Loader Image

NOTÍCIAS

Atendimento às Famílias no Período de Quarentena

Senhores Pais ou Responsável

 

Entendemos que, para seguir orientação dos órgãos oficiais, as famílias estão em distanciamento social. Temos trabalhado para minimizar os possíveis prejuízos deste momento que assola nossa sociedade. Assim:

 

 

1- Para facilitar a comunicação entre as famílias e o Curso G9, disponibilizamos os seguintes canais de comunicação:

Telefone geral: (35) 3623-1877

Telefone ou WhatsApp da Secretaria: (35) 98852-8161

Telefone ou WhatsApp da Tesouraria: (35) 98852-8182

E-mail da Secretaria: secretarias@curso-g9.com.br

E-mail da Tesouraria: tesoureiras@curso-g9.com.br

E-mail da Direção Financeira: financeiro@curso-g9.com.br

Observação: os telefonemas serão atendidos por uma equipe de plantão do Curso G9 que estará à disposição das famílias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

 

 

2- Para pagamento da mensalidade escolar:

 

As famílias que optaram por boleto bancário devem efetuar, normalmente, o pagamento pelos canais de costume.

 

As famílias que optaram por não receber boleto bancário, podem solicitá-lo ou efetuar o pagamento através de depósito bancário ou transferência eletrônica, nos bancos abaixo relacionados. Nesse caso, após efetuarem o pagamento, por favor, enviem cópia (ou foto) do recibo de depósito para o e-mail tesoureiras@curso-g9.com.br ou para o WhatsApp (35) 98852-8182 e forneçam, também, o nome completo e a turma do aluno.

Ensino Infantil e Fundamental

1ª opção:

Banco Coopsul (Sicoob) 756, cooperativa 4329,  conta corrente 1332001-7, favorecido Sul Minas Educacional Ltda, CNPJ 08.457.602/0001-84.

 

2ª opção:

Banco do Brasil 001, agência 0308-5, conta corrente 29.402-0, favorecido Sul Minas Educacional Ltda, CNPJ 08.457.602/0001-84.

 

Ensino Médio e Pré-vestibular

1ª opção:

Banco Coopsul (Sicoob) 756, cooperativa 4329,  conta corrente 1190001-6, favorecido Professores do Sul de Minas Ltda, CNPJ 00.365.531/0001-88

 

2ª opção:

Banco do Brasil 001, agência 0308-5, conta corrente 21.911-8, favorecido Professores do Sul de Minas Ltda,  CNPJ 00.365.531/0001-88 

 

3- Para pagamento do material didático do Sistema Poliedro (Ensino Médio e Pré-vestibular):

 

As famílias que não disponibilizaram os cheques pré-datados devem efetuar o pagamento através de depósito bancário ou transferência eletrônica, no banco abaixo relacionado. Nesse caso, após efetuarem o pagamento, por favor, enviem cópia (ou foto) do recibo de depósito para o e-mail tesoureiras@curso-g9.com.br ou para o WhatsApp (35) 98852-8182 e forneçam, também, o nome completo e a turma do aluno.

Ensino Médio e Pré-vestibular

Banco Coopsul (Sicoob) 756, cooperativa 4329,  conta corrente 1470001-8, favorecido Sul Minas Conveniência Ltda,  CNPJ 24.173.483/0001-94.

 

Certos de que, logo, vamos superar as dificuldades e voltaremos à comunicação interpessoal, agradecemos e nos colocamos à disposição.

 

Atenciosamente,

 

Hilson Haliz Dias Perlingeiro

Diretor Administrativo

Leia Mais
...
01 de abril de 2020

Atendimento às Famílias no Período de Quarentena

Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos

O Curso G9, preocupado em minimizar possíveis perdas pedagógicas com a quarentena determinada pelos órgãos oficiais do País, a partir desta segunda-feira, 30 de março, toma as seguintes providências nos diferentes segmentos:

 

ENSINO FUNDAMENTAL II, ENSINO MÉDIO E PRÉ-VESTIBULAR

Adota mais uma plataforma tecnológica. Trata-se da Geekie One, que integra conteúdo didático à tecnologia com intencionalidade pedagógica, possibilitando um contato virtual entre professores e alunos. Os recursos dessa parceria darão suporte aos materiais pedagógicos, que já são parte da rotina dos dois segmentos.

