Dois atletas do Curso G9 conquistaram a classificação para Fase Estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG). São eles: Enzo Almeida e Renan Morais. A etapa Regional foi realizada em Extrema, entre os dias 10 e 16 de junho.
Enzo de Almeida conquistou 4,5 pontos em 5 possíveis no Módulo I Masculino. Já Renan Morais, obteve 4 em 5 possíveis Módulo II Masculino. Também participou da competição a atleta Ariane Stecca, que conquistou 2,5 pontos no Módulo II Feminino, encerrando sua participação na 14ª colocação.
A Fase Estadual já tem data marcada: de 5 a 11 de agosto, em Governador Valadares.
“Nossos atletas terão desafios importantes antes disso: já na próxima semana, de 21 a 23 de junho, estaremos em São Paulo/SP para a disputa do Festival Regional de Xadrez, promovido pela Confederação Brasileira de Xadrez e, em 6 de julho, disputaremos o Festival Mineiro de Xadrez Escolar, aqui em Itajubá”, disse o professor de Xadrez do Curso G9, Antônio Martins.
Dois enxadristas do Curso G9 conquistam vaga na fase estadual do JEMG
No primeiro trimestre, na disciplina de Arte, do professor André Felipe de Oliveira, os alunos do 7º ano puderam reconhecer como a figura humana sempre foi objeto de estudo e modelo nas produções artísticas em todas as modalidades artísticas, desde a pré-história até os dias de hoje.
“Em cada época, a representação de pessoas passou por modificações. Se em tempos mais antigos, pessoas tinham suas imagens esculpidas em esculturas e pintadas em telas, a partir do século XVI, na Europa, autorretratos em suportes variados passaram a ser objetos desejados”, explica o professor.
Nos últimos 50 anos, a reprodução da própria imagem tornou-se uma prática cultivada como nunca antes na História. A selfie é um fenômeno social que mudou a maneira como lidamos com autorretratos. Os alunos foram desafiados, então, a fazer uma escultura, utilizando sabão de coco, palito e colher, com o tema figura humana.
Saiba mais sobre o segmento neste link.
Alunos do 7º ano representam figura humana em esculturas em sabão
Os alunos do 7º e 8º anos do Curso G9 tiveram a oportunidade de conhecer e interagir com os novos robôs Spike durante uma aula de robótica. Os desafios propostos envolveram a aplicação dos sensores de toque, cor e ultrassônico na estrutura dos robôs.
Utilizando a plataforma Spike da Lego Education, os professores de Matemática Tamara Amorim e Vicente Carlos Martins planejaram e aplicaram várias atividades que desafiaram os alunos a utilizar cada sensor de forma criativa. A aula de robótica contou com o apoio da coordenadora de Tecnologia Educacional, Alessandra Lino.
No primeiro encontro, os alunos receberam os robôs já montados e foram instruídos a adicionar cada sensor um de cada vez. Após a inserção dos sensores, os estudantes aprenderam como ligar o robô e compreenderam o funcionamento das portas de motores e sensores, assim como a conexão via Bluetooth com o Chromebook.
O Curso G9 é parceiro da Education For Life, empresa representante da Lego no país, e da Google For Education.
Alunos do Curso G9 participam de aula de robótica com os novos robôs Spike
Alunos do Ensino Fundamental I e II participaram do primeiro Campeonato Interno de Xadrez no ano letivo 2024. A competição foi realiza em 27 de abril, no Ginásio do colégio, com premiação em quatro categorias (A, B, C e D), masculino e feminino. O evento reuniu 35 atletas.
“O torneio interno é importante para fomentar a prática do xadrez e motivar o aluno que pratica o jogo a querer sempre melhorar o seu desempenho em competições”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9 e organizador do evento, Antônio Martins.
De acordo com o professor, a competição também tem um caráter pedagógico de ensinar os novatos sobre a dinâmica dos torneios e competições oficiais. “É o momento certo para eles aprenderem a desenvolver as estratégias de jogo”, destacou.
