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NOTÍCIAS

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da primeira fase da 20ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), competição que reúne escolas públicas e privadas brasileiras. A prova, realizada em 3 de junho, reuniu 115 alunos do Curso G9. A segunda etapa acontecerá em 25 de outubro.

 

A olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), criada em 2005, tem desempenhado um papel fundamental na promoção do estudo da matemática e na identificação de talentos na área. Com o objetivo de estimular e promover o estudo da matemática, a OBMEP tem contribuído significativamente para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil, oferecendo material didático de qualidade para um maior número de alunos brasileiros.

 

A OBMEP também desempenha um papel crucial na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento. Ao proporcionar oportunidades educacionais para alunos de diferentes regiões e contextos socioeconômicos, a olimpíada contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, onde todos têm acesso ao conhecimento e às oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional.

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06 de junho de 2025

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam da 20ª edição da OBMEP

Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I tiveram uma saborosa aula de culinária na disciplina de Inglês, com a professora Thaís Ribeiro. Eles aproveitaram os verbos de culinária que estavam aprendendo no livro e colocaram tudo em prática, fazendo uma deliciosa pizza.

 

“As turmas seguiram a receita em inglês, falaram os verbos enquanto preparavam os ingredientes e, claro, se divertiram muito. Foi uma forma leve e gostosa de aprender”, explicou a professora.

 

A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças.

 

Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.

 

Saiba mais nestelink.

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03 de junho de 2025

Aula de culinária em inglês: aprendendo com diversão e sabor

Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) viveram um momento especial: enterraram uma cápsula do tempo na área verde do Curso G9, próximo às quadras de areia do colégio. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, 30 de maio.

 

Esse projeto foi desenvolvido ao longo das aulas de Língua Inglesa, com a professora Daniele Faria, com foco no tema “Then and now” (“Antes e agora” – Passado e presente).

 

Durante as aulas, os alunos refletiram sobre suas preferências atuais: músicas, jogos, objetos, e registraram tudo em inglês, criando um verdadeiro retrato de quem eles são em 2025. Para finalizar, cada item foi descrito oralmente em inglês no momento da colocação na cápsula, e eles escreveram cartas para quem for abrir esse tesouro… daqui a 3 anos!

 

“Mais do que uma atividade, foi uma viagem no tempo recheada de significado e aprendizagem! Agora, é só esperar até 2028 para relembrar tudo isso”, explicou a professora Daniele Faria.

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30 de maio de 2025

Uma viagem no tempo: alunos enterram cápsula do tempo no Curso G9

Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9

Alunos do 8º ano (Turma F82) do Ensino Fundamental II durante aula Lego, com a professora Tamara Moraes Amorim: a atividade focou na programação de como utilizar em conjunto os sensores de toque e ultrassônico, e os dois tipos de motores, bem como a movimentação do robô em diversas direções.

 

A turma explorou a programação de robôs com garras e teve, como missão, programá-los robô para identificar, capturar, mover e soltar objetos com precisão, utilizando sensores e ajustando os movimentos da garra. Em seguida participaram de uma corrida carregando objetos.

 

O Curso G9 usa a metodologia, que inclui o material Lego, em seu planejamento pedagógico desde 2011. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a EducationFor Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.

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26 de maio de 2025

Programação de robôs com sensores e motores na aula de Lego do Curso G9

Alunos do Ensino Médio apresentaram trabalho interdisciplinar sobre globalização

Alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio apresentaram um trabalho interdisciplinar na área de Humanas e Arte no 1º trimestre de 2025. As disciplinas envolvidas foram História, Geografia, Sociologia/Filosofia e Artes. O tema do trabalho foi "Globalização" e o subtítulo "Conhecendo o mundo, antes que o mundo acabe". A apresentação foi realizada em 20 de maio, na sala PV.

 

Os objetivos do trabalho incluíram conceituar globalização, identificar as consequências da globalização no mundo, no Brasil e em Itajubá, e pesquisar sobre o passado de Itajubá em diferentes setores, estabelecendo comparações com o presente sob o ponto de vista da globalização.

 

Além disso, o trabalho visou avaliar o impacto da globalização na sociedade sob os aspectos positivos e negativos nas diferentes áreas, como econômica, social, saúde e esportiva, dentre outros. Concluir sobre as ações que devem ser tomadas para que a globalização seja positiva e não tire a identidade das diferentes culturas também foi um objetivo.

 

Por fim, o trabalho buscou desenvolver atitudes de respeito às culturas, de paz e bom convívio com as diferenças, e promover atividades de confraternização numa festa de nações com suas diferentes culturas.

