(Do 6º ao 9º ano)
Jovens
gostam de desafios complexos, de aventuras no mundo digital e de novos
conhecimentos. A proposta do Ensino Fundamental II é promover o desenvolvimento
de habilidades para esse enfrentamento de forma responsável, crítica, prazerosa
e com autonomia.
Prática Pedagógica
O Ensino Fundamental II, com duração mínima de
quatro anos, responsável pela formação básica dos jovens, tem por objetivos:
Desenvolver
a capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura,
da escrita e do cálculo:
● A leitura e a interpretação de textos é meta
em todas as áreas do conhecimento.
● Leituras de bons paradidáticos são feitas
periodicamente.
● A produção de textos é feita e corrigida pelos
próprios professores de Língua Portuguesa.
● Jogos, programação, gamificação, Robótica,
Lego e Geogebra são algumas ferramentas usadas no desenvolvimento das
habilidades matemáticas.
● A utilização dos recursos digitais é uma
rotina que favorece a aprendizagem e prepara os nossos alunos para um mundo em
permanente transformação.
Desenvolver
o domínio reflexivo e crítico das diferentes linguagens (verbal, visual,
corporal, musical, tecnológica) e a capacidade de utilizá-las de forma
criativa, crítica e autônoma, nas mais variadas situações de convívio social:
● Incentivo à participação em modalidades
esportivas e recreativas e em campeonatos.
● Participação no planejamento e nas tarefas da
Gincana Escolar, com ideias, organização, monitoria dos alunos menores, ensaios
artísticos e culturais, apresentações aos jurados e enfrentamento de avaliação
crítica.
● Incentivo à participação nos diferentes
projetos culturais (Música, Teatro, Dança).
● Participação no Encontro de Corais (Ameride)
como guias de apoio aos grupos participantes, fazendo uso da Língua Espanhola.
● Uso da Plataforma Geekie e de diferentes
aplicativos Google Education.
Formação Cidadã
A
compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia,
das artes e dos valores que fundamentam a sociedade utilizando recursos como:
● Fóruns, simulações, visitas, entrevistas,
observações locais, projetos interdisciplinares, produções coletivas são
estratégias didáticas para a apropriação de conhecimentos para entender o mundo
e agir localmente.
O
desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de
conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores:
● As habilidades socioemocionais são preocupação
constante na formação dos nossos adolescentes.
● Ensino personalizado aos alunos com
necessidades especiais.
● Na rotina escolar os alunos são agrupados em
duplas ou grupos para a aprendizagem colaborativa.
A
construção da identidade pessoal, do autoconhecimento, o desenvolvimento da
autonomia, de um protagonismo social e responsável:
● Cada aluno é respeitado na sua individualidade
e, na diversidade do grupo, é instigado à participação nos projetos sociais desenvolvidos
pelas turmas.
● Os trabalhos pedagógicos são desenvolvidos com
o acompanhamento dos professores para a gestão do processo.
● A autoavaliação e a autorregulação da
aprendizagem são discutidas em Assembleias escolares.
● Temas ou conflitos nas turmas são resolvidos
com os combinados sugeridos em Assembleias.
● A ausência de sinais ou campainhas no Curso G9
estimula a autorregulação dos alunos nos horários de entrada, de intervalos e
saídas das aulas.
Parceria Família – Escola
O
fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de
tolerância recíproca em que se assenta a vida social:
● Atendimentos personalizados à família e alunos
são constantes pela Coordenação Pedagógica e equipe docente.
● A família é primordial como parceira de todas
as etapas escolares: tarefas, projetos, eventos.
● As situações de conflitos são tratadas de
forma preventiva com os alunos e famílias envolvidas.
● As reuniões coletivas de pais são periódicas e
têm a finalidade de formação e reflexão sobre assuntos referentes à educação
dos filhos e às questões pedagógicas.
Atividades Complementares
O Curso G9 oferece uma série de oficinas e
atividades no contraturno escolar, optativas aos alunos, que complementam a
proposta pedagógica do segmento.
Plantões
de dúvidas e aulas assíncronas
Aulas síncronas, com atividades em todos os
componentes curriculares e plantões semanais de dúvida e reforço nas
disciplinas Português e Matemática: atividade oferecida no período vespertino, por professores da própria disciplina,
é opcional ao aluno, porém, aqueles que têm dificuldade de aprendizagem em
relação às habilidades e os conteúdos desses componentes curriculares, são
convocados pela coordenação pedagógica.
Plantão
de Espanhol para alunos novos
São oferecidas aulas semanais de Espanhol aos
novos alunos que ainda não tiveram contato com o idioma.
Treinamento esportivo em diferentes modalidades
No período vespertino, são oferecidos
treinamentos esportivos em diferentes modalidades:
● Basquete
● Futebol de Campo
● Futsal
● Handebol
● Rugby
● Vôlei
Praticados tanto de forma competitiva como atividade recreativa e de
lazer, os esportes coletivos têm como um dos objetivos principais a dinâmica de
equipe, agilidade, coordenação, além da organização técnica e estratégica do
jogo. Além dessas aulas, há treinamentos específicos para os alunos que participam de
campeonatos esportivos, com importantes vitórias em torneios como Jogos
Escolares de Minas Gerais (JEMG), que reúne atletas de todo o Estado.
Oficina
de Música
A Oficina de Música, realizada semanalmente, é
dirigida por um professor especialista em Educação Musical. São oferecidos
cursos de violão para alunos nas modalidades básico e intermediário. O professor, João César da Silva, além
de ensinar música, aprimora o uso de instrumentos musicais e de diversas
ferramentas de produção musical. Também são trabalhadas nas oficinas,
experiências de práticas musicais coletivas onde os alunos são preparados para
apresentações musicais no decorrer do ano e, também, para fazer parte da Orquestra
Experimental do Curso G9.
Através desse processo, a Oficina de Música proporciona aos alunos um momento
não só de aprendizagem, mas também de descontração, partilha e socialização.
Dessa maneira, a oficina cumpre sua finalidade de contribuir para o
desenvolvimento integral do aluno, incorporando ao ensino musical, vivências
estéticas, cognitivas, afetivas e sociais.
Clube
de Ciências e Horta Pedagógica
Projeto desenvolvido no período da tarde, com
acompanhamento dos professores Vicente
Carlos Martins e Mateus Bibiano, de Matemática, e Camila Pereira, de Ciências. Tem como objetivo o aprofundamento de temas de curiosidade dos
alunos ou que complementam os assuntos estudados em sala de aula. Para
isso, usam estratégias diversificadas como análise de documentos, pesquisas em
fontes diversas, vídeos, entrevistas, visitas, estudos do meio, experimentos.
Xadrez
Escolar
Os alunos participantes são sensibilizados
para participar do projeto do Xadrez Escolar por entenderem que a prática desse jogo
desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de
decisões, bem como o exercício da paciência, da tolerância, da
perseverança e do autocontrole, além de sua função como entretenimento. Os alunos são
agrupados pelo desenvolvimento e nível de conhecimento do jogo. O projeto é ministrado pelo enxadrista
Toninho Martins.
Também é uma prática a participação dos alunos em campeonatos.
Atualmente, o Clube de Xadrez do Curso G9 é referência em Minas Gerais e no
Brasil, com importantes conquistas em campeonatos promovidos pela Federação
Mineira de Xadrez e Confederação Brasileira de Xadrez. Atualmente, o colégio
conta com dois alunos titulados como Mestre Nacional e um candidato a Mestre
Internacional.
Oficinas
de Dança e Teatro
A dança e
o teatro como prática pedagógica favorecem a aquisição de habilidades e
contribui para o aprimoramento das habilidades básicas, dos padrões
fundamentais do movimento, no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua
relação com o mundo e o desenvolvimento da criatividade. A dança e o teatro
possibilitam aos alunos novas formas de
expressão e comunicação levando-os à descoberta da sua linguagem oral e
corporal, que contribuem com o processo ensino aprendizagem.
Nas aulas
práticas há agrupamentos de alunos de diversas séries e segmentos permitindo um
trabalho colaborativo e de respeito às necessidades da idade e do conhecimento
prévio de cada participante.
As aulas
são ministradas pelo professor Luan
Fernandes, com formação
específica em Teatro e Dança. Confira aqui um dos trabalhos realizados.
Robótica
A
robótica coloca o aluno no centro do aprendizado. As atividades propostas
buscam sempre considerar os conhecimentos prévios dos alunos, propor
situações-problema, estabelecer relação entre os conteúdos trabalhados e a vida
cotidiana e estimular reflexão.
Os estudantes participantes das oficinas e das equipes de Robótica desenvolvem competências para aprender a fazer; adquirem habilidades que lhes possibilitam trabalhar em equipe, planejar e executar projetos de trabalho, além de saber utilizar tecnologias de informação para realizar registros e interpretar dados.
As equipes trabalham de forma autônoma, mas sempre com a mediação de professores que acompanham as pesquisas, as programações e a montagem dos robôs. As equipes de Robótica GnORANGE, GTEeN e GDROID são coordenadas pelos professores Vicente Martins e Matheus Bibiano.
As disputas, em campeonatos estaduais e nacionais, são grandes aliadas no desenvolvimento do equilíbrio emocional
para lidar com a pressão interna, de torcidas, em situações de vitórias e de
derrotas. Nesses quase dez anos de participação, as equipes conquistaram
importantes vitórias: a GTEeN foi campeã geral da categoria
Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR) 2019, título inédito
para Itajubá e, em 2020, a Gdroid foi campeã geral do torneio.
Olimpíadas Escolares
O
projeto pedagógico do Curso G9 prima pela qualidade e pela formação cidadã dos
alunos. Ao estimular a participação em eventos como as olimpíadas escolares,
trabalha valores muito importantes para a vida, como autonomia, respeito e
trabalho em equipe. Atualmente, universidades importantes do País, como a
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), destinam parte das vagas do seu
vestibular para alunos que participam dessas competições. Confira as
competições que os alunos participam anualmente:
● Canguru de
Matemática
● ONC –
Olimpíada Nacional de Ciências
● ONHB –
Olimpíada Nacional de História do Brasil (Unicamp)
● OMM –
Olimpíada Mineira de Matemática
● OBMEP –
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Particulares
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