Loader Image

3ª Série e Pré-vestibular


 

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da 3a série do Ensino Médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de um ano, visa:

· À consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e na 1a e 2a séries do ensino médio e a preparação imediata mais intensa para o Curso Superior;

· À preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

· Ao aprimoramento do educando como pessoa, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

 

Material de Ensino – Plataformas Digitais

Plataforma Geekie One: parceria tecnológica com material que apresenta, na plataforma virtual, sólidos conteúdos científicos e humanos, com relações significativas de crescente grau de abrangência e abstração. Esse material atende, de maneira eficaz, o contexto plural no qual o nosso ensino está inserido.

 

Plataforma Google for Education: parceria tecnológica domínio oficial do google for Education (conta exclusiva) do Curso G9, com o objetivo de aprimorar e facilitar os serviços online que o colégio oferece aos seus alunos. A sua utilização complementa e potencializa o uso das plataformas já existentes no ensino médio.

 

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos são uma das grandes mudanças propostas pela reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415/2017). Formam um conjunto de disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo, dentre outros formatos de situação de trabalho que os alunos escolherão fazer. A lei exige que os itinerários sejam voltados ao empreendedorismo, à investigação científica e à mediação e intervenção sociocultural. Eles contemplam as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

 

Protagonismo Juvenil

Na 3ª série o objetivo dos Itinerários Formativos é oferecer aos estudantes uma formação aprofundada das disciplinas do núcleo comum, a fim de que se preparem de maneira mais aprimorada para o vestibular e para a vida. O aluno escolherá, dentre os itinerários oferecidos pela escola (veja abaixo), aqueles que se encaixam em suas preferências e intenções de carreira e de vestibular, entendendo aí o curso e a universidade escolhida.

 

Na 3ª série e PV os itinerários são dados através dos GE – Grupos de Estudo:

 

LINGUAGENS

· GE de Literatura – Regiane Aparecida de Souza: estudo dos livros de literatura exigidos nos vestibulares UNICAMP e FUVEST, além de outros estudados conforme demanda dos vestibulares em que os alunos se inscreverem.

· GE de Arte – Anabel Faria Floriano Ribeiro: revisão e aprofundamento da História da Arte.

· GE de Interpretação de Texto – João Eduardo Sita: desenvolvimento da habilidade de interpretação de textos dissertativos e poemas, através da análise de questões de vestibulares de anos anteriores.

·  GE e Oficina de Redação – Paola Ricetto e Maria Aparecida Fernandes: desenvolvimento apurado da habilidade de registro escrito das ideias nos gêneros textuais exigidos pelos vestibulares.

 

MATEMÁTICA

· GE de Matemática – Giovanni Henrique Faria Floriano: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade maior do que o desenvolvido em aula.

 

CIÊNCIAS DA NATUREZA (obrigatório)

·  GE de Química – Ítalo Mammini Filho: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade maior do que o desenvolvido em aula.

·  GE de Biologia – Tadeu Carlos Silva: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade maior do que o desenvolvido em aula.

·  GE de Física – Kleber Luiz Nogueira: aprofundamento e revisão de assuntos cobrados de maneira recorrente nos vestibulares ou que apresenta grau de dificuldade maior do que o desenvolvido em aula.

 

CIÊNCIAS HUMANAS

· GE de História – Patrícia Ribeiro: estudo de temas chave da História, recorrentes nos vestibulares e fundamentais para o bom entendimento da História do Brasil e do mundo.

·  GE de Geografia – Marília Gil de Souza: estudo dos temas mais palpitantes da geopolítica atual.

·  GE de Filosofia e Sociologia – Prof. Petrus Ferreira Ricetto: revisão e aprofundamento da História da Filosofia e da Sociologia.

 

Preparação ao Vestibular

O Ensino Médio oferece seis simulados anuais Geekie One modelo Enem e dois simulados Fuvest e Unicamp – 1ª fase (preparação específica ao vestibular),

 

Os simulados, além de se prestarem à avaliação do conhecimento do aluno, também os preparam para desenvolver habilidades específicas necessárias à realização da prova, como resistência do corpo para quatro ou cinco horas ininterruptas de prova, administração do tempo para conseguir fazer todas as questões e a redação, estratégia adequada para o preenchimento correto do gabarito, controle mental e psicológico da ansiedade e da pressão presentes no momento dos vestibulares, dentre outras orientações feitas ponto por ponto, aluno por aluno.

