Loader Image

NOTÍCIAS

Coral Mantiqueira - G9: Marchinhas de Carnaval

Leia Mais
...
21 de fevereiro de 2020

Coral Mantiqueira - G9: Marchinhas de Carnaval

Saúde Vegetal é tema da Feira do Conhecimento

A Saúde Vegetal, tecnicamente conhecida como Fitossanidade, será tema da Feira do Conhecimento 2020, o projeto pedagógico mais longevo do Curso G9. Para dar início aos trabalhos, o professor de Biologia das turmas do Ensino Médio e Pré-vestibular, Rangel Willians Batista, ministrou palestra de sensibilização nesta terça-feira, 18 de fevereiro. O encontro reuniu professores de todos os segmentos de ensino.

 

“Definimos o projeto e tivemos esse primeiro momento de sensibilização, um encontro muito esclarecedor para todos nós. Agora, cada professor irá levar o assunto para debater com os alunos em sala de aula e, posteriormente, organizar as linhas de pesquisa de cada turma”, explicou a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

Para Rangel Batista, o tema é atual e desafiador. “Precisamos ter o mesmo olhar cuidadoso com as plantas como temos com os animais, em especial, os de estimação. Garantir a saúde das plantas é proteger a biodiversidade e o meio ambiente”, ressaltou o professor.

 

FITOSSANIDADE

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) declarou 2020 como o Ano Internacional da Fitossanidade. O plano de ações prevê, de acordo com a ONU, “a mobilização de governos, de indústrias, de cientistas e da sociedade civil para incentivar a inovação científica, reduzir a propagação de pragas e aumentar, nos setores públicos e privados, ações e estratégias permanentes de proteção da biodiversidade”.

 

A meta da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), é promover conscientização global sobre relação entre saúde das plantas e fim da fome: 80% dos alimentos do mundo têm plantas e elas produzem 98% do oxigênio.

 

Isso porque estudo da ONU mostra que as pragas e as doenças das plantas prejudicam gravemente as florestas e são responsáveis pela perda de até cerca de 40% das culturas alimentares no mundo, a cada ano, causando bilhões de dólares de perdas nas colheitas e nas receitas comerciais.

 

“Não precisamos criar novas tecnologias para controlar esse mal, mas saber utilizar as existentes e respeitar o cultivo indicado para cada ecossistema”, completou Rangel.

 

FEIRA DO CONHECIMENTO

O tema da Feira do Conhecimento foi escolhido pelos professores durante a primeira reunião do ano letivo, em 1º de fevereiro.

 

A Feira do Conhecimento é o maior projeto institucional do Curso G9 e tem a missão de compartilhar conhecimento com a comunidade em geral.  A cada ano, a Feira do Conhecimento atrai estudantes e professores de escolas das redes pública e particular de Itajubá e da região.

 

Durante o primeiro e o segundo bimestre, os alunos, orientados pelos professores, realizam  pesquisas e discussões de aprofundamento, participam de bancas de avaliação, da criação da logo e dos spots de rádio para a divulgação desse evento. No terceiro bimestre, acontece a culminância do projeto com a exposição, para o público, do trabalho realizado.

 

 

Leia Mais
...
20 de fevereiro de 2020

Saúde Vegetal é tema da Feira do Conhecimento

Processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular

Reunião presencial marcou o processo seletivo de bolsas de estudos no Pré-vestibular (PV) 2020 do Curso G9. O evento aconteceu na tarde do dia 13 de fevereiro e reuniu cerca de 70 candidatos na Sala do PV.

 

A reunião foi coordenada pelo diretor administrativo do Curso G9, Hilson Háliz Perlingeiro, e pela coordenadora pedagógica do Ensino Médio e do Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza. Durante o encontro, os candidatos viram como funcionará a reta final do processo seletivo de bolsas e conheceram a equipe de funcionários da escola, os professores, as regras da instituição e o material oferecido ao Pré-vestibular – parceiro do Sistema de Ensino Poliedro.

