Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica da
3a série do Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de
um ano, visa:
· À
consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino
Fundamental e na 1a e 2a séries do ensino médio e a preparação imediata mais
intensa para o Curso Superior;
· À
preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar
aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas
condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
· Ao
aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o
desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Material de Ensino –
Plataformas Digitais
Plataforma Geekie One: parceria tecnológica com material
que apresenta, na plataforma virtual, sólidos conteúdos científicos e humanos,
com relações significativas de crescente grau de abrangência e abstração. Esse
material atende, de maneira eficaz, o contexto plural no qual o nosso ensino
está inserido.
Plataforma Google for
Education: parceria
tecnológica domínio oficial do google for Education (conta exclusiva) do Curso
G9, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio
oferece aos seus alunos. A sua utilização complementa e potencializa o uso das
plataformas já existentes no ensino médio.
Itinerários
Formativos
Os Itinerários
Formativos são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio
(Lei nº 13.415/2017). Formam um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas,
núcleos de estudo, dentre outros formatos de situação de trabalho que os alunos
escolherão fazer. A lei exige que os itinerários sejam voltados ao
empreendedorismo, à investigação científica e à mediação e intervenção
sociocultural. Eles contemplam as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da
Natureza e Ciências Humanas.
Protagonismo Juvenil
Na 3ª série o objetivo
dos Itinerários Formativos é oferecer aos estudantes uma formação aprofundada
das disciplinas do núcleo comum, a fim de que se preparem de maneira mais
aprimorada para o vestibular e para a vida. O aluno escolherá, dentre os
itinerários oferecidos pela escola (veja abaixo), aqueles que se encaixam em
suas preferências e intenções de carreira e de vestibular, entendendo aí o
curso e a universidade escolhida.
Na 3ª série e PV os
itinerários são dados através dos GE – Grupos de Estudo:
LINGUAGENS
· GE
de Literatura – Regiane Aparecida de Souza: estudo dos livros de literatura
exigidos nos vestibulares UNICAMP e FUVEST, além de outros estudados conforme
demanda dos vestibulares em que os alunos se inscreverem.
· GE
de Arte – Anabel Faria Floriano Ribeiro: revisão e aprofundamento da História
da Arte.
· GE
de Interpretação de Texto – João Eduardo Sita: desenvolvimento da habilidade de
interpretação de textos dissertativos e poemas, através da análise de questões
de vestibulares de anos anteriores.
· GE
e Oficina de Redação – Paola Ricetto e Maria Aparecida Fernandes:
desenvolvimento apurado da habilidade de registro escrito das ideias nos
gêneros textuais exigidos pelos vestibulares.
MATEMÁTICA
· GE
de Matemática – Giovanni Henrique Faria Floriano: aprofundamento e revisão de
assuntos cobrados de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau
de dificuldade maior do que o desenvolvido em aula.
CIÊNCIAS DA NATUREZA
(obrigatório)
· GE
de Química – Ítalo Mammini Filho: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados
de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade
maior do que o desenvolvido em aula.
· GE
de Biologia – Tadeu Carlos Silva: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados
de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade
maior do que o desenvolvido em aula.
· GE
de Física – Kleber Luiz Nogueira: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados
de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade
maior do que o desenvolvido em aula.
CIÊNCIAS HUMANAS
· GE
de História – Patrícia Ribeiro: estudo de temas chave da História, recorrentes
nos vestibulares e fundamentais para o bom entendimento da História do Brasil e
do mundo.
· GE
de Geografia – Marília Gil de Souza: estudo dos temas mais palpitantes da
geopolítica atual.
· GE
de Filosofia e Sociologia – Prof. Petrus Ferreira Ricetto: revisão e
aprofundamento da História da Filosofia e da Sociologia.
Preparação ao Vestibular
O Ensino Médio oferece
seis simulados anuais Geekie One modelo Enem e dois simulados Fuvest e Unicamp
– 1ª fase (preparação específica ao vestibular),
Os simulados, além de se
prestarem à avaliação do conhecimento do aluno, também os preparam para desenvolver
habilidades específicas necessárias à realização da prova, como resistência do
corpo para quatro ou cinco horas ininterruptas de prova, administração do tempo
para conseguir fazer todas as questões e a redação, estratégia adequada para o
preenchimento correto do gabarito, controle mental e psicológico da ansiedade e
da pressão presentes no momento dos vestibulares, dentre outras orientações
feitas ponto por ponto, aluno por aluno.