 

O Geekie One oferece uma plataforma de jogos em preparação ao vestibular intitulada Geekie Games, que, de maneira lúdica, revê os conteúdos exigidos no ENEM. Ao final, a plataforma gera um plano de estudo, sugere conteúdos que devem ser revistos e exercícios específicos para as dificuldades detectadas nas respostas dadas nos jogos.

 

Setor de Vestibular

O Curso G9 tem um departamento específico para atender as demandas dos alunos relativos ao vestibular como acompanhamento das inscrições, informações sobre universidades e cursos no Brasil e no exterior, publicações de “dicas” de vestibular, estatística dos resultados de aprovação, dentre outros.

 

Guia de Profissões

Atividade que oferece informações sobre as profissões, os cursos, as universidades. Usa como estratégia palestras e conversas com diferentes profissionais de universidades sobre os cursos oferecidos. Traz também ex-alunos e profissionais do mercado para uma conversa sobre as dúvidas que sentiram ao escolherem a profissão, sobre a própria profissão e sobre as oportunidades do mercado e as habilidades e competências exigidas no século XXI.

 

Atividades Complementares

· Plantões de Dúvida e Reforço: atividades oferecidas à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade na aprendizagem dos conteúdos são convidados a participar.

· Laboratório de Redação: atividade oferecida à tarde. Os alunos são livres para frequentá-los, porém aqueles que têm dificuldade no registro escrito das ideias são convidados a participar.

· Olimpíadas Escolares: O projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares, trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e trabalho em equipe. Os alunos participam de várias competições do gênero, como a Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), organizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Todo ano a escola consegue ótimos resultados após superação de milhares de outras equipes de todo o Brasil, já tendo obtido várias medalhas. Participamos da OBA, Canguru de Matemática, Informática, Ciências, dentre outras, e obtivemos medalhas em todas as olimpíadas. Algumas universidades oferecem vagas que podem ser preenchidas com os resultados dessas olimpíadas. Em 2020 um aluno entrou na UNIFEI por meio da medalha de ouro obtida na OBA.

· Oficina de Robótica: oficina com duas vertentes – robótica para participação em campeonatos e robótica como oficina de aprendizagem de programação robótica. Na 3ª série participam somente os alunos que já caminhavam com a robótica em anos anteriores e estão no processo de competição estadual e nacional.

· Oficina de Dança: atividade integrada à Educação Física. Os alunos estudam os diferentes tipos de dança e montam coreografias e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9.

· Oficina de Teatro: atividade que objetiva desenvolver a veia artística do aluno, sua desinibição e autoconhecimento. Os alunos estudam os diferentes tipos de teatro e montam espetáculos curtos e vídeos para apresentação em eventos do Curso G9 ou para sensibilização a situações importantes como cuidados com o Chromebook, cumprimento dos protocolos Covid, dentre outros.

· Educação Física por Modalidades: disciplina não obrigatória na 3a série. A Educação Física é oferecida como oportunidade de relaxamento e movimentação corporal, tão necessária num ano em que o aluno fica muito tempo sentado, estudando. A modalidade esportiva é escolhida ao gosto do aluno e, se quiser aprofundar, poderá fazer parte da equipe de competição do Curso G9: handebol, badminton, vôlei, basquete, futsal, atletismo e futebol de campo.

· Xadrez – Pedagógico e de Competição. Na 3ª série é oferecido o pedagógico, que desenvolve e aperfeiçoa diferentes habilidades mentais. Participam do xadrez de competição aqueles alunos que já fazem parte da equipe da escola há bastante tempo.

· Violão - Básico e Avançado

· Orquestra Experimental

· Banda musical

 

G9 Social

Atividade oferecida à tarde. É o projeto social institucional do Curso G9. Os alunos se inscrevem livremente neste grupo. Nele são desenvolvidas ações sociais junto a instituições que apoiam pessoas em risco social, além de outras ações que se fazem necessárias à medida em que o grupo de alunos avalia as diferentes situações de risco social que se apresentam na comunidade. Tradicionalmente, promovem, com apoio dos diferentes segmentos, o Natal Solidário junto a uma instituição da cidade. Para captação de recursos é realizado, anualmente, o Bazar Solidário, dentre outras ações.


O G9 Social é composto por diferentes grupos de trabalho que contemplam alunos, funcionários, família dos diferentes segmentos da escola: informática, comunicação, captação de recursos, pedagógico, meio ambiente, administrativo.

< VOLTAR

TOPO