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23 de maio de 2025

Alunos do Ensino Médio apresentaram trabalho interdisciplinar sobre globalização

Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025

Alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participaram da 28ª Edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que acontece anualmente em escolas da rede pública e privada de todo o Brasil. A prova, realizada em 16 de maio, reuniu 137 alunos do Curso G9. No ano passado, alunos do Curso G9 conquistaram 19 medalhas

 

A OBA é um programa permanente da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), com o objetivo de estimular o interesse pela astronomia e astronáutica entre jovens estudantes, promovendo a educação científica e a formação de futuros profissionais da área.

 

A OBA também visa promover a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, envolvendo alunos, professores, coordenadores, diretores, pais, escolas, planetários.

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20 de maio de 2025

Alunos do Curso G9 realizam prova da OBA 2025

Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais de xadrez na edição 2025 da FENAC

Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais na edição 2025 da FENAC – Festival Nacional da Criança, organizada pela Confederação Brasileira de Xadrez (Xadrez). A competição foi realizada em Teresinha, capital do Piauí, de 30 de abril a 04 de maio.Giovanna Almeida Magalhães venceu a modalidade Blitz da competição, o único título que faltava na sua galeria de agora oito conquistas nacionais. Júlia Neves de Araújo conquistou invicta a modalidade Clássica do Sub 10 Feminino, tornando-se bicampeã  brasileira de xadrez, e sendo a única atleta da categoria a se tornar representante oficial do Brasil no Mundial, Pan-americano e Sul-americano de xadrez.“Essa conquista é o reflexo de todo o esforço, disciplina e talento que Giovanna demonstra diariamente em seus treinamentos. Em 2023, ela já havia conquistado os títulos nas modalidades Rápida e Clássica”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins. O oitavo título nacional de Giovana Almeida  veio após uma performance impressionante e invicta, com quatro vitórias e dois empates em seis partidas.“Estou muito orgulhosa de tudo o que ela conquistou até aqui e animada para ver onde seu talento pode levá-la", disse a mãe de Júlia, Camila de Fátima Neves Araújo. "Ela teve um desempenho impressionante porque é um campeonato de nível técnico altíssimo. Sua dedicação e talento fizeram a diferença!" completou.Para o professor do Curso G9, Toninho Martins, “a atleta Júlia Neves de Araújo também fez bonito na competição e conquistou o título na modalidade Clássica de sua categoria”. Na modalidade Blitz, também teve um ótimo desempenho, ficando em 7º lugar, além do 4º lugar na modalidade Rápida.Toninho Martins disse que outra novidade é que Giovanna Almeida Magalhães fez sua estreia no Fenac Rápido Absoluto, no Sub 10, e garantiu o seu primeiro pódio, ficando em 9° lugar entre os mais de 30 meninos da categoria.Durante o encerramento do evento, Giovanna Almeida Magalhães recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, uma medalha em homenagem por ser a única menina a disputar os torneios absolutos.

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05 de maio de 2025

Atletas do Curso G9 conquistaram dois títulos nacionais de xadrez na edição 2025 da FENAC

Equipe de Xadrez do Curso G9 é destaque na Microrregional do JEMG 2025

A equipe de Xadrez do Curso G9 obteve excelente desempenho na Etapa Microrregional do JEMG 2025 de Xadrez, classificando atletas em todas as categorias participantes para a Fase Regional. A competição foi realizada em Piranguinho/MG, no dia 30 de abril. 

 

Enzo de Almeida (Módulo II Masculino) conquistou a medalha de prata, empatado em pontuação com o primeiro colocado, perdendo apenas nos critérios de desempate.

Letícia Gonçalves, em sua estreia no JEMG,  conquistou o bronze com quatro vitórias em cinco rodadas no Modulo I Feminino.

João Vitor Pedrosa (Módulo I Masculino) finalizou invicto, com quatro vitórias e um empate, também conquistando a medalha de bronze.

 

Destaque também para Melissa Gorrão, Cauã Mouallem e Davi Brito, estreantes no JEMG.

 

“Esses resultados demonstram a tradição do Curso G9 em competições escolares.  De seis representantes, quatro eram estreantes e, mesmo assim, alcançamos excelentes colocações em um evento altamente competitivo, em um ano de significativa renovação da nossa equipe”, disse o professor de Xadrez, Toninho Martins.

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02 de maio de 2025

Equipe de Xadrez do Curso G9 é destaque na Microrregional do JEMG 2025

Alunos do Ensino Fundamental II visitam Hangar 2º EIA

Alunos do Turmas 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II visitaram, em 23 de abril, o projeto “Hangar 2º EIA”, sediado na cidade de Itajubá/Minas Gerais. O projeto é inspirado na história do 2º Esquadrão de Instrução Aérea (2º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA) com o objetivo de aproximar o mundo da aviação aos jovens em formação.