 

O critério escolhido para a concessão de descontos foi a nota que o candidato obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O percentual oferecido pelo Curso G9, nesse exame de bolsas, varia de 5% a 100% de desconto na mensalidade – quanto maior a nota, maior o desconto. Encerrado o evento, os candidatos e seus familiares puderam conhecer o espaço físico da escola e realizar a matrícula no Curso G9.

 

Vale destacar que os candidatos selecionados com as bolsas têm até o dia 21 de fevereiro para efetuar a matrícula. Aqueles que não se matricularem até o prazo final, perderão o direito a desconto obtido durante o processo seletivo.

 

PRÉ-VESTIBULAR

O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.

 

O material utilizado é do Sistema de Ensino Poliedro: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.

 

O Curso G9 conta com uma excelente Estrutura Física: sala climatizada, biblioteca, laboratório de informática, cantina/restaurante (Espaço ConViver) e área verde.

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Curso G9 pelo telefone (35) 3623-1877.

 

Leia Mais
...
17 de fevereiro de 2020

Processo seletivo para bolsas no Pré-vestibular

Projeto “Sou feliz, Sou Aluno G9”

Uma semana de atividades lúdicas e brincadeiras marcaram o projeto “Sou feliz, sou aluno G9”, que aconteceu na primeira semana do ano letivo 2020. O projeto envolve alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Curso G9.

 

“Foi uma semana empolgante e divertida; pudemos perceber isso ao ver a alegria das crianças participando das atividades”, contou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias. “As atividades lúdicas propostas, nessa semana, proporcionam integração entre os colegas e acolhimento do ambiente escolar”, completou.

 

O projeto acontece todos os anos, sempre na primeira semana de aula, pensando na mistura de sentimentos “alegria-insegurança” que toma conta dos alunos e familiares. No primeiro dia de aula, estes foram convidados a adentrar a escola e conhecer o espaço que fará parte de sua vida nesses 200 dias letivos.

 

Durante a semana, os alunos da Educação Infantil participaram de atividades musicais de integração; andaram de bicicleta, triciclo e patinete durante a “Aventura sobre Rodas”; levaram brinquedos à escola para compartilhar com os colegas durante a “Brinquedoteca”; assistiram à peça teatral “O caracol” de Mary França; realizaram pinturas e experimentos com tinta e materiais diversos no “Dia da meleca”.

 

O Ensino Fundamental I,  além das atividades de integração como brinquedoteca, aventura sobre rodas e brinquenique, preparou receitas  no dia do “Mestre Cuca” e, no último dia, apresentou aos familiares as atividades desenvolvidas durante a semana.

“Para as crianças, diversão, acolhimento e interação; para nós educadores, momento importante de conhecer, ainda mais, cada um dos alunos que nos foi confiado”, afirma coordenadora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

“Essa é uma semana em que as crianças aproveitaram bastante, e nós também. É uma alegria receber os alunos no ambiente escolar, nos envolvemos, com carinho, nessa proposta, desde o planejamento até a execução de cada atividade”, destacou Jéssica Dias.

Leia Mais
...
13 de fevereiro de 2020

Projeto “Sou feliz, Sou Aluno G9”

Bolsas no Pré-vestibular 2020 do Curso G9

As inscrições para o processo seletivo de bolsas de estudos no Pré-vestibular 2020 do Curso G9 podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 20 de janeiro. O prazo termina em 12 de fevereiro. O critério para a concessão de descontos é a nota do candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, obtido no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep): quanto maior a nota, maior o desconto.

 

Para fazer a inscrição, os interessados deverão enviar a ficha de cadastro preenchida e o relatório de notas do ENEM 2019 para o endereço eletrônico bolsa@curso-g9.com.br. Após o recebimento desses dados, a inscrição será processada e será enviado um e-mail de confirmação a cada candidato. Caso não receba esse e-mail, entre em contato com a escola.

 

O processo seletivo inclui também uma reunião presencial com todos os candidatos, às 14 horas do dia 13 de fevereiro, na Sala do Pré-vestibular do Curso G9, localizado na Avenida Doutor Jerson Dias, 175, bairro Estiva, em Itajubá/MG.

