Lourdes Siqueira de Almeida e Ludmila Oliveira Silva Grassi, participaram de um bate-papo virtual com a pós-doutoranda em Astrofísica pelo LNA ( Laboratório Nacional de Astrofísica), Raquel Santiago.

 

O encontro foi agendado porque os alunos demonstraram interesse em se aprofundar no tema “Terra e Universo”, que foi trabalhado nas aulas de Ciências durante o 1º trimestre.

 

Durante a atividade, os alunos puderam conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pela LNA, sobre as pesquisas desenvolvidas e tirar dúvidas sobre o universo.

 

O LNA é uma das unidades de pesquisa integrantes da estrutura do Ministério da Ciência e Tecnologia. Ele foi o primeiro Laboratório Nacional implementado no Brasil, em 1985.

Leia Mais
...
30 de julho de 2021

Turmas do 5º ano têm encontro virtual com pesquisadora do LNA

Muita emoção no retorno presencial das aulas no Curso G9

A emoção e a alegria marcaram o retorno presencial das atividades escolares da Educação Infantil e das séries iniciais do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9, em 7 de julho. A retomada das aulas presenciais segue rigoroso protocolo sanitário, como uso de máscaras, isolamento e uso de álcool em gel, entre outras ações.

 

“Os olhos curiosos e a ansiedade para explorar o espaço da escola eram visíveis no ingresso das crianças às dependências da escola. Com carinho e segurança, os pequenos finalmente puderam rever os amigos, brincar no parque, socializar e vivenciar experiências significativas no ambiente da escola”, explica Jéssica Antunes Dias, coordenadora pedagógica da Educação infantil.

 

Para ela, proteção e cuidado também fazem parte do processo de educar e, por isso, nesse retorno, o enfoque está sendo a readaptação ao ambiente escolar, com atividades de acolhimento, de conhecimento do espaço da escola, de apropriação das regrinhas e de sensibilização para o cumprimento do protocolo sanitário.

 

A volta às aulas das turmas do 1⁰ e 2⁰ ano do EF I começou com muita demonstração de saudade da escola e de muita vontade de estudar, de acordo com a coordenadora do segmento, Nilcéia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

“Num clima de tranquilidade e segurança, nossos alunos retornaram para a escola. Equipe de funcionários apostos, espaço físico planejado, professores e alunos entusiasmados para voltar à rotina escolar. Família e escola unidas para o cumprimento do protocolo sanitário”, disse. “Continuamos trabalhando constantemente na preparação dos espaços e das equipes para recebermos de maneira segura e afetiva todos os alunos do Curso G9 a partir de agosto”, completou.

 

Luciana Guedes, professora do 2⁰ano, disse que esse foi “o dia mais esperado dos últimos meses”. “Uma mistura de sentimentos! Fiquei extremamente feliz e honrada por ter feito o acolhimento dos alunos e mostrado a eles que a escola continua com o mesmo encantamento de sempre. Meu coração encheu-se de alegria por esse momento de tanto amor e cuidado. Que nossos dias possam ser de sonhos, desejos e aprendizagens. Que logo todos possamos vivenciar a mesma experiência e renovar suas energias”, destacou.

 

“A palavra que define nosso retorno às aulas presenciais não poderia ser outra: alegria, que ultrapassou os limites que a máscara impõe e transbordou nos olhos de cada criança. Responsabilidade e orgulho fazem parte desse momento tão importante para nós”, completou a professora do 1º ano, Eliana Cristina Barbosa de Almeida.

 

 

Leia Mais
...
09 de julho de 2021

Muita emoção no retorno presencial das aulas no Curso G9

TOPO