Confira a classificação final Campeonato Interno do Curso G9:
CATEGORIA A (1º ANO) – MASCULINO
1 - Iago Alkmin dos Santos
2- Miguel A. Alves
3- João Lerner brito
4- Guilherme Lisboa Martins
CATEGORIA A (1º ANO) – FEMININO
1- Heloisa Diniz Vassallo
2- Lais Carvalho Ribeiro
3- Isabela Gorrão Marchello
4- Lisa Carvalho Pavan
5- Emily Siqueira Corrêa
CATEGORIA B (2º E 3º ANO) – MASCULINO
1- Diogo Zambrana Lucio
2- Nikolas Ribeiro Cunha
3- Joao Marcelo P. de Oliveira
4- Murilo Gabriel Toledo Dias
5- João Otacio Maia S. Silva e Almeida
6- Antônio Protazio
7- Davi Santos
CATEGORIA B (2º E 3º ANO) – FEMININO
1- Laura Manfrinato Braga
CATEGORIA C (3º E 4º ANO) – MASCULINO
1- Rafael Vinicius Toledo Dias
2- Gustavo Raposo Tiengo
3- Pedro Lerner Brito
4- Gabriel Rodrigues Cortez
CATEGORIA C (3º E 4º ANO) – FEMININO
1- Júlia Neves de Araujo
2- Giovanna Almeida Magalhães
3- Luisa Aimi Paiva Seguchi
4- Leticia Gonçalves Dias
5- Melissa Evangelista Maciel
6- Alice Grimm Favale
CATEGORIA D EF2 – MASCULINO
1- Gabriel Grimm
CATEGORIA D EF2 – FEMININO
1- Livia MariaAlunos participam do primeiro Campeonato Interno de Xadrez em 2024
Alunos do 1⁰ ano do Ensino Médio (Turmas M11 e M12), sob a orientação da professora Pâmella Duarte dos Santos, realizaram um experimento de robótica relacionado à cinemática durante a aula de Física. A atividade teve como objetivo estudar o Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV.
Os estudantes tiveram a oportunidade de observar, coletar dados e realizar cálculos para descobrir a aceleração da movimentação de um robô. O Curso G9 é parceiro da Education For Life, empresa representante da Lego no país – a metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs. Saiba mais aqui.
A realização do experimento contou com o apoio do professor Vicente Carlos Martins e ocorreu no Espaço Ciências, um ambiente propício para a exploração de atividades maker.
“A atividade foi desafiadora e permitiu que os alunos colocassem em prática os conceitos aprendidos em sala de aula, assim como desenvolvessem suas habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe”, explicou Pâmella Duarte.
ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio é uma etapa fundamental na formação dos alunos, pois prepara-os para a vida acadêmica e profissional. Para saber mais sobre o Ensino Médio e as oportunidades oferecidas pelo Curso G9, acesse aqui.
Turmas do 1º do Ensino Médio realizam experimento de robótica relacionado à cinemática
Os alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 tiveram a oportunidade, no primeiro trimestre do ano letivo, de aprofundar seu conhecimento sobre a cultura hispânica por meio da disciplina de Espanhol. O projeto consiste em uma pesquisa sobre escritores e poetas hispânicos.
“Com essa iniciativa, buscamos proporcionar uma experiência enriquecedora para os alunos, não apenas no aprendizado da língua espanhola, mas também na valorização da literatura hispânica e na compreensão da diversidade cultural presente na América Latina”, explica Eloísa Montanari.
No 6º ano, os estudantes pesquisaram a vida e a obra de Gabriel Garcia Márquez, autor colombiano que se destacou mundialmente com suas obras associadas ao realismo mágico. O objetivo é conhecer mais sobre a cultura do povo colombiano e identificar as principais obras desse renomado escritor.
Já no 7º ano, os alunos foram apresentados a Gabriela Mistral, poetisa chilena e primeira mulher latino-americana a receber o Prêmio Nobel de Literatura. Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar seus poemas e entender a importância dessa figura na literatura hispânica.
No 8º ano, a pesquisa foi sobre Pablo Neruda, também chileno e vencedor do Nobel de Literatura. Sua poesia intensa e engajada foi objeto de estudo, possibilitando aos alunos compreenderem a relevância de seu legado na literatura latino-americana.
Por fim, no 9º ano, a proposta foi investigar a vida e obra de Miguel de Cervantes, escritor espanhol considerado um dos maiores da literatura universal. Conhecido principalmente por seu emblemático romance "Dom Quixote", Cervantes é um símbolo da literatura espanhola e merece a atenção dos estudantes nessa etapa de ensino.
Ensino Fundamental II
A proposta pedagógica do Curso G9 para o Ensino Fundamental II visa desenvolver a capacidade de aprendizado dos alunos, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Além disso, a leitura e interpretação de textos são metas em todas as áreas do conhecimento.