 

Na Geekie One, os alunos terão a oportunidade de continuar o processo de aprendizagem em um espaço virtual, com dinamismo, interação com os professores do Curso G9 em tempo real, metodologia adequada ao ensino nesse ambiente, flexibilidade, interface amigável, possibilidade de acompanhamento dos pais e da escola junto aos estudos, produções e resultados dos estudantes, mais dados para tomada de decisão pedagógica e a possibilidade de manter o estudante no centro da ação didática, favorecendo a aprendizagem de cada um.

 

“Estávamos trabalhando essa parceria com a Geekie One há um ano, mas tivemos que agilizar o processo em decorrência da suspensão das aulas. Nesse aspecto, estamos tranquilos porque já conhecíamos a ferramenta”, disse o diretor de Planejamento do Curso G9, Giovanni Henrique Faria Floriano. De acordo com o diretor, os professores e toda equipe do colégio foram capacitados na última semana. Também terão o suporte técnico necessário da empresa parceira nesse momento de adaptação.

 

“Essa dinâmica, certamente, potencializará os estudos em casa e os avanços na formação integral de cada estudante. Tais fatores serão determinantes para um produtivo retorno às aulas presenciais, minimizando possíveis perdas pedagógicas”, explicou a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Gostaríamos de ressaltar que o acréscimo dessa plataforma é seguro, pois as atividades são planejadas, pedagogicamente bem estruturadas e executadas com a participação dos professores do Curso G9”, completou.

 

“Todos nós estamos aprendendo com a nova ferramenta, mas acreditamos que isso não será problema para os nossos alunos, já acostumados ao uso de plataformas digitais”, disse a coordenadora do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira. Para a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza, as aulas virtuais e atividades estão sendo planejadas para que os alunos mantenham o foco e a disciplina nos estudos. “É fundamental manter a rotina de estudos nesse momento; por isso, a equipe estará em constante aperfeiçoamento para oferecer o melhor para cada turma”, disse Marcia Gil.

 

Nos dois segmentos, haverá aulas virtuais e encontros por videoconferência, que reunirão professores e alunos em horários pré-agendados. A Geekie One permite ainda aos docentes inserir outros conteúdos, como vídeos, apresentações e textos.

 

Todas as mudanças foram comunicadas às famílias por meio de cartas e videoconferências, realizadas nos dias 26 e 27 de março. Os encontros foram conduzidos pelos diretores Maria Aparecida Fernandes, Giovanni Henrique Faria Floriano e Hilson Háliz Perlingeiro; a assessora da diretoria, Alba Valéria Rennó; as coordenadoras pedagógicas do Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular; e um dos sócios da Geekie One, Eduardo Bontempo. Os pais também receberam toda a programação para a primeira semana de aulas virtuais.

 

EDUCAÇÃO INFANTIL

“No nosso segmento, enviamos, por meio de aplicativos de mensagens, sugestões de leituras, jogos, brincadeiras e entretenimentos pedagógicos para que as crianças realizem em casa, durante o período de suspensão das aulas”, disse a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Jéssica Antunes Dias.

 

Além disso, a partir desta segunda-feira, 30 de março, o segmento também irá utilizar o recurso tecnológico que possibilitará às crianças assistirem a aulas gravadas e também online. “Haverá encontro virtual com as crianças para que não percam o vínculo com os professores e com os colegas de turma, além de continuarem o processo de ensino e aprendizagem nesse período de quarentena”, completou.

 

ENSINO FUNDAMENTAL I

A coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira, disse que está potencializando o uso dos recursos tecnológicos já disponíveis ao segmento, como a plataforma Moderna Compartilha, bem como irá adotar novas ferramentas a partir desta segunda-feira, 30 de março – uma delas é o Hangout Meet, da empresa Google, que permite a realização de videoconferência. É nesse espaço virtual que serão realizadas as aulas com os alunos.