 

No final do encontro, será divulgada a classificação dos candidatos e o percentual de desconto a ser oferecido. Vale lembrar que os beneficiados com descontos deverão efetuar a matrícula até o dia 21 de fevereiro.  A partir dessa data, perderá o direito ao desconto que, porventura, tenha conquistado.

 

PRÉ-VESTIBULAR

O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.

 

O material utilizado é do Sistema de Ensino POLIEDRO: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.

 

O Curso G9 conta com uma excelente Estrutura Física: sala climatizada, biblioteca, laboratório de informática, cantina/restaurante (Espaço ConViver) e área verde.

 

Para obter mais informações ou esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com o Curso G9 pelo telefone (35) 3623-1877.

Leia Mais
...
17 de janeiro de 2020

Bolsas no Pré-vestibular 2020 do Curso G9

Nota de Esclarecimento - Direção do Curso G9

Quarta-feira, 15/01, fomos surpreendidos com uma postagem, preconceituosa e com linguagem chula, de uma aluna de nossa escola, nas redes sociais. Gostaria de esclarecer que repudiamos, veementemente, tal atitude, pois ela fere a Missão, os Princípios e a Filosofia do Curso G9.

 

Gostaria de esclarecer que, nesses 25 anos de G9, sempre tivemos excelente relacionamento com as escolas públicas, cujos alunos, professores e colaboradores são merecedores de nosso respeito e de nossa consideração; que temos em nossa equipe docente muitos e excelentes professores que também trabalham em escolas públicas.

 

Gostaria, ainda, de ratificar nosso respeito e consideração por todas e quaisquer profissões.

 

Finalmente, gostaria de ressaltar meu orgulho e meus agradecimentos à escola pública onde fiz todo o meu ensino básico e trabalhei como professora e como vice-diretora.

 

Em nome da Comunidade G9,

 

Professora Maria Aparecida Fernandes – Diretora Pedagógica do Curso G9

Leia Mais
...
16 de janeiro de 2020

Nota de Esclarecimento - Direção do Curso G9

Curso G9 cria oficinas no contraturno escolar

O Curso G9 passará a oferecer atividades no contraturno escolar, a partir de 2020, para os alunos da Educação infantil. Esse projeto visa proporcionar educação integral de qualidade aos alunos, desenvolvendo habilidades e competências nos aspectos intelectual, físico, emocional, social e cultural. 

 

“O Curso G9 une ambiente acolhedor, profissionais qualificados e metodologias ativas que visam ao aprendizado e ao bem-estar dos nossos alunos”, explicou a diretora pedagógica do colégio, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira, “serão oferecidas atividades lúdicas e significativas, buscando o equilíbrio entre o cuidado e o trabalho pedagógico, o estímulo e o descanso, a rotina e a novidade”. “O projeto privilegia uma rotina planejada e dinâmica, que proporciona sociabilidade, responsabilidade e autonomia”, completou.

 

As atividades desenvolvidas serão: oficina de teatro, horticultura, culinária, musicalização, habilidades digitais, lego, educação motora, natação, inglês, dança, oficina de artes, judô, futebol, ginástica rítmica, xadrez, recreação dirigida, acompanhamento pedagógico e leitura. “Essas propostas serão intercaladas com momento do lanche, almoço, higiene, soneca e descanso”, ressaltou Jéssica Ferreira.

De acordo com a coordenadora, há duas opções de frequência: de 5 dias (segunda a sexta-feira) e de 3 dias (segunda, quarta e sexta-feira). Ela ressaltou ainda que crianças de 1, 2 e 3 anos, mesmo não matriculados na Educação Infantil do Curso G9, podem frequentar as oficinas pedagógicas no período matutino. As oficinas acontecerão das 7h às 12h, com entrada dos alunos entre 6h50 e 8h.

INFORMAÇÕES

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (35) 3623-1877 ou pelo e-mail marketing@curso-g9.com.br.