A utilização de recursos digitais é uma rotina nesse projeto, preparando os alunos para um mundo em constante transformação. Além disso, jogos, programação, gamificação, Robótica, Lego e Geogebra são algumas das ferramentas utilizadas para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes.
Alunos do Ensino Fundamental II pesquisa sobre grandes escritores e poetas hispânicos
A turma de xadrez de competição do Ensino Fundamental I do Curso G9 está se preparando intensamente para os principais torneios de xadrez de Minas e do Brasil. O objetivo dessa iniciativa é preparar os alunos para enfrentarem os desafios dos torneios e representarem a escola da melhor forma possível.
Um dos principais torneios que os alunos visam é o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2024, que acontecerá em setembro na cidade de Caxambu/MG. Essa competição reúne os melhores enxadristas escolares do país, e os alunos do Curso G9 estão se dedicando para manter os bons resultados obtidos nas últimas edições da competição.
Além disso, os alunos também participarão do Circuito das Estações, organizado pela Academia Genius, que conta com quatro etapas em 2024 – a primeira será realizada no Curso G9, em junho. “Esse circuito é uma excelente oportunidade para os alunos adquirirem experiência e testarem suas habilidades contra outros jogadores talentosos”, disse o professor de Xadrez, Antônio Martins.
Durante as aulas, os atletas podem aprimorar a técnica por meio de simulações de situações reais de jogo. “Isso é fundamental para ganharem confiança, poderem se familiarizar com as possíveis adversidades e tomarem decisões estratégicas mais acertadas durante os jogos”, destaca o professor.
Xadrez
Além da turma competição, o xadrez é uma atividade complementar do Curso G9. O projeto procura aliar o desenvolvimento de competências exigidas nas diferentes áreas do conhecimento aos jogos de xadrez. Esse jogo fascinante desenvolve estratégia, disciplina e aguça o raciocínio, além de aprimorar de maneira saudável o comportamento competitivo do aluno. As aulas de xadrez são realizadas no contraturno.
Turma de Xadrez do Curso G9 se destaca na preparação para torneios escolares
As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F31, F32 e F33) estão envolvidas em um projeto de pesquisa e conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável para alcançar uma vida longa e saudável. Coordenadas pelas professoras Eliana Barbosa de Almeida, Jéssica Antunes Dias e Helena Motta, as atividades incluem trabalhos em grupo, pesquisas individuais e rodas de conversa.
Para enriquecer os estudos dos alunos, a turma recebeu a visita do nutricionista e professor Fábio Lacerda, especializado em alimentação saudável. Lacerda compartilhou seu conhecimento e experiência com os estudantes, proporcionando um aprendizado prático e inspirador.
O objetivo do projeto é conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação equilibrada e nutritiva desde a infância, visando a promoção da saúde e prevenção de doenças. Os estudantes têm a oportunidade de aprender sobre os diferentes grupos de alimentos, seus benefícios para o organismo e como fazer escolhas saudáveis no dia a dia.
A atividade integrou o trabalho trimestral das turmas e está relacionado ao tema geral da Feira do Conhecimento, que é “Hábitos e biotecnologia para uma vida longa e saudável”.
Para saber mais sobre o Ensino Fundamental I, acesse o link aqui.
Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável
Alunos do 1º ano do Ensino Médio (Turmas M11 e M12) tiveram uma aula experimental sobre Densidade, proposta pelo professor de Química, Edson Gonçalves, no Espaço Ciências do Curso G9. A atividade teve apoio do professor Vicente Carlos Martins, responsável pelo espaço.
O objetivo da atividade foi demonstrar a importância da medição de densidade na fabricação de muitos produtos atuais.
“Esse tipo de medição é capaz de caracterizas a estrutura dos materiais de modo a influenciar nos processos de desenvolvimento e na qualidade dos produtos finais”, explicou Edson Gonçalves.
Durante a aula os alunos aferiram massas e volumes de diferentes líquidos e sólidos, fizeram anotações e cálculos das densidades das respectivas substâncias e por fim construíram as torres de líquidos de densidades diferentes.
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F81 e F82) do Curso G9 tiveram a oportunidade de receber uma visita muito especial na quarta-feira, 30 de março. Fernanda Jannuzzelli Duarte, ex-aluna do colégio, bacharel e mestra em Artes Cênicas pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) compartilhou sua experiência no mundo circense com as turmas.