O Geekie One oferece uma
plataforma de jogos em preparação ao vestibular intitulada Geekie Games, que,
de maneira lúdica, revê os conteúdos exigidos no ENEM. Ao final, a plataforma
gera um plano de estudo, sugere conteúdos que devem ser revistos e exercícios
específicos para as dificuldades detectadas nas respostas dadas nos jogos.
Setor de Vestibular
O Curso G9 tem um
departamento específico para atender as demandas dos alunos relativos ao
vestibular como acompanhamento das inscrições, informações sobre universidades
e cursos no Brasil e no exterior, publicações de “dicas” de vestibular,
estatística dos resultados de aprovação, dentre outros.
Guia de Profissões
Atividade que oferece
informações sobre as profissões, os cursos, as universidades. Usa como
estratégia palestras e conversas com diferentes profissionais de universidades
sobre os cursos oferecidos. Traz também ex-alunos e profissionais do mercado
para uma conversa sobre as dúvidas que sentiram ao escolherem a profissão,
sobre a própria profissão e sobre as oportunidades do mercado e as habilidades
e competências exigidas no século XXI.
Atividades
Complementares
· Plantões
de Dúvida e Reforço: atividades oferecidas à tarde. Os alunos são livres para
frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos
são convidados a participar.
· Laboratório
de Redação: atividade oferecida à tarde. Os alunos são livres para
frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade no registro escrito das ideias
são convidados a participar.
· Olimpíadas
Escolares: O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela
formação cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as
olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como
autonomia, respeito e trabalho em equipe. Os alunos participam de várias
competições do gênero, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB),
organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todo ano a escola
consegue ótimos resultados após superação de milhares de outras equipes de todo
o Brasil, já tendo obtido várias medalhas. Participamos da OBA, Canguru de
Matemática, Informática, Ciências, dentre outras, e obtivemos medalhas em todas
as olimpíadas. Algumas universidades oferecem vagas que podem ser preenchidas
com os resultados dessas olimpíadas. Em 2020 um aluno entrou na UNIFEI por meio
da medalha de ouro obtida na OBA.
· Oficina
de Robótica: oficina com duas vertentes – robótica para participação em
campeonatos e robótica como oficina de aprendizagem de programação robótica. Na
3ª série participam somente os alunos que já caminhavam com a robótica em anos
anteriores e estão no processo de competição estadual e nacional.
· Oficina
de Dança: atividade integrada à Educação Física. Os alunos estudam os
diferentes tipos de dança e montam coreografias e vídeos para apresentação em
eventos do Curso G9.
· Oficina
de Teatro: atividade que objetiva desenvolver a veia artística do aluno, sua
desinibição e autoconhecimento. Os alunos estudam os diferentes tipos de teatro
e montam espetáculos curtos e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9
ou para sensibilização a situações importantes como cuidados com o Chromebook,
cumprimento dos protocolos Covid, dentre outros.
· Educação
Física por Modalidades: disciplina não obrigatória na 3a série. A Educação Física
é oferecida como oportunidade de relaxamento e movimentação corporal, tão
necessária num ano em que o aluno fica muito tempo sentado, estudando. A
modalidade esportiva é escolhida ao gosto do aluno e, se quiser aprofundar,
poderá fazer parte da equipe de competição do Curso G9: handebol, badminton,
vôlei, basquete, futsal, atletismo e futebol de campo.
· Xadrez
– Pedagógico e de Competição. Na 3ª série é oferecido o pedagógico, que
desenvolve e aperfeiçoa diferentes habilidades mentais. Participam do xadrez de
competição aqueles alunos que já fazem parte da equipe da escola há bastante
tempo.
· Violão - Básico e Avançado
· Orquestra
Experimental
· Banda
musical
G9 Social
Atividade oferecida à tarde. É o projeto social institucional do Curso G9. Os alunos se inscrevem livremente neste grupo. Nele são desenvolvidas ações sociais junto a instituições que apoiam pessoas em risco social, além de outras ações que se fazem necessárias à medida em que o grupo de alunos avalia as diferentes situações de risco social que se apresentam na comunidade. Tradicionalmente, promovem, com apoio dos diferentes segmentos, o Natal Solidário junto a uma instituição da cidade. Para captação de recursos é realizado, anualmente, o Bazar Solidário, dentre outras ações.
O G9 Social é composto
por diferentes grupos de trabalho que contemplam alunos, funcionários, família
dos diferentes segmentos da escola: informática, comunicação, captação de
recursos, pedagógico, meio ambiente, administrativo.
< VOLTAR