Leia Mais
...
08 de janeiro de 2020

Curso G9 cria oficinas no contraturno escolar

Curso G9 amplia parceria com Oxford

O Curso G9, a partir de 2020, irá ampliar o Bright Futures – Programa de Intensificação do Aprendizado da Língua Inglesa, desenvolvido em parceria com a Oxford University Press,. O programa passará a integrar o currículo do 1º e do 2º anos do Ensino Fundamental I, com a carga horária de cinco aulas semanais.

 

“As turmas do 3º, 4º e 5º anos terão duas aulas de inglês por semana e, em 2021, essas turmas passarão a integrar o projeto Bright Futures”, explicou a diretora pedagógica, professora Maria Aparecida Fernandes, durante reunião com os pais, em 19 de novembro.

 

O Bright Futures foi implantado no Curso G9 no ano letivo de 2019, quando aprendizado da Língua Inglesa integrou o currículo das turmas do Maternal II (3 anos), do Jardim I (4 anos) e do Jardim II (5 anos) do Curso G9.

 

O Curso G9 já tem parceria com a Oxford desde 2016, quando o colégio foi uma das três escolas mineiras selecionadas para integrar os projetos da Oxford University Press, os quais buscam oferecer excelência no ensino de Inglês.

 

“O Bright Futures é um projeto internacional voltado para a intensificação do aprendizado da língua inglesa que, também, integra o conteúdo linguístico dessa disciplina, de forma natural, nos programas de Ciências e de Arte ”, explicou. 

 

O programa apresenta metodologia eficaz que resulta em: correta pronúncia desde a educação infantil; trabalho com a consciência fonológica das crianças; desenvolvimento da criatividade; do pensamento crítico; da colaboração e da comunicação que são competências exigidas pelo século XXI.

 

Mais informações sobre o programa e matrículas para 2020, entre em contato pelo telefone (35) 3623-1877 ou pelo e-mail marketing@curso-g9.com.br.

Leia Mais
...
06 de janeiro de 2020

Curso G9 amplia parceria com Oxford

Projeto de Literatura da Educação Infantil

Entre os dias 18 e 28 de novembro, aconteceram os encerramentos do Projeto de Literatura das turmas da Educação Infantil com peças teatrais encenadas pelos alunos. As apresentações, realizadas na Sala de Arte, foram feitas a partir da adaptação do livro que cada turma leu durante o projeto.

 

Os alunos participaram de diferentes situações de leitura, através de diversos recursos: fantoches, vídeos, teatro, imagens em sequência. Também conheceram informações sobre os autores, aprofundaram-se na pesquisa sobre os animais presentes na história e foram convidados a reescrever a obra. Cada turma ensaiou e realizou uma peça teatral. O evento reuniu familiares dos alunos em um momento de integração e cultura.

 

“Desenvolver o hábito de leitura é um processo constante que deve começar na infância, período em que a maioria dos hábitos se formam. Pensando na relevância da literatura infantil, o Curso G9 propõe, através deste projeto, promover um trabalho de leitura utilizando uma abordagem pedagógica divertida e motivadora. Escolhemos obras que tratam valores que queremos semear e despertar nos alunos”, explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

“Este projeto visa desenvolver a imaginação e a habilidade de interpretar histórias, ampliar o vocabulário e o prazer pela leitura, mesmo que a criança não saiba ler formalmente. Visa, ainda, proporcionar ao aluno a oportunidade de se tornar um pequeno escritor e de guiar o seu próprio processo de aprendizagem”, completou.

 

Os alunos do Pré-Maternal trabalharam a obra “Coelho”, de Cristina Klein. Os alunos do Maternal I trabalharam o livro “Ovelha”, da mesma autora. Ambos os livros são sensoriais e proporcionam uma experiência rica para os alunos. A turma do Maternal II leu a obra “De bem com a vida”, de Nye Ribeiro. Já o Jardim I trabalhou com o livro “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky. E os alunos do Jardim II leram “O sanduíche da Maricota”, escrito por Avelino Guedes.