Fernanda é conhecida por sua atuação como atriz, palhaça e gestora da Damião e Cia, um grupo de teatro de Campinas (SP). Além disso, ela também foi integrante do Circo de Teatro Tubinho. Com um vasto conhecimento na área de artes cênicas, ela foi convidada pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade para conversar com os alunos. A atividade integra o projeto interdisciplinar das turmas, que envolve as disciplinas de Arte e Educação Física.
Durante o encontro, os alunos tiveram a oportunidade de fazer perguntas relevantes sobre o circo e trocar ideias com Fernanda. Ela respondeu a diversas dúvidas e curiosidades levantadas pelos estudantes, enriquecendo ainda mais o conhecimento dos participantes.
“Essa iniciativa proporcionou aos alunos uma experiência única de aprendizado, permitindo a eles explorarem diferentes formas de expressão artística e entenderem a importância do circo como forma de entretenimento e arte”, explicou André Oliveira.
De acordo com o professor, a culminância do projeto será uma apresentação para os alunos do Ensino Fundamental I, em data a ser agendada. No ano passado, a apresentação teve números de mágica, esquetes, palhaços e muito mais.
Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo
Assim como a arte rupestre, presente em vários formatos (pintura, escultura etc.), também existe a pintura corporal nas manifestações do ser humano pré-histórico. A isso, dá-se o nome de pintura de Padronagem Corporal.
Alguns povos indígenas brasileiros, ainda hoje utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado às diferentes esferas da vida comunitária e cultural de sua sociedade. Para cada evento, há uma pintura específica: luta, nascimento, caça, casamento e morte.
As tintas, geralmente, são produzidas com pigmentos naturais extraídos de folhas e frutos, como urucum, jenipapo ou babaçu.
Foi nesse contexto que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62) criaram suas próprias padronagens e deram um significado a elas. Depois, utilizando tinta corporal, cada aluno teve que reproduzir o mesmo padrão no braço.
A atividade foi realizada durante aula da disciplina de Arte, com o professor André Felipe de Oliveira Andrade . “A atividade de pintura corporal foi realizada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma experiência de expressão artística ligada às diferentes culturas. Por meio dessa atividade, os alunos puderam aprender sobre a importância da pintura corporal nesses povos, assim como explorar sua própria criatividade na criação de padronagens e significados. Além disso, a atividade permitiu às turmas se envolverem de forma prática e sensorial na disciplina de Arte”, explicou.
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
Alunos do 2º ano do Ensino Médio (Turmas M21 e M22) do Curso G9 realizaram uma atividade maker durante aula de Física realizada no Espaço Ciências, com o professor Kleber Luiz Nogueira, e coordenação do professor Vicente Carlos Martins.
“Os alunos construíram pêndulo eletrostático e eletroscópio de folhas para observar a natureza elétrica dos corpos e entender na prática os processos de eletrização estudos em sala de aula”, explicou Kleber Nogueira.
Para a realização da atividade, os alunos usaram materiais simples, como barbante, papel alumínio, canudos e frascos de vidros, além de utilizarem um Gerador de Vandergraft – usado para realizar experimentos e estudos nas áreas de eletricidade, eletrostática, radiação e física de partículas –, com o objetivo de entender na prática os processos de eletrização, estudados em sala de aula.
Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Curso G9 para o Ensino Médio neste link.
Alunos do Ensino Médio realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências
Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II aprenderam, durante as aulas de Arte, sobre os diferentes materiais e técnicas utilizadas na criação de esculturas. O material, trabalhado pelo professor André Felipe de Oliveira Andrade, integra o capítulo 2 da plataforma Geekie One.
Os alunos descobriram que qualquer material pode ser usado como suporte para a escultura, e que a escolha desse material é fundamental para determinar a técnica e as ferramentas a serem utilizadas.
Neste contexto, eles foram apresentados às esculturas bidimensionais, tanto de alto como baixo relevo. Aprenderam que nem todas as esculturas são tridimensionais, e passaram a explorar essa forma de arte em suas aulas.
Após adquirirem conhecimento e discutirem sobre o assunto, os estudantes tiveram a oportunidade de colocar a mão na massa e criar suas próprias esculturas bidimensionais utilizando materiais não convencionais que encontraram em casa e na escola.
