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Ensino Fundamental I

(Do 1° ao 5° ano)



Ampliação dos conhecimentos, formação de atitudes e valores

Nessa etapa escolar, os alunos são encorajados e desafiados a ampliar suas experiências e a sua  socialização, progredir em seus conhecimentos, consolidar aprendizagens, desenvolver a autonomia, a capacidade de aprender a aprender, de investigar a realidade e compreender o ambiente natural e social, as artes e os valores em que se fundamenta a sociedade. É um momento importante de consolidação da compreensão da natureza do sistema alfabético de escrita e outros sistemas de registros como signos matemáticos, artísticos, cartográficos e científicos.

 

Além dos avanços cognitivos, o Ensino Fundamental I deve proporcionar às crianças oportunidades de convivência e interação com respeito e acolhimento à diversidade.

 

Conheça algumas características do Ensino Fundamental I do Curso G9:

  • O aluno ocupa lugar central e exerce papel ativo no processo de construção do conhecimento. O professor também exerce papel fundamental, é mediador na relação entre o aluno e o objeto de estudo. As aprendizagens são significativas, os conhecimentos prévios do estudante são valorizados como ponto de partida para aquisição e ampliação de novos conhecimentos.
  • O olhar para as  fases de desenvolvimento, tanto  individual quanto  coletivo, considera e respeita as singularidades de cada criança. As diferentes inteligências são exploradas pelo professor em sala de aula que  incentiva e estimula os alunos na  aquisição das aprendizagens. É com base nessa perspectiva que a escola adota uma postura inclusiva.
  • A avaliação da aprendizagem é contínua. Diversos instrumentos são utilizados durante o processo de ensino-aprendizagem com o objetivo de verificar, acompanhar e intervir quanto à construção e ao domínio das habilidades e competências dos estudantes. Nesse processo, a comunicação e a autoavaliação são instrumentos utilizados que permitem ao aluno assumir atitudes favoráveis a seus estudos e a sua aprendizagem.
  • O respeito ao outro, a autonomia moral e a ética são construções contínuas vinculadas ao desenvolvimento cognitivo e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

 

Material Didático e Plataformas Digitais

Nosso material didático foi escolhido para apoiar o desenvolvimento de habilidades e competências e auxiliar na troca de informações entre as crianças.

 

Associado aos livros didáticos, o uso das tecnologias faz parte da rotina escolar dos alunos e contribui para a potencialização da aprendizagem. Destacamos:



Parceria Geekie

  • Material construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para promover formação integral dos estudantes.
  • Material impresso e digital de todos os componentes curriculares.
  • Plataforma educacional que utiliza inteligência artificial para trazer mais visibilidade para docentes, famílias e gestão pedagógica.
  • Rotinas de pensamento e práticas ativas propostas para estimular o protagonismo dos estudantes e tornar a aprendizagem visível;
  • Proposta da Estação Geekie One: conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com temáticas atuais.
  • Personalização do processo de ensino aprendizagem.

 

Ferramentas Google – Parceria Google for Education 

  • Promoção de  interação entre os alunos, o compartilhamento e a distribuição de materiais didáticos, multimidiáticos;
  • Realização de trabalho simultâneo e colaborativos, realização de videochamadas, dinamização das atividades avaliativas e promoção da interatividade nas aulas.

Os alunos contam com acervo de tabletes, notebooks, Chromebook, equipamentos multimídias em todas as salas de aula e laboratórios de informática para a realização das propostas pedagógicas.

 

Programa Bilíngue

A imersão na língua inglesa acontece nas séries do Ensino Fundamental I através do Programa Bilíngue BRIGHT FUTURES, da editora Oxford. No programa, a abordagem lúdica e natural abrange artes, ciências, expressão corporal, tecnologias, brincadeiras, contação de histórias, com material didático próprio para vivência e conforto das crianças. Em todas as aulas as propostas são conduzidas em inglês através de comandos e exemplos para que os alunos pratiquem o idioma. Os alunos exploram temas, utilizando tecnologia, textos e imagens, o que permite o contato com a língua e a ampliação do conhecimento de mundo.

 

Formação Leitora

No Curso G9 várias ações são desenvolvidas para a formação do leitor literário. Semanalmente, os alunos participam de uma roda de história na biblioteca da escola. O trabalho na biblioteca implica familiarizar os alunos com textos de qualidade, encantá-los com histórias ouvidas ou lidas em um ambiente acolhedor, de modo a estimular a leitura e o empréstimo de livros. Eles são levados para casa, são socializados na roda de leitura da semana. São várias as estratégias usadas para cada série, no momento da aula de biblioteca.

Há, ainda, uma biblioteca em cada  classe organizada com acervo da própria escola,  além da organização de uma biblioteca criada pelos alunos com títulos trazidos por eles.  Outra estratégia é o trabalho com  uma obra coletiva, presente no material do aluno.  O trabalho com esse título é referência para a produção de um  livro de autoria do próprio aluno.

 

Metodologias Ativas

As práticas pedagógicas no Curso G9 valorizam o protagonismo dos alunos através de sua   participação efetiva  na construção do conhecimento e no desenvolvimento das habilidades e competências.   

Como parte dessas metodologias, destacamos a Aprendizagem Baseada em Projetos que tem como objetivo associar o aprender ao fazer.

Alicerçada na realidade, a aprendizagem baseada em  projetos  busca soluções adequadas para cada situação apresentada. O conhecimento é abordado de maneira  global e transdisciplinar através de estratégias de observação, indagação, pesquisa e interpretação.

Destacamos:

  • Projeto Sou feliz, Sou Aluno G9
  • Projeto institucional - Feira do Conhecimento
  • Projeto de leitura e produção de texto
  • Projetos trimestrais

 

Os projetos trimestrais são voltados para os temas transversais contemporâneos e  abrem espaço para pesquisa, reflexão, crítica e contribuem para um conhecimento mais duradouro, com efeito multiplicador, na medida que contribui para a vida social.

  • 1º trimestre - Cidadania e Civismo
  • 2º trimestre -  Educação Financeira
  • 3º trimestre - Alimentação e Saúde

 

 

Movimento Maker – Aulas Lego

As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. Várias propostas são feitas para que o aluno coloque a mão na massa e crie algo.

A união da cultura maker e o pensamento computacional têm como foco desenvolver no aluno algumas habilidades essenciais para o cidadão no século XXI – autonomia, criatividade, espírito investigativo e trabalho em equipe.

A partir do 3º ano acontece a introdução dos estudantes ao universo da programação. A interação entre os pares, o processo de troca de informações e o desenvolvimento da habilidade de ouvir diferentes opiniões e se dispor ao debate também são destaque nesse trabalho.

Os materiais, conjuntos da Lego Education, com variedade de blocos ajudam a promover a compreensão sobre as estruturas e os mecanismos das máquinas construídas pelos alunos.

Há ainda o Craftbox Code, material complementar composto por um estojo individual  contendo tabuleiro, peças de programação e instruções de atividades. Essas atividades  desenvolvem o pensamento computacional e motivam os alunos a realizar atividades no contraturno.

 

Espaços de Aprendizagem

O espaço do Curso G9 é pensado e organizado para facilitar e potencializar as aprendizagens. São espaços que apresentam possibilidades e desafios motores, de interação e de desenvolvimento de habilidades.

 

Equipe Pedagógica

Contamos com uma equipe técnica e docente qualificada e que está em constante formação para reflexão, estudo e aprimoramento da prática pedagógica. Educadores e colaboradores capacitados  para atender às individualidades e  as  necessidades de nossos alunos.

 

Família e Escola

Uma das premissas básicas da educação no Curso G9 é o vínculo família e escola que favorece o desenvolvimento integral das crianças. A família, parte da comunidade escolar, é convidada a participar ativamente no processo educativo. Reuniões de pais, ordinárias e extraordinárias, são realizadas periodicamente  para alinhamento de informações sobre propostas pedagógicas, metodologias de ensino, progressão de aprendizagens e avaliação. Atendimentos individuais com a coordenação pedagógica são realizados para acompanhar o  desenvolvimento do aluno em todos os seus aspectos: cognitivo, emocional, social e físico.

A participação da família  em eventos como festas, atividades culturais e em encerramentos de projetos é estimulada para que vivenciem, com o aluno, o cotidiano da escola.  


Atividades Complementares

Canto Coral: Oferece aos alunos um momento de vivência musical através de um repertório de qualidade, com canções populares brasileiras, folclóricas, canções de compositores locais e de outros povos. Nessa atividade são feitas novas leituras e arranjos das canções, estimulando a criatividade e a expressão.

 

Xadrez: Esse jogo fascinante desenvolve estratégia, disciplina e aguça o raciocínio, além de aprimorar, de maneira saudável, o comportamento competitivo do aluno. Os alunos enxadristas que desejam são inscritos em campeonatos internos e externos. A partir do projeto de Xadrez, foi criado o Clube de Xadrez do Curso G9 que é filiado às federações estadual e nacional de Xadrez.

 

Ginástica Rítmica: As aulas de ginástica rítmica oferecem aos alunos o exercício corporal através do contato com diferentes materiais - corda, arco, bola e fita - e visam a explorar o movimento expressivo e seus elementos: corpo, espaço, ritmo, repertório, improvisação, sons e coreografia.

 

Escolinha de Futebol: De maneira lúdica e saudável, a escolinha visa a desenvolver os principais movimentos, a organização do jogo, as habilidades de coordenação motora e a familiarização com o esporte. Oferecida uma vez por semana, com grupos distintos, divididos de acordo com a faixa etária dos participantes.

 

Educação Motora: As atividades propostas nessas aulas visam a melhorar as funções do metabolismo orgânico, a propiciar o desenvolvimento da consciência corporal e o trabalho com todas as habilidades motoras. Estimulam, também, a prática coletiva e os fundamentos das modalidades esportivas: handebol, voleibol, basquetebol e futebol. O repertório das aulas é variado, nelas  são utilizados jogos e brincadeiras adequados à faixa etária. A formação ética é especialmente favorecida nessas atividades, pois implicam a compreensão da necessidade das normas e o espírito esportivo para regular o convívio e a prática coletiva.

 

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