 

Leia Mais
...
27 de dezembro de 2019

Projeto de Literatura da Educação Infantil

Cantata Natalina do Curso G9

A Educação Infantil (EI) do Curso G9 encerrou suas apresentações artísticas do ano letivo de 2019 com uma Cantata Natalina. O evento aconteceu na tarde do dia 05 de dezembro e reuniu familiares e alunos em uma apresentação festiva no ginásio da escola.

 

A Cantata contou com apoio de professoras e monitoras do segmento.

 

Durante a apresentação, os alunos cantaram músicas natalinas brasileiras e também uma canção em Inglês, fruto do trabalho realizado no programa Bright Futures – Programa de Intensificação do Aprendizado da Língua Inglesa, desenvolvido em parceria com a Oxford University Press.

 

Além disso, ao final do evento, alunos e familiares foram surpreendidos com a visita do Papai Noel, que apareceu para desejar Boas Festas a todos.

 

“As datas comemorativas estão integradas ao currículo da escola. Trabalhamos o aspecto cultural de cada festividade, além de explorar valores, alguns personagens e símbolos importantes” explicou a coordenadora da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

O Ensino Médio (EM) do Curso G9 também realizou algumas atividades para comemorar a chegada do Natal. Os alunos da “Oficina de Reaproveitamento de Materiais” confeccionaram diversos enfeites natalinos que estão expostos na escola. Além disso, os alunos do Ensino Médio realizaram mais uma edição do Natal Solidário e reuniram na escola crianças de uma creche e idosos do Lar Vicentino Nossa Senhora das Graças.

 

 

Leia Mais
...
23 de dezembro de 2019

Cantata Natalina do Curso G9

Formaturas encerram as atividade de 2019

Homenagens, agradecimentos e muita alegria marcaram as cerimônias de formatura dos alunos do Jardim II, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental do Curso G9. A tão aguardada festividade teve o objetivo de enaltecer a conquista dos alunos e encerrar os ciclos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II. Recheada de sorrisos, aplausos e abraços calorosos, a celebração foi um momento de despedidas e, também, de entusiasmo para o início de uma novo ciclo.

 

Os eventos, que reuniram pais, familiares, amigos e funcionários da escola, aconteceram no Curso G9, em 14 de dezembro. Além da diretora pedagógica, Maria Aparecida Fernandes; diretor de planejamento, Giovanni Henrique Faria Floriano; e diretor administrativo, Hilson Háliz Dias Perlingeiro; também estiveram nas mesas de honra as coordenadora do Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias; a coordenadora do Ensino Fundamental I, Nilceia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira; e a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.

 

Educação Infantil

Os alunos mostraram muito talento e arte com apresentações durante a cerimônia de formatura. Na abertura, cantaram a canção “The Graduation Song” e, para o encerramento, realizaram apresentações de música e dança.

 

Para serem homenageados, foram convidadas as professoras Ana Paula dos Santos Vieira e Eliana Cristina Barbosa de Almeida e os funcionários Leôncio Guilherme de Barros Júnior e Ana Maria de Souza Silva Barnabé. Os oradores da Turma E51 foram os alunos Melissa Gorrao Marchello, Luís Eduardo Badaró Maciel de Andrade e Alice Sousa Nilo Mazzotti. Já os oradores da Turma E52 foram os alunos Maria Fernanda Custódio de Paula, Laura Grillo Navarro e Augusto Moni Santos.

 

A coordenadora Jéssica Antunes contou sobre a importância de preparar e realizar a formatura: “É com muito carinho que a escola prepara esse momento para as crianças. Celebramos o final de um ciclo e o começo de um novo. Todos nós, ao lado das crianças, nos preparamos há bastante tempo para essa homenagem. Os pais também ficam com bastante expectativa por participar desse encerramento”, explicou.

 

“Fiquei muito emocionada por ser um momento muito especial. É uma fase que realmente marca a vida da criança. A celebração também foi muito bonita e, como sempre, muito bem organizada pelo G9. Com certeza nos recordaremos de tudo isso, e minha filha vai levar essa lembrança para toda a vida”, contou Dayara Martins, mãe da aluna Manoela Lima Martins (Turma E52).

 

Ensino Fundamental I

Os professores homenageados pelos alunos foram Fernando de Carvalho Rodrigues e Mateus Bibiano Francisco. Já entre os funcionários, foram escolhidos o inspetor de alunos Ronaldo Gonçalves Pimenta e Juliana Aparecida de Oliveira Alkmin. Representaram a Turma F51 como oradores os alunos Mariana Ramos de Souza Ferreira e Gabriel Sigoli Bernardis. A Turma F52 foi representada pelos oradores Valentina Cavalcanti Robertson Schmitz e João Pedro Bernardes Fornasier. As juramentistas foram as alunas Ariane Stecca Martins (Turma F51) e a Lívia de Siqueira Correa (Turma F52).

 

“Fazer uma cerimônia dessas, com essa formalidade e colocar a criança numa posição de destaque, tem o objetivo de fazer com que eles valorizem o estudo e entendam a importância de tudo que eles realizam aqui na escola. Depois de muito trabalho durante o ano, precisamos dedicar esse momento para celebrar”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nilceia Juliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

A mãe do aluno Murilo Marcondes (Turma F51), Edina Marcondes, acredita que a celebração da formatura é essencial para formação da criança. “É muito importante celebrar para que eles aprendam, desde cedo, a importância do estudo e se conscientizem da necessidade de se dedicarem ao aprendizado. Eu adorei a celebração e fico muito feliz em ver o crescimento dele aqui dentro da escola”. O aluno Murilo Marcondes ainda completou: “Foi legal a formatura! Fiquei nervoso e feliz ao mesmo tempo.”

 

Ensino Fundamental II

Além do discurso de abertura da diretora Fernandes, o início da cerimônia contou com a participação da Orquestra Experimental do G9.

 

Os professores eleitos pelos alunos para serem homenageados foram Glauber Márcio da Silva Luz e Mateus Bibiano Francisco. Entre os funcionários, o escolhido para a homenagem foi Robson Rogério Bernardo. Os oradores da Turma F91 foram os alunos Isabela Curi Tavares e João Pedro Ferraz Correa Riêra. E quem representou a Turma F92 como oradoras foram as alunas Ana Luisa Duarte da Fonseca e Anna Laura Silva Araujo.

 

A coordenadora pedagógica do Fundamental II, Estela Maria de Oliveira, falou sobre sua felicidade com a celebração: “A escola fica muito feliz em celebrar junto com os pais a conquista de mais uma etapa na vida dos alunos. Agora, eles enfrentarão novos desafios, mas temos a certeza de que possuem a maturidade e preparo necessário para continuarem a ter sucesso”, disse

 

“É essencial para o aluno celebrar essa conquista e o início de uma nova caminhada. Eles percebem que sempre temos que continuar nos aperfeiçoando e valorizam os aprendizados das etapas percorridas. Estou realmente muito alegre com o dia de hoje”, contou Clarice Aragão, mãe do aluno Natã Aragão (Turma F91).

 

Para o aluno Matheus Henrique Moraes Chaves (Turma F92) a formatura é “um momento de reconhecimento das conquistas e de preparação para o futuro. Iniciaremos uma nova fase com mais afinco e dedicação e nos formando para toda a vida”.

 

Leia Mais
...
20 de dezembro de 2019

Formaturas encerram as atividade de 2019

Lista de Material Escolar para 2020

Confira nos links abaixo a relação do material escolar 2020 de cada segmento de ensino.

ENSINO FUNDAMENTAL I

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_1º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_2º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_3º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_4º ano

LISTA DE LIVROS E DE MATERIAL INDIVIDUAL_5º ano

EDUCAÇÃO INFANTIL

LISTA E. INFANTIL_E11_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E21_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E31_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E41_2020_REV. 02

LISTA E. INFANTIL_E51_2020_REV. 02

CONTRATURNO

ENSINO FUNDAMENTAL II

LISTA FUNDAMENTAL 2_6º ANO_2020_REV. 02

LISTA FUNDAMENTAL 2_7º ANO_2020_REV. 02

LISTA FUNDAMENTAL 2_8º ANO_2020_REV. 02

LISTA FUNDAMENTAL 2_9º ANO_2020_REV. 02LISTA E. INFANTIL_E51_2020_REV. 02

Leia Mais
...
20 de dezembro de 2019

Lista de Material Escolar para 2020

"Rádio Nacional - O Musical" em sessão extra

Última apresentação de “Rádio Nacional – O Musical”, em 2019, encheu o Teatro Municipal Christiane Riera mais uma vez. Os encantos do espetáculo cênico atraíram grande público itajubense que prestigiou a bela adaptação da era de ouro da Rádio Nacional. Reunindo um público bastante diverso de jovens, famílias e idosos, a apresentação, realizada em 15 de dezembro, arrancou aplausos e aclamação da plateia.

 

O musical, idealizado pelo maestro Amaury Vieira e encenado pelo Coral Mantiqueira-G9, teve a proposta de realizar um resgate histórico e cultural de parte da história do Brasil e sensibilizar o público através da arte e da música. O realizador do evento foi o Curso G9. As duas primeiras apresentações do espetáculo, em 8 e 9 de novembro, também lotaram o teatro municipal.

 

“O espetáculo encenou a cultura desse importante meio de comunicação que é o rádio, encenado e cantado por um ótimo repertório de clássicos da música popular. E esse resgate histórico foi feito com um trabalho artístico de grande qualidade. Uma oportunidade única para Itajubá. Tivemos, também, um excelente retorno do público, tanto por meio dos comentários quanto pelos aplausos em pé em todas as apresentações”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Essa receptividade do público foi termômetro que nos mostrou que essa é uma iniciativa muito significativa para a população. Todos nós ficamos realmente maravilhados”, completou.

 

A professora de Música do Curso G9, Lúcia Marques Machado, que também é uma das integrantes do Coral, contou que tiveram “um intenso trabalho de preparação vocal e cênica”. “Houve muita dedicação de todos, mas essa preparação e o espetáculo também foram muito divertidos e gratificante. É uma proposta com grande valor cultural para todos os públicos. Um trabalho que emociona as pessoas”, destacou.

 

Com seus 96 anos de idade e um sorriso no rosto, a moradora de Itajubá, Maria Fernandes Silva, conhecida como Dorinha, fez questão de prestigiar o espetáculo e contou que se emocionou bastante: “Esse musical nos deixa feliz e nos faz renovar nossa mocidade. Me senti com 20 anos de idade novamente. Com vontade cantar. Revivi a beleza de antigamente, de outra época. O espetáculo foi um ótimo trabalho. Realmente amei”. O filho de Dorinha, Walter Fernandes, ainda completou: “Foi uma oportunidade muito rica para Itajubá. Casa cheia todas as noites e um trabalho de resgate cultural muito importante. Parabéns ao Curso G9 por essa iniciativa”.

 

Leia Mais
...
18 de dezembro de 2019

"Rádio Nacional - O Musical" em sessão extra

Infantil e EF I encerram atividades extras

Presença de familiares marcou o encerramento das atividades extracurriculares dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Curso G9. Os encerramentos aconteceram entre os dias 18 e 21 de novembro.

 

O Curso G9 oferece aos alunos diversas atividades complementares com o objetivo de contribuir ainda mais para formação de nossos alunos Dentre elas, as aulas de Xadrez, que visa o desenvolvimento do raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas.

 

Além disso, as modalidades de Educação Motora e a Escolinha de Futebol desenvolvem habilidades físicas, por meio das atividades locomotoras, manipulativas e de estabilização.

 

“O que é importante dessas aulas, além da socialização e interação que os alunos têm uns com os outros, é trabalhar a coordenação motora, que é a base para qualquer outra atividade física que nós praticamos”, explicou o professor de Educação Física do Curso G9, Fernando Carvalho.