“Com uma folha em mãos e utilizando toda a criatividade, os alunos utilizaram a técnica de Assemblagem, ou colagem, para criar suas obras de arte. Essa experiência prática permitiu que eles explorem diferentes possibilidades e estimula a criatividade e o pensamento fora da caixa”, explicou o professor.
Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte
Você sabia que a arte está presente no mundo há muito tempo? Essa foi a pergunta norteadora do primeiro capítulo da Geekie na disciplina de Arte para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F61 e F62). Foi a partir dela que o professor André Felipe de Oliveira Andrade despertou a curiosidade da turma para o tema.
O professor explicou que, desde cedo, a humanidade tem necessidade de se expressar, isso antes mesmo de a escrita ser inventada. A arte produzida na pré-história é chamada de Arte Rupestre e é encontrada em vários lugares do mundo em períodos diferentes.
Durante a aula, o professor André explicou que os desenhos nas paredes das cavernas eram utilizados para representar a vida cotidiana, cenas de caça, plantas e animais. Era uma forma de transmitir conhecimento, registrar acontecimentos e perpetuar a cultura daquele tempo.
“Nessa atividade em sala de aula, utilizamos alguns materiais mais aprimorados, mas nossa intenção é semelhante: utilizar alguns ingredientes naturais (temperos e água) para produzirmos nossas próprias tintas e, depois, finalizar com uma pintura, tendo como inspiração, a pintura Rupestre”, explicou.
Os alunos ficaram empolgados com a proposta e se dedicaram a criar suas tintas e pinturas rupestres. Eles aprenderam sobre a importância da arte na comunicação e na preservação da história, assim como os nossos ancestrais pré-históricos.
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
O professor de Física, Kleber Luiz Nogueira, promoveu uma aula prática com os alunos do 2º ano do Ensino Médio, explorando o tema “Sensação Térmica”. A atividade foi realizada em 4 de março, no Espaço Ciências, coordenado pelo professor Vicente Carlos Martins.
Durante a aula, os alunos tiveram a oportunidade de construir um termômetro, colocando em prática os conceitos teóricos aprendidos em sala de aula. Sob a orientação do professor Kleber, eles puderam observar o funcionamento do termômetro ao medir a temperatura de diversos corpos, aplicando e aprimorando os conceitos de sensação térmica.
O professor Kleber Luiz Nogueira ressalta a importância da experiência prática em laboratório, acreditando que ela contribui significativamente para a visualização e compreensão dos conceitos teóricos. “A iniciativa visa enriquecer o aprendizado dos alunos, promovendo uma abordagem mais dinâmica e interativa no ensino de Física”, explica.
“Parabenizamos o professor Kleber pela iniciativa e agradecemos ao professor Vicente pelo apoio fundamental na realização dessa aula prática. Os alunos destacaram a qualidade da experiência, reconhecendo o impacto positivo no entendimento dos conceitos abordados”, destacou a coordenadora pedagógica do segmento, professora Marcia Gil de Souza.
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
A equipe de Futsal do Curso G9 venceu Desafio de Futsal Intercolegial, realizado em 2 de março, no Colégio Empreender. O evento esportivo envolveu times de quatro instituições educacionais de Itajubá: Curso G9, Colégio Sagrado Coração de Jesus, XIX de Março e Colégio Empreender.
“Foi uma ótima oportunidade para nossos atletas, que estão em preparação para a fase municipal do Jogos Escolares de Minas Gerais”, explicou o professor de Educação Física do Curso G9, Alex Souza, que organizou o torneio.
A equipe do Curso G9 é composta pelos atletas Arthur Ribeiro Costa (Turma M31), Enzo Sousa Dias (Turma M11), Felipe Souza (Turma M21), Henrique Chiaradia Cândido (Turma M11), Jesus Marcial Figueira Gonzales (Turma M12), João Gabriel Silva de Oliveira (Turma M22), João Pereira Ramos Vassalo (Turma M31), Lucas dos Santos (Turma M31), Lucca de Carvalho (Turma M31), Maruan Vieira Silva Mohallem (Turma M12), Paulo José Costa Pedroso (Turma M31), Pedro Henrique Feichas Costa (Turma M21) e Tomas Kazuo Vilela Hess (Turma M11).
O JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE). A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais – FEEMG. A Fase Municipal deverá ocorrer ainda em março.
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial