Loader Image

NOTÍCIAS

Aluna do EF I faz uma versão caseira do robô MatataLab

A aluna Letícia Gonçalves, do 2º ano do Ensino Fundamental I no ano letivo de 2021 (Turma F21), que permaneceu em aulas remotas no segundo semestre, construiu um robô caseiro,  enriquecendo ainda mais uma das  aulas Lego, proposta pela professora Vanessa Dalla Rosa.

 

Nilton Sérgio Joaquim e Rosa Maria Costa ficaram impressionados com a criatividade de Letícia Gonçalves e ofereceram  o  robô MatataLab para passar o período e férias em sua casa  e com ele realizar todas as aulas lego que envolveram  programação. O material foi enviado pela Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no Brasil e parceira do Curso G9.

 

“O que ela fez foi incrível: usou da imaginação para dar vida a um MatataLab artesanal, feito com materiais simples”, disse Nilton Joaquim.

 

Ela fez uma caixa, usando metade de uma copo e esparadrapo e pintou o robô. Colocou uma tampa de metal dentro dessa estrutura. Também fez uma base e um tapete similar ao usado nas aulas Lego. “Para estudar, colocava o tapete pintado e deslizava o robô usando um imã por baixo da estrutura que eu criei”, disse Letícia Gonçalves.

 

No Curso G9, o material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio.

Leia Mais
...
11 de janeiro de 2022

Aluna do EF I faz uma versão caseira do robô MatataLab

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Ensino Fundamental I

O Curso G9 adotará, a partir do ano letivo de 2022, o Geekie One para as turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. O material pedagógico já é utilizado, com sucesso, pelos alunos do Ensino Fundamental II, do Ensino Médio e do Pré-vestibular, desde 2020.

 

De acordo com a parceria para o Ensino Fundamental I, o material didático principal será impresso, alinhado às demandas educacionais dessa faixa etária. Já a plataforma digital será utilizada em atividades complementares e de aprofundamento, sempre com a mediação dos professores, enriquecendo as opções de ensino e dando mais significado ao processo de aprendizagem, pois amplia as possibilidades de exploração, contextualização e diferenciação.

 

A proposta do Geekie One é oferecer um processo educativo com uso fluido e orgânico de materiais analógicos [impressos] e digitais, tal como ocorre no mundo real, explorando o melhor que cada um tem a oferecer, permitindo que, de fato, um ensino híbrido aconteça.

 

No Geekie One, os conteúdos do Ensino Fundamental I estão organizados em capítulos e subdivididos em missões com possibilidades de escolhas — tanto para o professor quanto para a turma — a partir de conteúdos lúdicos e sugestões de atividades e exercícios para praticar. Toda a proposta pedagógica contida no material foi construída à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visando sempre o desenvolvimento de habilidades e competências.

 

Em busca de um processo educativo mais ativo e centrado no estudante, o Geekie One oferece também a Estação One: um conjunto de projetos desafiadores, interdisciplinares e com problemáticas atuais, que trazem oportunidades para o desenvolvimento do protagonismo dos estudantes.

 

Um dos grandes diferenciais da proposta do Geekie One para esse segmento é o portfólio digital que a plataforma traz para registrar as atividades das crianças.

 

O portfólio traz um registro completo de toda a produção do estudante, permitindo que ele se expresse de formas variadas e por mídias diferentes. Isso contempla diversos estilos de aprendizagem e diferentes estágios de desenvolvimento. O portfólio do Geekie One provoca um olhar diferenciado para a avaliação ao se distanciar da noção comum de um processo fim e acentua seu papel como um desenvolvimento constante, permitindo um acompanhamento da jornada de aprendizagem do aluno que fica disponível para a escola, para o aluno e para a família.

 

OUTROS DIFERENCIAIS

Os alunos  do Ensino Fundamental também terão à disposição as ferramentas do Google for Education, que permitem trabalhar em tempo real em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas, formulários e muitas outras ferramentas, acessíveis a qualquer computador ou celular.

 

A imersão na língua inglesa acontece por meio do Programa Bilíngue Bright Futures, da editora Oxford. Os alunos têm contato diário com o inglês, em cinco aulas semanais.

 

As atividades maker (mão na massa) têm foco no desenvolvimento de competências e é um dos caminhos para a formação integral dos alunos. Aprender a fazer ou saber fazer requer mobilização dos conhecimentos adquiridos, das habilidades, dos valores e das atitudes para que sejam resolvidas as demandas da vida cotidiana. O material utilizado é da Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no Brasil.

Leia Mais
...
05 de janeiro de 2022

Curso G9 adota Geekie One para turmas do Ensino Fundamental I

Curso G9 comunica recesso de fim de ano

Natal é momento para celebrar a alegria e o dom da vida, para confraternizar e para alimentar a esperança de que o novo sempre renascerá em nós.

Feliz Natal!

Leia Mais
...
22 de dezembro de 2021

Curso G9 comunica recesso de fim de ano

Equipes de robótica são destaques na etapa nacional do TBR 2021

As equipes de robótica do Curso G9 brilharam na etapa nacional do Torneio Brasil de Robótica (TBR) 2021, realizado em 4 de dezembro. A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 13. Ambas foram realizadas de forma virtual em função do necessário isolamento nesse momento de pandemia.

 

A Equipe GTEeN  conquistou o 3º lugar geral na Categoria Middle 2, voltada aos alunos de 12 a 15 anos. A Gdroid ficou em 1º lugar no quesito Organização e Método na Categoria High, para alunos de 15 a 19 anos.

 

As duas equipes se classificaram à fase final depois de vencerem a Regional 3 do Torneio Brasil de Robótica – TBR 2021, que incluiu times de São Paulo e Minas Gerais.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição – a erradicação do trabalho infantil no mundo; Tecnologia e Engenharia, que avalia as estratégias adotadas para o desafio prático (com um robô virtual) e a programação; e Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe.

 

 

Leia Mais
...
14 de dezembro de 2021

Equipes de robótica são destaques na etapa nacional do TBR 2021

Alunos do 7º ano conversam com especialista em aves

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II encerram as atividades do Projeto Interdisciplinar com a visita do ornitólogo Bruno Rennó, biólogo especialista em aves. Depois do bate-papo, na Sala de Arte, as turmas saíram para observação das aves na área verde do Curso FG9.

 

“Além de trazer todos o seu conhecimento sobre as aves e seus ancestrais, Bruno conversou com os estudantes sobre a prática de ‘passarinhar’. Ele citou diversos exemplos de pessoas interessadas em aumentar sua lista de aves vistas e ouvidas em seu meio natural, mas deixou bem claro: a arte de observar pássaros requer paciência e perseverança”, explicou a professora Camila Aparecida dos Santos Pereira.

 

O projeto interdisciplinar, realizado durante o ano letivo, desenvolveu diversas atividades nas disciplinas de Ciências, Geografia, Inglês, Língua Portuguesa e História. O ponto de partida foi a leitura do livro “Espia das Montanhas”, de Ana Carolina Neves, que conversou com os alunos em um encontro virtual em abril deste ano.

Leia Mais
...
13 de dezembro de 2021

Alunos do 7º ano conversam com especialista em aves

Jardim II participa de atividade “teatro de sombras”

Os alunos do Jardim I (Turma E42) e Jardim II (Turma E52), das professoras Rejane Ribeiro de Lima e Rayssa Ribeiro de Lima, participaram de uma atividade muito divertida que estimula a criatividade, o desenvolvimento da oralidade e a motricidade das mãos: teatro de sombras.

 

Atrás de um pano branco e com as luzes apagadas as crianças ouviram a história "A casinha do Tatu", uma história bem-humorada que destaca as questões do respeito ao próximo, a amizade, a solidariedade e os direitos dos cidadãos. Após a contação, foi a vez dos alunos recontarem a história e usarem a imaginação.

 

Conheça mais sobre a Educação Infantil do Curso G9 no link: www.curso-g9.com.br/educacao-infantil

Leia Mais
...
09 de dezembro de 2021

Jardim II participa de atividade “teatro de sombras”

Alunos recebem medalhas da OBA, da ONC e da Canguru

O professor Mateus Francisco e a coordenadora pedagógica, Marcia Gil de Souza, entregaram medalhas aos alunos da 3ª série do Ensino Médio premiados nas olimpíadas do conhecimento realizadas em 2020 e 2021.

 

Eles participaram das seguintes competições: Olimpíada Canguru de Matemática, Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) e Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

 

O Curso G9 já tem uma longa tradição, com ótimos resultados, em olimpíadas do conhecimento.

 

Saiba mais sobre a proposta pedagógica para a 3ª série do Ensino Médio e Pré-vestibular no link: https://www.curso-g9.com.br/pre-vestibular.

 

Leia Mais
...
03 de dezembro de 2021

Alunos recebem medalhas da OBA, da ONC e da Canguru

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Alunos do 7º ano do Ensino Fundamental I (Turma F71) tiveram uma aula Lego com os professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz, com um objetivo específico: avaliar o impacto da iluminação no conforto térmico de um ambiente. Foi proposto que eles construíssem a casa e o sistema de iluminação, utilizando os kits apropriados para a atividade.

 

Com o projeto de cada equipe montado, fez-se a medição de temperatura do ambiente utilizando uma lâmpada comum e, depois, uma lâmpada de LED. “Eles perceberam que houve diferença de temperatura e, a partir daí, cada equipe elegeu qual delas proporcionaria o melhor conforto térmico”, explicou Glauber Luz.

 

De acordo com o professor, no caso em que os alunos classificaram como um caso de menor conforto térmico, cada grupo propôs uma adequação ao projeto, de modo a resolver o problema.

 

“Durante essa atividade, levamos os alunos a refletir sobre o que causa a diferença na temperatura ao usar os dois tipos de lâmpada; assim, puderam compreender um pouco mais o conceito de transformação e dissipação de energia”, completou.

 

LEGO

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Clique e veja atividades na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Leia Mais
...
01 de dezembro de 2021

Turma do 7º ano trabalha conforto térmico em aula Lego

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 2º ano do Ensino Fundamental I (Turmas F21 e F22), das professoras Luciana Guedes de Souza Teodoro e Vanessa Maduro Dalla Rosa, usaram o robô MatataLab durante aulas Lego. Eles até promoveram um jogo de futebol com os robôs.

 

O material Lego é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada componente, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

No Ensino Fundamental II, por exemplo, as turmas do 6º ao 9º ano participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego: montaram o robô entregador, o robô equilibrista e o robô girassol.

 

Saiba mais sobre o Ensino Fundamental I no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-1 

Leia Mais
...
26 de novembro de 2021

Aula Lego do 2º ano tem montagem do robô MatataLab

Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência

A psicóloga Raquel Spressola participou de um bate-papo com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II.

 

Na pauta, a transição da infância para a adolescência e, consequentemente, os conflitos, os desafios, as curiosidades sobre a sexualidade e as dúvidas inerentes a essa fase da vida.

 

Participaram do encontro a coordenadora e a assistente pedagógica, Sheila Bourdon e Isabela Muzzo, respectivamente, e o professores Camila Aparecida dos Santos Pereira e Glauber Luz.

 

A conversa foi muito boa e produtiva porque essa é uma fase na qual os alunos têm mais perguntas do que respostas. Nesse sentido, conversas com uma profissional da área ajuda a entender melhor a si e sua relação com o outro.

 

 

Leia Mais
...
22 de novembro de 2021

Alunos do 7º ano participam de bate-papo sobre adolescência

Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português

 

Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II criaram e confeccionaram um jogo de tabuleiro com materiais reciclados na aula de Língua Portuguesa, da professora Cláudia Ribeiro Fortes de Souza.

 

O objetivo da atividade foi colocar em prática o que aprenderam sobre texto injuntivo ou instrucional – um tipo de texto que visa explicar algo ou descrever o método (ou maneira) para conseguir realizar uma determinada ação.

 

“Durante a confecção do tabuleiro, eles perceberam que as regras são igualmente importantes, pois permitem que todos tenham as mesmas chances no jogo”, explicou a professora. “Segui-las é fundamental para que o jogo aconteça”, completou Cláudia Fortes.

 

Saiba mais sobre a proposta pedagógica do Ensino Fundamental II no link: https://www.curso-g9.com.br/fundamental-2

Leia Mais
...
19 de novembro de 2021

Turmas do 6º ano criam tabuleiro em aula de Português

Jardim I aprende sobre alimento saudável na horta do Curso G9

Os alunos do Jardim I (E41 e E42), das professoras Rejane e Letícia Benini, estiveram na horta pedagógica da escola para plantar mudinhas de alface e colher beterrabas.  

Os alunos contaram com a ajuda da professora de Biologia, Camila Aparecida dos Santos Pereira, que os orientou durante o plantio.

O objetivo da atividade foi incentivar hábitos alimentares saudáveis, assim como explorar o ambiente da horta, entender de onde vem os alimentos e descobrir como acontece o plantio.

Saiba mais sobre a Educação Infantil do Curso G9 no link: https://www.curso-g9.com.br/educacao-infantil

Leia Mais
...
16 de novembro de 2021

Jardim I aprende sobre alimento saudável na horta do Curso G9

Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab

 

Alunos do Jardim I (Turma E42), da professora Rejane Ribeiro de Lima, têm aproveitado cada minuto das atividades Lego e contam os dias para a próxima aula chegar. Um dos momentos marcantes foi a apresentação do novo integrante das aulas: o robô MatataLab.

 

O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio. O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país.

 

Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica. No Jardim II, a Turma E52 aprendeu muito sobre trânsito, explorando o conceito de pensamento computacional por meio da temática “Deu a louca no trânsito! A gasolina acabou”.

 

ROBÔ MATATALAB

A Turma E42 ficou muito curiosa ao conhecer o novo integrante que fará parte das próximas aulas Lego: o robô MatataLab. “O robô é uma forma muito eficaz e versátil de ensinar o pensamento computacional para as crianças pequenas”, explicou Rejane Lima.

 

“As ferramentas de aprendizagem do MatataLab são práticas e divertidas. Neste primeiro contato com o robô os alunos puderam aprender sobre suas funções,  características e programações”, completou a professora.

 

BONECO MAIS ALTO

As atividades propostas para o terceiro trimestre despertaram a curiosidade dos alunos. Durante as aulas, eles puderam construir labirintos, conjuntos musicais e brinquedos, como boliche, bola na caçapa, taco e gol e carro maluco. Uma delas, a criação do boneco mais alto, foi pura diversão, aliada a muito conhecimento.

 

“Com o boneco mais alto, cada aluno teve a oportunidade de comparar grandezas e medidas utilizando um instrumento não convencional para medir a sua altura e a de sua construção Lego. Foi muito divertido”, ressaltou Rejane Lima.

Leia Mais
...
09 de novembro de 2021

Alunos do Jardim I têm aula Lego com robô MatataLab

Alunos trabalham na construção de robôs em aula de robótica

Alunos do Ensino Fundamental II participaram de uma série de atividades de iniciação à robótica com o uso do material Lego, que faz parte do projeto pedagógico do Curso G9 desde 2011. O material é utilizado nas aulas regulares e de acordo com a proposta pedagógica de cada disciplina, da Educação Infantil à 2ª série do Ensino Médio.

 

O projeto é uma parceria entre o Curso G9 e a Zoom Education For Life, empresa representante da Lego no país. A metodologia aplicada é a de solução de problemas: aprender fazendo, através do uso de livros específicos e de montagem e programação de robôs.

 

ROBÔ ENTREGADOR

Os alunos do 6º ano (Turmas F61 e F62) construíram um “robô entregador”, que tinha a missão de entregar encomendas partindo de um ponto específico.

 

“Nessa aula, os alunos conheceram todo o material EV3 – kits e robô – e depois conheceram os blocos de programação”, explicou o professor Vicente Carlos Martins. “Durante a atividade, foram surgindo novos desafios, como deslocar-se ao endereço, parar, entregar uma caixa e voltar ao ponto de origem, sempre reduzindo o tempo em cada entrega”, completou.

 

ROBÔ GIRASSOL

Nas turmas do 7º ano (F71 e F72), a professora de Ciências Camila Aparecida dos Santos Pereira, trabalhou a montagem do “robô girassol”, com foco no estudo do uso do sensor de luminosidade.

 

“O objetivo foi observar o movimento que as plantas realizam em direção à maior incidência de luz no ambiente, devido à presença de hormônios vegetais. Assim, o sensor de luz, com a devida programação, realiza um movimento giratório por estímulo de uma fonte de luz”. explicou.

 

ROBÔ EQUILIBRISTA

Já as turmas do 8º (F81 e F82) e 9º anos (F91 e F92) trabalharam o papel do sensor giroscópio por meio da montagem do “robô equilibrista”, em atividades com os professores Mateus Francisco e Tamara Amorim. “Ao final, houve uma competição, entre as equipes, de subida de rampa. O objetivo era manter o robô equilibrado o maior tempo possível. Foi muito divertido”, disse o professor.

 

Leia Mais
...
05 de novembro de 2021

Alunos trabalham na construção de robôs em aula de robótica

Alunos do Ensino Médio debatem erradicação do trabalho infantil

Alunos da 1ª série do Ensino Médio (Turmas M11 e M12) participaram de simulação de uma reunião da OIT (Organização Internacional do Trabalho) para debater a Erradicação do Trabalho Infantil no mundo. A atividade faz parte do Trabalho Interdisciplinar de Humanas, que envolve as disciplinas de Geografia, História, Filosofia e Sociologia.

 

“O projeto visa oportunizar ao aluno vivenciar desafios similares aos enfrentados pelas delegações nas reuniões ministeriais da OIT, e propor formas de intervenção para solução de um problema social tão grave. Foi realmente muito importante e incrível o resultado desse trabalho”, explicou a professora de Geografia, Marília Gil de Souza.

 

O trabalho começou no início do ano letivo e, desde então, os alunos pesquisaram informações aprofundadas sobre o país que representaram, suas características e projetos que buscam a erradicação do trabalho infantil, preparando-se adequadamente para simular uma reunião da OIT.  A culminância do projeto aconteceu em outubro.

 

APRENDIZADO

“Participar de uma simulação é sempre um momento de muito aprendizado. Além de ter que estudar profundamente o assunto e o país que lhe foi determinado, é necessário se preparar para falar para várias pessoas e responder perguntas”, disse a aluna Aline Ramos de Souza, da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11). “Agradeço ao Curso G9 e à professora Marília pela grande oportunidade, pois a simulação da OIT nos fez perceber a necessidade de erradicar o trabalho infantil no mundo”, completou.

 

Para o aluno Fabiano Júnior,  da Turma M12, “o trabalho proposto fez com que discutíssemos e pesquisássemos mais sobre os piores casos de Trabalho Infantil e como eles são capazes de afetar cada país que se envolve no debate”. “Procurar saber mais sobre os projetos desenvolvidos pelos países para acabar com esse problema nos faz ter um choque de realidade sobre o que essas crianças realmente vivem e como isso precisa ser resolvido para não atrapalhar o desenvolvimento infantil”, ressaltou.

 

“Estudo no Curso G9 há 5 anos e uma das atividades que mais me deixa ansioso e me faz ter vontade de correr atrás de respostas é a realização de debates como esse”, destacou Fabiano Júnior.

 

Leia Mais
...
01 de novembro de 2021

Alunos do Ensino Médio debatem erradicação do trabalho infantil

Turmas do Maternal assistem à peça “A Boneca de Pano”

Alunos do Maternal I e II do Curso G9 assistiram à peça teatral “A Boneca de Pano”, encenada pelas professoras Jéssica Antunes Dias (coordenadora pedagógica do segmento), Leila Bianca Silva e Marina Machado Fernandes, com participação especial de Lara Machado Fernandes de Oliveira.

 

As demais turmas foram ao Teatro Municipal Christiane Riera, onde assistiram “Pluft, a Fantasminha”, uma produção do Grupo G9 em Cena, grupo formado por pais e alunos do colégio.

 

A peça “A Boneca de Pano” conta a história de uma boneca que é dada de presente a uma garotinha, que não a valoriza e a deixa guardada na caixa. Um dia a boneca ganha uma fada madrinha, que a leva para o mundo das fadas, onde brincam muito.

 

“Com a ajuda da fada, a garotinha percebe o quanto é importante usar a criatividade e se divertir com os brinquedos. Ao final, a boneca e a menina se tornam melhores amigas”, explicou Jéssica Antunes Dias.

 

O evento integrou a programação especial para o Mês da Criança, que contou com várias atividades, como Aventura sobre Rodas, Dia da Fantasia e brincadeiras no parque, nas quadras e no campo do Curso G9.

 

Leia Mais
...
29 de outubro de 2021

Turmas do Maternal assistem à peça “A Boneca de Pano”

TOPO