 

As atividades de encerramento da Educação Motora e da Escolinha de Futebol aconteceram com a presença dos familiares, que também participaram de brincadeiras e jogos com as crianças. Já na modalidade de Xadrez, o encerramento aconteceu por meio de um campeonato interno entre os alunos, que também teve como objetivo de preparar os atletas para o Campeonato Itajubense de Xadrez Escolar 2019, que aconteceu dia 23 de novembro.

 

Leia Mais
...
16 de dezembro de 2019

Infantil e EF I encerram atividades extras

GTEeN é campeã geral da Fase Nacional do TBR

A equipe de robótica GTEeN, do Curso G9, conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país, em 7 e 8 de dezembro, em Guarulhos (SP). Essa categoria envolve alunos entre 9 e 15 anos.

 

Vale destacar que a GTEeN chegou à fase nacional ao vencer a etapa Regional Sul de Minas, realizada em Itajubá. A Gdroid, que conquistou a categoria High da Regional, destinada aos estudantes de 15 a 19 anos, também fez bonito em Guarulhos.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição; Tecnologia e Engenharia, que é o projeto do robô – a sua arquitetura, a sua estrutura e a sua programação; Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe; Desafios Práticos, que são as competições nas mesas – vence a disputa o robô que completar o maior número possível dos desafios propostos.

 

“De certo modo, não foi surpresa essa vitória, mas sim fruto de muito suor e trabalho eficiente de todos os membros do grupo. Isso porque a GTEeN cresceu muito ao longo do ano e, após a fase regional, percebi que, se os ajustes fossem feitos, a equipe chegaria ao topo”, explicou o professor de Matemática do Curso G9, Vicente Carlos Martins, um dos mentores das equipes, ao lado do professor Mateus Francisco.

 

Para a aluna Marina Moreno Motta Carmanhani, da GTEeN, desde o início, “toda a equipe se empenhou e trabalhou muito para essa conquista”. “Foram muitos dias de trabalho e esforço para o tão esperado TBR; nesse período, a equipe se manteve sempre unida e responsável para o desenvolvimento de tamanho projeto como esse”, completou.

 

“Esse foi mais um de todos os incríveis TBR no qual eu pude viver muitas experiências, que levarei para toda a vida. Toda a equipe se esforçou e se divertiu muito. Estamos completamente gratos a todos participantes e, principalmente, aos nossos professores, que nos apoiaram e nos ajudaram a trazer esse troféu inédito para o Curso G9 – esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros”, destacou Marina Carmanhani, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turma F81).

 

O Curso G9 participa de competições de robótica desde 2010. Além da Gdroid e GTEeN, há uma outra equipe, a GnORANGE – que não participou da competição deste ano. “A GTEeN é a equipe mais antiga do Torneio Brasil de Robótica e já obteve todas as premiações possíveis, faltava apenas ser campeã geral do torneio. Agora, a GTEeN é super campeã”, disse Vicente Martins.

 

 

Leia Mais
...
12 de dezembro de 2019

GTEeN é campeã geral da Fase Nacional do TBR

Mesa redonda reúne turmas do 2º ano

Mesa redonda marcou a reta final dos trabalhos das turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I para a Feira do Conhecimento, cujo tema é 150 anos da Tabela Periódica – “O Mapa da Química”. 

O encontro reuniu cinco médicos, que conversaram com os alunos sobre o subtema pesquisado: “Os elementos químicos e o sistema locomotor”. A atividade aconteceu na tarde do dia 30 de agosto. 

Os convidados foram Candice Dala Rosa Soares, Fernanda Tames Zambrana Enomoto, Lívia Carvalho Rodrigues, Raphael da Costa David e Thalita Amaral Amaro, todos pais de alunos da Turma F21. 

Durante todo o projeto da feira, os alunos estudaram sobre o sistema locomotor e as funções do esqueleto. Os profissionais da mesa redonda contribuíram, especialmente, para informar aos alunos sobre a importância de alguns elementos químicos para a saúde do nosso corpo. 

Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de fazer várias perguntas e, de forma bem interativa, ampliar os conhecimentos.

Fonte: Agência Contexto

Leia Mais
...
24 de setembro de 2019

Mesa redonda reúne turmas do 2º ano

TOPO