 

A proposta visa ampliar a divulgação da Força Aérea Brasileira (FAB) ao público de regiões mais distantes das unidades aéreas por meio da realização de uma visitação monitorada composta por uma série de dinâmicas. O projeto não possui fins lucrativos ou qualquer intenção de acúmulo de capital.

 

As visitações estão programadas para serem realizadas duas vezes ao ano, sendo organizadas semestralmente de acordo com o calendário escolar. Devido ao espaço disponível no local e por questões de segurança, o público é selecionado pelas escolas convidadas a participar do projeto.

 

Espaço do Hangar 2º EIA

A sede do projeto está localizada em um condomínio particular residencial no município de Itajubá, e é composta por um espaço de dois pavimentos com uma área total de 300 m² construídos. O térreo possui uma área social, sendo desenvolvido nesse espaço as dinâmicas com os simuladores de voo, generalidades da aviação e palestras. O primeiro andar conta com a área do hangar onde está localizada a aeronave e os demais ambientes que compõem as dinâmicas de apresentação.

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28 de abril de 2025

Alunos do Ensino Fundamental II visitam Hangar 2º EIA

Júlia Neves de Araújo conquista título de Mestre Nacional Feminino de Xadrez

A aluna Júlia Neves de Araújo conquistou, pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), órgão máximo do esporte no Brasil, o título de Mestre Nacional Feminino de Xadrez (WNM). A titulação é decorrente do ótimo desempenho da atleta no Festival Sudeste, realizado no final de março, em Pindamonhangaba-SP."Fiquei realmente feliz e muito emocionada, pois é uma conquista muito grande para mim. Essa titulação tem uma importância muito grande porque representa o reconhecimento de todo o meu esforço, dedicação, garra e amor pelo xadrez", Júlia Neves de Araújo.A CBX instituiu a titulação feminina em 2022, com o intuito de promover a igualdade de gênero no xadrez.A enxadrista, que é a atual campeã brasileira de Xadrez Escolar, se prepara para jogar o maior torneio de xadrez do Brasil, o Festival Nacional da Criança (FENAC), no mês de maio, em Teresina-PI.Júlia Neves de Araújo entra para o seleto grupo de enxadristas do Curso G9 que conquistaram títulos de mestres nacionais – leia mais aqui.

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25 de abril de 2025

Júlia Neves de Araújo conquista título de Mestre Nacional Feminino de Xadrez

Grupo G9 EmCanto realiza primeira Saída Musical de 2025

O Coral G9 EmCanto, que tem como regente o maestro Vítor Emanuel de Souza Soares, fez uma apresentação à comunidade escolar na primeira Saída Musical do ano letivo 2025, em 31/03. O grupo é formado por alunos do Ensino Fundamental I.O canto coral é uma atividade complementar que oferece aos alunos um momento de vivência musical através de um repertório de qualidade, com canções populares brasileiras, folclóricas, canções de compositores locais e de outros povos. Nessa atividade são feitas novas leituras e arranjos das canções, estimulando a criatividade e a expressão.No Ensino Fundamental I, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua  socialização, progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos. Além dos avanços cognitivos, o Ensino Fundamental I deve proporcionar às crianças oportunidades de convivência e interação com respeito e acolhimento à diversidade. Saiba mais neste link.

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03 de abril de 2025

Grupo G9 EmCanto realiza primeira Saída Musical de 2025

Guia de Profissões leva alunos à Faculdade de Medicina de Itajubá

Alunos do 3º ano do Ensino Médio e do Pré-vestibular participaram de uma visita à Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT), acompanhados por Renato Castro Cardoso, do Departamento de Vestibulares. A visita, em 12 de março,  integra as atividades do Guia de Profissões do Curso G9, projeto que oferece informações sobre as profissões, os cursos, as universidades. Usa como estratégia palestras e conversas com diferentes profissionais de universidades sobre os cursos oferecidos. Outras iniciativas envolvem ex-alunos e profissionais do mercado para uma conversa sobre as dúvidas que sentiram ao escolherem a profissão, sobre a própria profissão e sobre as oportunidades do mercado e as habilidades e competências exigidas no século XXI.Saiba mais sobre 0 3º ano do Ensino Médio e do Pré-vestibular neste link.

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20 de março de 2025

Guia de Profissões leva alunos à Faculdade de Medicina de Itajubá

Alunos do Ensino Médio participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Estudantes do Ensino Médio participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), organizada pelo Instituto Butantan e apoiada pela Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB). O objetivo da competição é promover e disseminar o conhecimento nas áreas da Biologia. A competição possui três fases eliminatórias em nível nacional e uma etapa internacional. No total, 38 alunos do Ensino Médio do Curso G9 participaram da prova, em 14 de março.Os objetivos gerais da Olimpíada Brasileira de Biologia incluem descobrir jovens talentos com aptidões para o estudo de Biologia, incentivar a população jovem a se interessar por essa ciência, promover a aproximação entre pesquisadores, professores e estudantes do Ensino Médio, e estimular o ensino, o estudo e a pesquisa na área de Biologia.Os objetivos específicos da Olimpíada Brasileira de Biologia são identificar os estudantes de Biologia do Ensino Médio, encorajando-os com certificações, e selecionar e capacitar estudantes que comporão as delegações que representarão o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Biologia.

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18 de março de 2025

Alunos do Ensino Médio participaram da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Turmas do 2º ano usam o Espaço Ciências para aula prática de Química

Alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turmas M21 e M22) usaram o Espaço Ciências para uma aula prática de Química, com o professor Edson Gonçalves. A atividade teve apoio do professor Vicente Carlos Martins.O objetivo da aula foi investigar o pH de diferentes substâncias utilizando o repolho roxo como indicador ácido-base, relacionado a mudança de cor com a concentração dos íons H3O+ e OH- e visando ampliar o entendimento sobre os ácidos e as bases.“Observar a coloração da mistura ácido-base com o objetivo de compreender a importância das reações de neutralização ácido-base em nosso dia a dia sendo vitais para o funcionamento do nosso organismo, e também, condicionar o ambiente e as atividades agrícolas”, explicou Edson Gonçalves.

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14 de março de 2025

Turmas do 2º ano usam o Espaço Ciências para aula prática de Química

Turmas do Ensino Fundamental I assistem teatro de sensibilização para a Feira 2025

A professora Vanessa Dalla Rosa e o monitor Jhonatann Santos encenaram uma peça teatral para sensibilizar os alunos do Ensino Fundamental I para a Feira do Conhecimento 2025, que que tem como tema geral “Atitudes para renovar o mundo”. Como Mafalda e Miguelito, respectivamente, a dupla abordou temas importantes para a sustentabilidade do planeta. Mafalda, a icônica personagem criada pelo cartunista argentino Quino, é uma menina de seis anos, que tem um profundo senso de justiça e uma visão muito crítica sobre o mundo ao seu redor. Mafalda sempre busca um mundo melhor. Ela ensina que devemos pensar sobre o que acontece à nossa volta. Não precisamos aceitar tudo como está, podemos fazer perguntas e buscar mudanças! Ela também nos lembra da importância de cuidar do nosso planeta e tratar os outros com respeito.A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral. O projeto envolve alunos da Educação Infantil ao 2º ano do Ensino Médio.

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10 de março de 2025

Turmas do Ensino Fundamental I assistem teatro de sensibilização para a Feira 2025

Grupo coral CantaG9 abre inscrições para novos membros

O CantaG9, grupo de canto coral do Curso G9, está com as inscrições abertas para novos membros. Podem participar pais e responsáveis pelos alunos, funcionários e professores do colégio. Os ensaios acontecem todas as terças-feiras, às 18h, na Sala de Arte do colégio.O maestro Amaury Vieira, regente do coral, compartilhou algumas palavras de encorajamento para aqueles que têm interesse em participar, mas possuem receios. Ele destacou que todos os cantores corais iniciam os ensaios com exercícios que ajudam na qualidade vocal. "Nos corais do G9, além do maestro, temos também um profissional que cuida da respiração adequada para cantar e prepara a voz do cantor com exercícios preliminares que chamamos de aquecimento vocal ou vocalise. Portanto, não se preocupe, pois logo sua voz estará preparada para cantar".Para aqueles que sentem vergonha de se apresentar em público, Amaury Vieira ressaltou que o coral, por ser uma atividade coletiva, é um excelente meio de reduzir a inibição pública. "No coral, as ações, por serem coletivas, exigem menos olhares do público para a individualidade. No coral, somos um somando ao outro, com a nossa voz e presença cênica, com muitos outros cantores. A soma das vozes é o que mais atrairá a plateia", explica. “Cantar é bom! Vem cantar com a gente!”, conclui.INSCRIÇÃOPara se inscrever no Canta G9, clique aqui e responda o formulário: é simples e rápido.

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20 de fevereiro de 2025

Grupo coral CantaG9 abre inscrições para novos membros

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