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NOTÍCIAS

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas públicas e privadas brasileiras. A prova, realizada em 3 de junho, reuniu 115 alunos do Curso G9. A segunda etapa acontecerá em 25 de outubro.

 

A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do estudo da matemática e na identificação de talentos na área. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, oferecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros.

 

A OBMEP também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ao proporcionar oportunidades educacionais para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos, a olimpíada contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm acesso ao conhecimento e às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

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06 de junho de 2025

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP

Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I tiveram uma saborosa aula de culinária na disciplina de Inglês, com a professora Thaís Ribeiro. Eles aproveitaram os verbos de culinária que estavam aprendendo no livro e colocaram tudo em prática, fazendo uma deliciosa pizza.

 

“As turmas seguiram a receita em inglês, falaram os verbos enquanto preparavam os ingredientes e, claro, se divertiram muito. Foi uma forma leve e gostosa de aprender”, explicou a professora.

 

A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças.

 

Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.

 

Saiba mais nestelink.

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03 de junho de 2025

Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor

Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) viveram um momento especial: enterraram uma cápsula do tempo na área verde do Curso G9, próximo às quadras de areia do colégio. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 30 de maio.

 

Esse projeto foi desenvolvido ao longo das aulas de Língua Inglesa, com a professora Daniele Faria, com foco no tema “Then and now” (“Antes e agora” – Passado e presente).

 

Durante as aulas, os alunos refletiram sobre suas preferências atuais: músicas, jogos, objetos, e registraram tudo em inglês, criando um verdadeiro retrato de quem eles são em 2025. Para finalizar, cada item foi descrito oralmente em inglês no momento da colocação na cápsula, e eles escreveram cartas para quem for abrir esse tesouro… daqui a 3 anos!

 

“Mais do que uma atividade, foi uma viagem no tempo recheada de significado e aprendizagem! Agora, é só esperar até 2028 para relembrar tudo isso”, explicou a professora Daniele Faria.

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30 de maio de 2025

Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9

Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9

Alunos do 8º ano (Turma F82) do Ensino Fundamental II durante aula Lego, com a professora Tamara Moraes Amorim: a atividade focou na programação de como utilizar em conjunto os sensores de toque e ultrassônico, e os dois tipos de motores, bem como a movimentação do robô em diversas direções.

 

A turma explorou a programação de robôs com garras e teve, como missão, programá-los robô para identificar, capturar, mover e soltar objetos com precisão, utilizando sensores e ajustando os movimentos da garra. Em seguida participaram de uma corrida carregando objetos.

 

O Curso G9 usa a metodologia, que inclui o material Lego, em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a EducationFor Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.

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26 de maio de 2025

Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9

Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da 28ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece anualmente em escolas da rede pública e privada de todo o Brasil. A prova, realizada em 16 de maio, reuniu 137 alunos do Curso G9. No ano passado, alunos do Curso G9 conquistaram 19 medalhas

 

A OBA é um programa permanente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre jovens estudantes, promovendo a educação científica e a formação de futuros profissionais da área.

 

A OBA também visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, envolvendo alunos, professores, coordenadores, diretores, pais, escolas, planetários.

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20 de maio de 2025

Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025

Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais de xadrez na edição 2025 da FENAC

Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais na edição 2025 da FENAC – Festival Nacional da Criança, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (Xadrez). A competição foi realizada em Teresinha, capital do Piauí, de 30 de abril a 04 de maio.Giovanna Almeida Magalhães venceu a modalidade Blitz da competição, o único título que faltava na sua galeria de agora oito conquistas nacionais. Júlia Neves de Araújo conquistou invicta a modalidade Clássica do Sub 10 Feminino, tornando-se bicampeã  brasileira de xadrez, e sendo a única atleta da categoria a se tornar representante oficial do Brasil no Mundial, Pan-americano e Sul-americano de xadrez.“Essa conquista é o reflexo de todo o esforço, disciplina e talento que Giovanna demonstra diariamente em seus treinamentos. Em 2023, ela já havia conquistado os títulos nas modalidades Rápida e Clássica”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins. O oitavo título nacional de Giovana Almeida  veio após uma performance impressionante e invicta, com quatro vitórias e dois empates em seis partidas.“Estou muito orgulhosa de tudo o que ela conquistou até aqui e animada para ver onde seu talento pode levá-la", disse a mãe de Júlia, Camila de Fátima Neves Araújo. "Ela teve um desempenho impressionante porque é um campeonato de nível técnico altíssimo. Sua dedicação e talento fizeram a diferença!" completou.Para o professor do Curso G9, Toninho Martins, “a atleta Júlia Neves de Araújo também fez bonito na competição e conquistou o título na modalidade Clássica de sua categoria”. Na modalidade Blitz, também teve um ótimo desempenho, ficando em 7º lugar, além do 4º lugar na modalidade Rápida.Toninho Martins disse que outra novidade é que Giovanna Almeida Magalhães fez sua estreia no Fenac Rápido Absoluto, no Sub 10, e garantiu o seu primeiro pódio, ficando em 9° lugar entre os mais de 30 meninos da categoria.Durante o encerramento do evento, Giovanna Almeida Magalhães recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, uma medalha em homenagem por ser a única menina a disputar os torneios absolutos.

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05 de maio de 2025

Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais de xadrez na edição 2025 da FENAC

Alunos do Ensino Fundamental II visitam Hangar 2º EIA

Alunos do Turmas 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II visitaram, em 23 de abril, o projeto “Hangar 2º EIA”, sediado na cidade de Itajubá/Minas Gerais. O projeto é inspirado na história do 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA) com o objetivo de aproximar o mundo da aviação aos jovens em formação.

 

A proposta visa ampliar a divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) ao público de regiões mais distantes das unidades aéreas por meio da realização de uma visitação monitorada composta por uma série de dinâmicas. O projeto não possui fins lucrativos ou qualquer intenção de acúmulo de capital.

 

As visitações estão programadas para serem realizadas duas vezes ao ano, sendo organizadas semestralmente de acordo com o calendário escolar. Devido ao espaço disponível no local e por questões de segurança, o público é selecionado pelas escolas convidadas a participar do projeto.

 

Espaço do Hangar 2º EIA

A sede do projeto está localizada em um condomínio particular residencial no município de Itajubá, e é composta por um espaço de dois pavimentos com uma área total de 300 m² construídos. O térreo possui uma área social, sendo desenvolvido nesse espaço as dinâmicas com os simuladores de voo, generalidades da aviação e palestras. O primeiro andar conta com a área do hangar onde está localizada a aeronave e os demais ambientes que compõem as dinâmicas de apresentação.

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28 de abril de 2025

Alunos do Ensino Fundamental II visitam Hangar 2º EIA

Júlia Neves de Araújo conquista título de Mestre Nacional Feminino de Xadrez

A aluna Júlia Neves de Araújo conquistou, pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), órgão máximo do esporte no Brasil, o título de Mestre Nacional Feminino de Xadrez (WNM). A titulação é decorrente do ótimo desempenho da atleta no Festival Sudeste, realizado no final de março, em Pindamonhangaba-SP."Fiquei realmente feliz e muito emocionada, pois é uma conquista muito grande para mim. Essa titulação tem uma importância muito grande porque representa o reconhecimento de todo o meu esforço, dedicação, garra e amor pelo xadrez", Júlia Neves de Araújo.A CBX instituiu a titulação feminina em 2022, com o intuito de promover a igualdade de gênero no xadrez.A enxadrista, que é a atual campeã brasileira de Xadrez Escolar, se prepara para jogar o maior torneio de xadrez do Brasil, o Festival Nacional da Criança (FENAC), no mês de maio, em Teresina-PI.Júlia Neves de Araújo entra para o seleto grupo de enxadristas do Curso G9 que conquistaram títulos de mestres nacionais – leia mais aqui.

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25 de abril de 2025

Júlia Neves de Araújo conquista título de Mestre Nacional Feminino de Xadrez

Grupo G9 EmCanto realiza primeira Saída Musical de 2025

O Coral G9 EmCanto, que tem como regente o maestro Vítor Emanuel de Souza Soares, fez uma apresentação à comunidade escolar na primeira Saída Musical do ano letivo 2025, em 31/03. O grupo é formado por alunos do Ensino Fundamental I.O canto coral é uma atividade complementar que oferece aos alunos um momento de vivência musical através de um repertório de qualidade, com canções populares brasileiras, folclóricas, canções de compositores locais e de outros povos. Nessa atividade são feitas novas leituras e arranjos das canções, estimulando a criatividade e a expressão.No Ensino Fundamental I, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua  socialização, progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos. Além dos avanços cognitivos, o Ensino Fundamental I deve proporcionar às crianças oportunidades de convivência e interação com respeito e acolhimento à diversidade. Saiba mais neste link.

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03 de abril de 2025

Grupo G9 EmCanto realiza primeira Saída Musical de 2025

Alunos do Ensino Médio participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Estudantes do Ensino Médio participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan e apoiada pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB). O objetivo da competição é promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. A competição possui três fases eliminatórias em nível nacional e uma etapa internacional. No total, 38 alunos do Ensino Médio do Curso G9 participaram da prova, em 14 de março.Os objetivos gerais da Olimpíada Brasileira de Biologia incluem descobrir jovens talentos com aptidões para o estudo de Biologia, incentivar a população jovem a se interessar por essa ciência, promover a aproximação entre pesquisadores, professores e estudantes do Ensino Médio, e estimular o ensino, o estudo e a pesquisa na área de Biologia.Os objetivos específicos da Olimpíada Brasileira de Biologia são identificar os estudantes de Biologia do Ensino Médio, encorajando-os com certificações, e selecionar e capacitar estudantes que comporão as delegações que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Biologia.

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18 de março de 2025

Alunos do Ensino Médio participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Turmas do Ensino Fundamental I assistem teatro de sensibilização para a Feira 2025

A professora Vanessa Dalla Rosa e o monitor Jhonatann Santos encenaram uma peça teatral para sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental I para a Feira do Conhecimento 2025, que que tem como tema geral “Atitudes para renovar o mundo”. Como Mafalda e Miguelito, respectivamente, a dupla abordou temas importantes para a sustentabilidade do planeta. Mafalda, a icônica personagem criada pelo cartunista argentino Quino, é uma menina de seis anos, que tem um profundo senso de justiça e uma visão muito crítica sobre o mundo ao seu redor. Mafalda sempre busca um mundo melhor. Ela ensina que devemos pensar sobre o que acontece à nossa volta. Não precisamos aceitar tudo como está, podemos fazer perguntas e buscar mudanças! Ela também nos lembra da importância de cuidar do nosso planeta e tratar os outros com respeito.A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.

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10 de março de 2025

Turmas do Ensino Fundamental I assistem teatro de sensibilização para a Feira 2025

Alunos do 7º ano participam de aula prática de Ciências

Os alunos do 7º ano (Turmas F71 e F72) do Ensino Fundamental II participaram da primeira aula prática de Ciências do ano letivo 2025: eles visitaram a Horta Pedagógica e a área verde do Curso G9. O objetivo foi analisar e comparar as estruturas das plantas, bem como observar a diversidade de plantas existentes na escola. A atividade foi organizada pela professora de Ciências, Vívian Martins Ribeiro.A horta favorece a prática de vivências interdisciplinares relacionadas à educação ambiental, educação alimentar, e proporciona a percepção relacionada à produção agrícola, economia, áreas urbanas e rurais e conhecimento e valorização de profissões relacionadas à produção de alimentos.Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Ensino Fundamental II neste link.

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12 de fevereiro de 2025

Alunos do 7º ano participam de aula prática de Ciências

Direção Pedagógica apresenta proposta para ano letivo 2025

A diretora pedagógica, Maria Aparecida Fernandes, fez a acolhida e conversou com os alunos do Ensino Fundamental II  (EF II) e do Ensino Médio (EM) sobre a proposta pedagógica para o ano letivo 2025. Também participaram dos encontros o diretor de Planejamento, Giovanni Henrique Faria Floriano, o vice-diretor pedagógico, José Renato Silva, e as coordenadoras pedagógicas Andréia Rodrigues (EF II) e Marcia Gil de Souza (EM)Um dos assuntos em pauta foi a lei federal nº 15.100/25, que estabelece restrições ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. Leia mais sobre o assunto neste link.A equipe do Espaço ConViver, o restaurante da comunidade escolar do Curso G9, também apresentou as novidades para 2025, como mudanças no cardápio self-service e no prato executivo.

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07 de fevereiro de 2025

Direção Pedagógica apresenta proposta para ano letivo 2025

Comunicado: procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos...

A nova legislação nacional, Lei Nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025, que regulamenta o uso de dispositivos eletrônicos em ambientes escolares, já está em vigor. A lei estabelece restrições ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais durante aulas, recreios e intervalos, com o objetivo de proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes. O uso de dispositivos eletrônicos em sala de aula será permitido exclusivamente para atividades pedagógicas planejadas e orientadas por profissionais da educação. Além disso, a lei garante o uso de dispositivos para assegurar a acessibilidade, a inclusão e a saúde dos estudantes.Confira abaixo o Comunicado da direção do Curso G9 sobre os procedimentos que serão adotados no colégio:Senhores pais ou responsável, Sejam todos bem-vindos ao ano letivo de 2025. Para bem iniciarmos o ano letivo, gostaríamos de apresentar-lhes nossos procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos – Lei Nº 15.100 de 13 de janeiro de 2025. 1. O que a lei estabelece _ Restrição ao uso indiscriminado de aparelhos eletrônicos portáteis pessoais no espaço da escola durante aulas, recreios e intervalos. A restrição visa proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes; _ Permissão do uso em sala de aula, exclusivamente, para atividades pedagógicas planejadas e orientadas por profissionais da educação; _ Garantia do uso de dispositivos para assegurar a acessibilidade, a inclusão e a saúde dos estudantes (Art. 3º); _ Proposta de desenvolvimento de estratégias para a abordagem do tema da saúde mental dos estudantes em articulação ao uso imoderado de aparelhos eletrônicos e acesso a conteúdos impróprios para toda a comunidade escolar. 2. O que o Regimento do Curso G9 passa a estabelecer sobre o tema DOS DIREITOS E DEVERES E DAS PROIBIÇÕES Art. 128 - É VEDADO AOS ALUNOS VII. Usar, no ambiente da escola, qualquer dispositivo eletrônico sem prévia autorização de profissional da educação; DAS PENALIDADES APLICÁVEIS AOS ALUNOS Artigo 129 § 2º – No caso do item VII do artigo 128, em caso de desrespeito, será aplicada medida educativa acompanhada de ação pedagógica nos seguintes termos: (A) Na primeira ocorrência de uso indevido de dispositivo eletrônico, retenção do aparelho e encaminhamento ao SCP. O responsável será comunicado pelo SCP e deverá efetuar a retirada na secretaria da escola; (B) Em caso de reincidência do uso indevido de dispositivo eletrônico, retenção do aparelho e encaminhamento ao SCP. O responsável será comunicado pelo SCP e será agendada reunião para orientações e retirada do aparelho; Obs.: O aluno que reincidir no uso indevido, a título de medida educativa, poderá ser impedido de participar de atividades extracurriculares (torneios esportivos, olimpíadas, viagens, acantonamento, NR etc.) 3. Orientações para as famílias sobre dispositivos eletrônicos a) O Curso G9 sugere aos responsáveis, de todos os segmentos, a orientar seus filhos para que não tragam dispositivos eletrônicos à escola; b) Vale ressaltar que o uso de dispositivos eletrônicos é vedado na totalidade do ambiente escolar durante as aulas e atividades, intervalos, horário de almoço, etc. c) Entende-se como dispositivos eletrônicos: smartphone, smartwatch, notebook, reprodutores de áudio e vídeo, tablet, câmera digital, console portátil de videogame. d) O Chromebook, aparelho gerenciado pela escola para fins exclusivamente pedagógicos, terá acesso restrito pela conta institucional do aluno; e) Em caso de necessidade, os aparelhos devem ser mantidos DESLIGADOS na mochila e/ou armário do aluno; Obs.: Excetuam-se os casos contemplados no art. 3º da Lei 15.100/25. f) A escola, conforme definido em contrato (Cláusula VIII - Uso de Telefone Celular e § 2o da Cláusula XV - Outras Obrigações, NÃO SE RESPONSABILIZA pela guarda e consequente indenização decorrentes de extravio ou danos. g) Não será mais disponibilizada rede Wi-Fi aberta para acesso livre no espaço da escola. Os aparelhos que farão uso da rede do Curso G9 serão registrados diretamente no LTI da escola. O Chromebook do aluno já estará automaticamente registrado na rede institucional; h) Todas as redes sociais e aplicativos de mensagens serão bloqueados no Chromebook de alunos. Certos de contar com sua compreensão e colaboração, agradecemos e nos colocamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. A Direção

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30 de janeiro de 2025

Comunicado: procedimentos a respeito da nova legislação nacional sobre o uso de dispositivos eletrônicos

Equipes do Curso G9 são destaques no Torneio Brasil de Robótica 2024

As equipes de robótica do Curso G9, GDroid e GTEeN, se destacaram na Fase Nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizado no Colégio Marista, em Vila Velha (ES), de 13 a 15 de dezembro de 2024. A GDroid foi campeã geral da Categoria High, tornando-se bicampeã nacional após vencer o TBR 2020, além de conquistar o Desafio Prático do TBR 2024. A GTEeN foi vice-campeã geral da categoria Middle 2 do TBR 2024, reafirmando sua força após o título de 2019.“Acredito que as conquistas vieram para encerrar um ciclo de muito trabalho e dedicação de ambas as equipes do Curso G9. Completamos 15 anos do projeto robótica do Curso G9, trazendo o terceiro campeonato nacional, mostrando que estamos no caminho certo e procurando cada vez mais melhorar nossas ações”, explicou Mateus Francisco, professor do Curso G9. “Simplesmente tivemos umas das melhores temporadas dos últimos tempos, conquistando 5 prêmios ao longo de 2024”, completou, ao se referir às conquistas da Fase Regional do TBR.Rafael Scianni Marangon Lima, aluno do 2º ano do Ensino Médio em 2024, disse que a conquista representa todo o esforço da equipe ao longo do ano e de todos os ensinamentos adquiridos nessa trajetória, símbolo de dedicação e trabalho do grupo. “A GDroid começou o ano com uma equipe totalmente nova, com apenas um membro veterano. Então, a princípio, passamos por um processo de capacitação para a evolução dos novatos”, explicou.De acordo com Rafael Lima, durante 2024, a equipe realizou reuniões quinzenais e, em datas próximas aos torneios, foram necessários encontros extras com toda a equipe. “Na área de tecnologia e engenharia (desenvolvimento do robô), as reuniões eram quase toda a semana porque estávamos focados na construção e programação do robô. Vale ressaltar que, mesmo trabalhando muito, a equipe sempre procura ter momentos de confraternização, possibilitando uma maior integração das equipes, garantindo um melhor trabalho em equipe para os torneios”, ressaltou.Daniel Ferreira Olímpio, aluno do 8º ano do Ensino Fundamental II no ano passado, acredita que o vice-campeonato de 2024 reafirma a força da GTEeN, mostrando que a equipe continua entre as melhores do país. “É um reflexo da dedicação e consistência do grupo. Os treinamentos em 2024 foram intensos, sempre buscando aprimorar nosso conhecimento com base na experiência acumulada ao longo dos últimos anos”, destacou.Ele disser que a equipe simula apresentações que ocorreriam no momento da competição, além de realizar treinamentos com relação aos desafios práticos, envolvendo tanto o robô quanto a programação. “No TBR Nacional, a equipe precisou se adaptar a cada etapa, enfrentando desafios e forte concorrência. O trabalho em equipe e a estratégia foram essenciais para alcançar o resultado. Além dos desafios, o momento gerou memórias inesquecíveis, que acrescentaram muito às vidas de todos os membros”, concluiu.Para 2025, as duas equipes esperam conquistar grandes resultados. “Nossa expectativa é ir ainda mais longe e buscar o título, especialmente com a bagagem adquirida no vice-campeonato de 2024. A maioria dos membros continuará na equipe, mantendo um time forte, coeso e unido”, disse Daniel.

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13 de janeiro de 2025

Equipes do Curso G9 são destaques no Torneio Brasil de Robótica 2024

Alunos do 7º ano do Fundamental II realizam Festa do Livro com a Coleção Vaga-Lume

No 3º trimestre letivo, durante as aulas de Literatura com a professora Cláudia Fortes, os alunos do 7º ano do Fundamental II (Turmas F71 e F72) do Curso G9 se dedicaram à leitura do livro “A Turma da Rua Quinze” da Coleção Vaga-Lume. Para enriquecer o estudo, os alunos entrevistaram a auxiliar de biblioteca, Juliana Aparecida da Silva, sobre a importância da leitura. Em seguida, organizaram a Festa do Livro – Coleção Vaga-Lume. Cada aluno leu um livro diferente da coleção, escolheu um personagem para se caracterizar e resumiu a história no dia da festa. A apresentação final aconteceu na Biblioteca, em 28 de novembro.“O projeto é uma oportunidade para os alunos se envolverem profundamente com a literatura. Ao lerem diferentes obras da Coleção Vaga-Lume e se caracterizarem como personagens, eles não apenas desenvolvem suas habilidades de leitura e interpretação, mas também estimulam a criatividade e a empatia", explicou a professora.Saiba mais sobre o segmento neste link.

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06 de dezembro de 2024

Alunos do 7º ano do Fundamental II realizam Festa do Livro com a Coleção Vaga-Lume

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