 

“Toda equipe está empenhada e se esforçando para elaborar e realizar atividades as mais interativas possíveis. Isso para despertar o interesse de nossos alunos durante esse período atípico em que estamos vivendo”, ressaltou a coordenadora.

 

Na plataforma da Moderna, já foram compartilhados vídeos para incentivar os alunos a terem disciplina para o cumprimento de horários e das atividades online e aulas virtuais, que complementam o que é estudado nos livros.

 

O contato com as famílias está sendo realizado por aplicativo de mensagens, por telefone e por e-mail.

 

Leia Mais
...
28 de março de 2020

Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos

Covid-19 | Comunicado: Aulas Suspensas

Caros Alunos, Pais e Responsáveis.

O Curso G9 informa que atenderá à liminar do TRT/MG de 16/03/2020, SUSPENDENDO suas atividades letivas de 18 a 31 de março de 2020.

Mudanças estão acontecendo a todo momento. O Curso G9 continuará atento a essa situação e às orientações dos órgãos oficiais, comunicando-lhes qualquer modificação, incluindo o retorno às aulas antes desse prazo.

Lembramos que essa parada é estratégica para a contenção do vírus, não é recesso escolar ou férias. Reforçamos, portanto, as orientações do Ministério da Saúde e demais especialistas da área: evitem aglomerações e contato com eventuais contaminados, dentre outros cuidados. Tenhamos uma postura de responsabilidade coletiva.

Agradecemos a parceria. Juntos, venceremos essa árdua batalha.

 

Atenciosamente,

Direção do Curso G9

 

Leia Mais
...
17 de março de 2020

Covid-19 | Comunicado: Aulas Suspensas

COVID-19 | Comunicado do Curso G9

Caros Alunos, Pais e Responsáveis.

O Curso G9, atento aos acontecimentos referentes à pandemia do coronavírus e às orientações oficiais dos órgãos públicos, tem avaliado periodicamente a situação para tomar as melhores decisões em favor da escola e da comunidade em geral.

 

Como medidas profiláticas imediatas, a escola:

ü Instalou, em diferentes pontos da instituição, álcool gel para uso de toda a comunidade escolar;

ü Suspendeu as atividades do contraturno que reúnem mais de 100 pessoas: palestras, reuniões, outros;

ü Reorganizou a rotina de atividades coletivas, como Educação Física, Oficinas, Grupos de Estudo, promovendo atividades que evitem o contato direto entre os alunos;

ü Suspendeu o uso do token nas catracas de controle de acesso à escola;

ü Aplicará medidas que se fizerem oportunas conforme o desenvolvimento do quadro de pandemia.

 

Em virtude do feriado de 19 de março – 5ª feira, o Curso G9 decidiu EMENDAR os dias posteriores ao evento. Portanto, a escola não terá atividades letivas nos dias 19, 20 e 21 de março, voltando normalmente em 23 de março – 2ª feira.

 

Medidas de suspensão das aulas serão tomadas se houver determinação legal, que acolheremos imediatamente, ou se a escola avaliar essa necessidade.

 

Conforme registrado acima, estamos atentos e aguardando novas orientações dos órgãos federais, estaduais e municipais. Qualquer nova decisão será comunicada através dos canais oficiais utilizados pelo Curso G9: site e grupos das redes sociais.

 

Esta é uma situação delicada e difícil para todos nós. As mudanças são diárias, o que gera um clima de incerteza e ansiedade. Agradecemos o seu apoio e estamos certos de que, juntos, superaremos este momento.

 

Atenciosamente,

Direção do Curso G9.

 

16/03/2020.

Leia Mais
...
16 de março de 2020

COVID-19 | Comunicado do Curso G9

Reunião de Pais do Ensino Médio e PV

A coordenação pedagógica do Ensino Médio do Curso G9 realizou reunião de pais e mestres com todas as turmas do segmento e do Pré-vestibular (PV). Os encontros aconteceram nos dias 4 e 7 de março e abordaram diversos temas, de acordo com o projeto pedagógico de cada turma.

 

“Esses encontros, logo no início do semestre letivo, são muito importantes e proveitosos porque podemos apresentar a proposta pedagógica do segmento e ouvir as expectativas das famílias para este ano”, explicou a coordenadora do Ensino Médio e do PV, Marcia Gil de Souza.

 

Foram duas reuniões, uma para as turmas de 1ª e 2ª séries e outra para as turmas da 3ª série e do Pré-vestibular porque os alunos estão em momentos diferentes na formação educacional. O primeiro encontro, das séries iniciais do Ensino Médio,  aconteceu na noite do dia 4 de março, e tratou assuntos como os desafios do segmento, amadurecimento dos alunos nesta fase da vida e funcionamento das atividades e avaliações desse segmento. Foi apresentada também a proposta do G9 para atender às exigências da Lei 13.415/2017, relativa à reforma do Ensino Médio, em especial os “Itinerários Formativos”, traduzidos em Oficinas e Grupos de Estudo realizados no contraturno.

 

Já a segunda reunião foi realizada em 7 de março. Durante o encontro, os familiares participaram de um momento de café com seus filhos, o que proporcionou um momento de intimidade e de interação. Essa reunião teve foco diferente da primeira, pois era voltada para os alunos que estão encerrando o ciclo do Ensino Médio. Os principais temas abordados nesse encontro foram as dificuldades e angústias que vem nesse final de ciclo, os simulados e métodos de estudo e, além disso, as atividades comemorativas de conclusão do Ensino Médio.

 

Leia Mais
...
16 de março de 2020

Reunião de Pais do Ensino Médio e PV

G9 realiza reunião de pais da Educação Infantil

Educação Infantil (EI) do Curso G9 realiza reunião de pais de alunos de todas as turmas do segmento. O encontro, realizado em 3 de março, expôs a proposta pedagógica da escola, alinhada à Base Nacional Curricular Comum.

 

Durante a reunião, foram abordadas as 10 competências que devem ser desenvolvidas pelos estudantes ao longo do período de escolarização: Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de Vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania.

 

Além disso, a coordenadora da Educação Infantil do Curso G9, Jéssica Antunes Dias, explicou o trabalho pedagógico com vídeos e fotos e realizou orientações às famílias de como incentivar o trabalho com essas competências no âmbito familiar.

 

ROTINA DE ESTUDO

“Vemos alunos que chegam ao Ensino Médio e não conseguem seguir uma rotina de estudo. Ao determinar um horário para que as crianças façam as tarefas e atividades propostas para casa, cria-se nos alunos o senso de responsabilidade e o hábito de estudo, que será muito importante nas séries seguintes”, disse a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes.

 

A coordenadora da Educação Infantil explicou aos familiares a influência que o Jogo Simbólico e as brincadeiras têm no desenvolvimento do aluno. Jéssica Dias contou que, com o “faz de conta”, os alunos conseguem projetar diversos cenários e situações.

 

“Uma das atividades que acontece em sala de aula é a que os alunos brincam se imaginando trabalhando com várias profissões diferentes. Isso desenvolve no aluno o autoconhecimento, cada um consegue identificar o que mais gosta e o que menos gosta de fazer”, explicou Jéssica Dias.

 

Ao final do encontro, a diretora Fernandes frisou a importância da parceria entre a escola e a família, cada uma executando um papel na vida da criança, sem que haja a interferência de uma instituição na outra.

 

O Curso G9 também promoveu reuniões de pais dos alunos do Ensino Fundamental I.

 

Leia Mais
...
13 de março de 2020

G9 realiza reunião de pais da Educação Infantil

Professora do Curso G9 é homenageada pela Câmara Municipal

A professora de Inglês do Curso G9, Patricia Andrade Magalhães, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Itajubá com a Comenda Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho. O evento, que marcou as comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, foi realizado no Teatro Municipal Christiane Riera, em 5 de março.

 

“Sinto-me honrada e orgulhosa em partilhar este momento com pessoas tão ilustres, de tão grande valor, guerreiras do dia a dia: Engenheiras, advogadas, médicas, educadoras, jornalistas, profissionais liberais, líderes comunitárias; mas, acima de tudo, mulheres. Merecedoras do mais profundo respeito pela profissão que exercem e pela nobre função de avós, de mães, de filhas, de companheiras, de amigas. Mulheres que, com muito diálogo e grande persistência, têm conquistado importantes espaços em nossa sociedade”, disse Patrícia Magalhães durante o seu discurso.

 

A professora do Curso G9 fez questão de agradecer à sociedade itajubense que, há 25 anos a acolhe com “carinho e respeito” e aos colegas educadores desta cidade, “com quem venho compartilhando os desafios e as alegrias de nossa nobilíssima profissão”.

 

“Sou educadora porque acredito que a educação é um dos pilares que sustenta nossa sociedade. Vivo isso no meu dia a dia de professora e posso garantir que é muito gratificante perceber nos alunos o olhar que brilha e  o sorriso que emana diante da descoberta do conhecimento, advindo de uma educação séria e comprometida com os verdadeiros valores, os quais mudam atitudes e ajudam a construir uma sociedade mais justa e fraterna”, ressaltou a professora.

 

HOMENAGENS

Patrícia Magalhães recebeu a homenagem por indicação do vereador Renato Moraes. Isso porque cada parlamentar indica uma mulher para receber a Comenda Vereadora Maria de Lourdes Sanches Coelho.

 

Também receberam a homenagem as seguintes profissionais: Alessandra Torquato Faria, voluntária na Área de Assistência Social; a dona de casa Benedita Costa Chiaradia; a professora Elizabete Cristina Gonçalves Storino; a economista Elza Maria de Barros Lucchesi; Emileni Castellani Carvalho da Silva, agente comunitária de Saúde; Lucrécia Carvalho Batista da Mota e Camanducaia; médica neurologista; a carroceira Maria do Carmo Silva Ribeiro; a dona de casa Maria Helena Moreira Torres; Meire Esper Kallás, empresária e advogada; Neide Aparecida Ribeiro Hiene, psicopedagoga; Nilda Maria Bitencourt, apresentadora e colunista social; a jornalista Patrícia de Assis Vasconcellos; a atleta Rosângela Raimunda Pereira Faria; a professora Rosani Rezende Borges; e Vera Lúcia Pereira Rodrigues Alves, pastora e Conselheira Tutelar.

Fotos: Câmara Municipal de Itajubá

Leia Mais
...
12 de março de 2020

Professora do Curso G9 é homenageada pela Câmara Municipal

Atletas se destacam no Aberto Brasil de Xadrez

Três atletas do Clube de Xadrez do Curso G9 (CXG9) – Enzo de Almeida Ramos, Renan de Souza Stockler Morais e Pedro Esteban Arango – participaram do Aberto do Brasil, tradicional evento da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), que visa classificar dois jogadores para a semifinal do Campeonato Brasileiro Absoluto de 2021.

 

A competição, realizada em Caxambu, de 6 a 8 de março, distribuiu R$ 5.000,00 em prêmios e reuniu mais de 70 participantes, entre eles, dois Grandes Mestres (GM), três Mestres Internacionais (MI) e seis Mestres FIDE (MF).

 

“Nossos atletas fizeram bonito, todos conquistaram pontos importantes para o ranqueamento na Federação Internacional de Xadrez: Enzo conquistou 40,4 pontos de rating internacional; Pedro conseguiu 22,4 pontos; e Renan foi o que mais ganhou rating, terminando a competição com 78 pontos a mais”, explicou o professor de Xadrez do Curso G9, Toninho Martins.

 

Enzo de Almeida Ramos é aluno do 5º ano do Ensino Fundamental I; Renan de Souza Stockler Morais, do 8º ano do Ensino Fundamental II; e Pedro Esteban Arango, da 2ª série do Ensino Médio.

 

De acordo com o professor Toninho Martins, o evento foi disputado em categoria única, em seis rodadas, duas por dia. “Nossos atletas tiveram uma média de duas horas e 40 minutos por jogo. Isso é muito importante, pois esse torneio serviu como preparação para as principais competições por categoria que cada um vai disputar este ano, como o JEMG, a FENAC e Campeonato Brasileiro Escolar”, disse.

 

Enzo Almeida foi o atleta mais novo do torneio e teve um desempenho de 344 pontos maior do que a sua pontuação atual na FIDE. Destaque também para o Renan Morais, que venceu um Mestre FIDE na última rodada, depois de mais de três horas de partida, e para Pedro Esteban, que além dos 22 pontos de rating conquistados, ainda subiu 10 posições no rankeamento final em relação ao início do torneio.

 

Leia Mais
...
11 de março de 2020

Atletas se destacam no Aberto Brasil de Xadrez

Coronavírus e Dengue em debate no Ensino Médio

A recém-descoberta do Coronavírus e a posterior epidemia, batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19, e o surto de dengue que tem assolado o Brasil, em especial Minas Gerais, foram temas de palestra aos alunos do Ensino Médio do Curso G9, em 5 de março. O objetivo do encontro foi apresentar como a dengue se prolifera e como o vírus da gripe funciona, o que é a doença e seus sintomas e quais são as formas de transmissão.

 

A palestra foi ministrada pelo professor de Biologia do Curso G9, Tadeu Carlos da Silva, que explicou sobre os vírus em geral, mostrando a estrutura desses seres acelulares, e dessa recente descoberta. Durante a palestra, Tadeu Silva apresentou aos alunos outras epidemias que aconteceram no último século, relacionando-as com o novo coronavírus. Além dessa temática, o professor falou sobre a Dengue, como ela se propaga, como evitar e um breve histórico a respeito dessa doença.

 

De acordo com o professor, é importante que se entenda sobre a Covid-19, que assusta o Brasil e o mundo, tanto do ponto vista pessoal – para se prevenir da doença – quanto pedagógico, uma vez que o assunto poderá vir a ser tema dos vestibulares. Ele também reforça a ideia da dengue enquanto uma doença muito mais séria do que o Coronavírus, caso não cuidemos com rigor da prevenção ambiental, enquanto cidadãos.

 

Sobre o Coronavírus

O COVID-19 é um vírus em formato de coroa que causa infecções respiratórias. O período de incubação, que é o tempo que leva para aparecer os sintomas, pode variar de 2 a 14 dias após a infecção.

 

O Coronavírus pode ser transmitido através de gotículas de saliva, pelo espirro, pela tosse, pelo catarro, pelo aperto de mão e por contato com objetos contaminados. Os principais sintomas são problemas respiratórios, como a tosse, pneumonia, dificuldade de respirar e a febre.

 

Os métodos mais eficazes para se prevenir contra esse vírus são: lavar as mãos com sabonete ou álcool por ao menos 20 segundos; evitar coçar a boca, o nariz e os olhos com a mão não lavada; evitar o contato com pessoas infectadas; utilizar máscara cirúrgica em locais públicos onde tem um grande fluxo de pessoas; higienizar frequentemente objetos e superfícies que são tocados com frequência; e ficar em casa quando estiver doente.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil confirmou 25 casos do novo coronavírus até a tarde de domingo (8 de março). Do total, 21 são casos importados e 4 com transmissão no país. O ministério ainda aguarda os resultados de 663 casos suspeitos.

 

Sobre a Dengue

Enquanto a maior preocupação de todos está voltada para o novo coronavírus, o número de vítimas de Dengue, uma doença já bastante conhecida, tem aumentado significativamente no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 1º de fevereiro de 2020 foram registrados 94.149 casos de dengue no país, sendo confirmados 14 óbitos — 2 no Acre, 1 em Minas Gerais, 2 em São Paulo, 3 no Paraná, 2 do Distrito Federal e 4 no Mato Grosso do Sul. A faixa etária acima de 60 anos concentra metade dos óbitos confirmados por dengue. Essa situação preocupa por causa de doenças similares como Zika e Chikungunya.

 

O professor Tadeu deu algumas sugestões para combater a dengue: não deixar poças d´água em potes de flor ou similar. Colocar areia, que absorve a água; cuidar de objetos como pneus, caixa d´água, vasilhas, que podem receber água de chuva e virar um criadouro de larvas da dengue; usar repelentes específicos, que protegem contra a dengue. A informação está disponível nos rótulos. "Mas não abuse. Como os produtos são fortes, é preciso ter cautela e seguir as orientações dos rótulos"; e usas telas nas janelas para impedir a passagem do mosquito.

 

 

 

Leia Mais
...
10 de março de 2020

Coronavírus e Dengue em debate no Ensino Médio

"Quarto de Despejo” é tema de trabalho interdisciplinar

Grupo de Estudos de Literatura marcou o início do Trabalho de Linguagens dos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio (EM) do Curso G9. O trabalho abordará o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, e terá avaliações durante todo o ano de 2020.

 

A obra conta a história de uma catadora de materiais recicláveis que viveu na favela do Canindé, localizada na capital paulista. O livro é formado por 20 diários escritos pela autora entre os anos de 1955 e 1960 e expõe, de maneira crua e real, a desigualdade social que ainda perdura no Brasil.

 

Por ser uma obra com relevância história, “Quarto de Despejo” é cobrado no vestibular da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, o que motivou a escolha desse livro para o trabalho interdisciplinar do Ensino Médio.

 

O objetivo desse trabalho é que, ao final do ano, os alunos apresentem uma adaptação teatral da obra, apresentando o contexto vivido nas favelas paulistanas, respeitando o lugar de fala da autora. Para cumprir esse objetivo, cada bimestre terá uma atividade avaliativa diferente, que vai desde a releitura do livro e a escrita em gênero teatral, que utilizará o inglês e o espanhol nas falas dos personagens além do português, até a organização do evento de apresentação da peça, que terá o cenário montado na aula de Arte, num conceito de reaproveitamento de material. Essa apresentação acontecerá no final do ano e será aberto para os pais.

 

O trabalho interdisciplinar envolve os professores Regiane Ramos, que ministra as aulas de Literatura; João Sita, de Redação; Anabel Faria, de Arte; Luan Fernandes, responsável pelas aulas de Teatro e Dança; Patrícia Magalhães, professora de Inglês; e Eloiza Nunes, de Espanhol.

 

Leia Mais
...
09 de março de 2020

"Quarto de Despejo” é tema de trabalho interdisciplinar

Curso G9 participa de campanha de vacinação

Alunos do Ensino Fundamental I ao Ensino Médio do Curso G9 foram vacinados contra HPV, Meningite C e Sarampo. A imunização, que integra o calendário da Secretaria de Saúde de Itajubá, foi realizada com o apoio da UBS Nossa Senhora de Lourdes. A vacinação aconteceu durante o dia 21 de fevereiro, na própria escola.

 

Anualmente, a Secretaria de Saúde realiza campanhas de vacinação em escolas de educação básica no município. Este foi o quinto ano em que o Curso G9 fez parte desse projeto de imunização.

 

“A campanha consegue reunir, em um mesmo lugar, crianças e adolescentes, que são o público-alvo da secretaria. Outra vantagem é que os alunos, por estarem juntos, acabam incentivando um ao outro a superar o medo da agulha”, explicou a assistente pedagógica do Ensino Fundamental II, Sheila Bourdon de Souza. “Por recomendação da Secretaria de Saúde, pedimos autorização dos pais para que todos fossem imunizados”, completou.

 

Durante a campanha, os alunos tiveram suas carteiras de vacinação conferidas, para ver se as vacinas estavam em dia. Como essa atividade acontece há anos na escola, vários alunos não precisaram ser vacinados, pois já foram imunizados nas edições anteriores.

 

 

Leia Mais
...
07 de março de 2020

Curso G9 participa de campanha de vacinação

Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I

Reunião de Pais reuniu familiares dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I (EF I) do Curso G9. Durante o encontro, em 19 de fevereiro, foram abordados diversos temas, em especial, por ser a última série desta etapa de ensino.

 

“O 5º ano é um período de transição porque os alunos encerram uma importante etapa do aprendizado e já se preparam para o próximo ciclo, o Fundamental II. Nessa série há uma ampliação e um aprofundamento dos conceitos trabalhados nos anos anteriores”, explicou a coordenadora pedagógica do EF I, professora Nilceia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

Durante a reunião, Nilceia Pereira informou sobre algumas atividades que marcam essa etapa da escolarização, dentre elas o PROERD, curso oferecido em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, em que os alunos aprendem a dizer não às drogas e à violência. “Ao finalizar esse trabalho, teremos uma formatura, que acontecerá em junho, junto com outros alunos de 5º ano das redes municipal e particular de Itajubá”, complementou a coordenadora.

 

Foi também apresentado aos pais as cerimônias que se realizam em comemoração ao  encerramento desse segmento, como as celebrações de Ação de Graças – Culto e Missa – e a cerimônia de entrega de certificados. Na oportunidade, a coordenadora apresentou, rapidamente, a proposta da tão esperada viagem ao NR.

 

Esse foi o terceiro encontro que a coordenação fez com as famílias do EF I. A primeira reunião aconteceu no dia 29 de janeiro e reuniu os pais novos na escola. Já a segunda reunião foi voltada para os 1º e 2º anos desse segmento, e aconteceu no dia 17 de fevereiro.

 

 

 

Leia Mais
...
06 de março de 2020

Reunião de pais do 5º ano do Fundamental I

Curso G9 inicia turma do Pré-vestibular

O início das aulas do Pré-vestibular (PV) 2020 movimentou a manhã no Curso G9, em 2 de março. Os alunos foram recebidos pela coordenadora do Ensino Médio e do PV, Marcia Gil de Souza, que contou um pouco sobre o funcionamento do colégio, as normas do cursinho e o projeto pedagógico para o ano letivo.

 

“A cada ano que passa, recebemos alunos mais maduros e mais conscientes. As expectativas para este ano são as melhores possíveis”, contou a coordenadora. “Além disso, o Curso G9 está se aperfeiçoando cada vez mais, procurando oferecer mais aos nossos alunos. Um exemplo disso são os Grupos de Estudo”, completou Marcia Gil.

 

A novidade deste ano, de acordo com a coordenadora, é o Grupo de Estudos de Interpretação de Texto, que terá como foco a análise de poemas, mas também abrangerá outros gêneros textuais.

 

Durante a conversa, ela também orientou os alunos sobre método de estudo e a disciplina necessária nessa fase de estudo. “É preciso ter foco e clareza para aproveitar o tempo e todo o suporte que oferecemos aos vestibulandos”, destacou.

 

SELEÇÃO DE BOLSAS

No dia 13 de fevereiro o Curso G9 realizou o processo seletivo de bolsas para o PV. O evento reuniu candidatos a receberem bolsas de até 100% de desconto na mensalidade. O critério escolhido para a seleção foi por meio na nota que o candidato obteve no ENEM de 2019.

 

A reunião teve a presença de funcionários, professores, coordenação e direção da escola, que apresentaram a missão da escola e a proposta pedagógica do colégio.

 

PRÉ-VESTIBULAR

O Pré-vestibular do Curso G9 conta com 40 aulas semanais mais os Grupos de Estudo (Arte, Biomédicas, Exatas, Humanas, Inglês e Literatura), além de Plantões de Dúvida, Inglês e Espanhol básicos, Plantão de Redação e Simulados Mensais – nos formatos ENEM e FUVEST. O colégio oferece ainda: Estudo de Obras Literárias, Matemática Básica e atividades opcionais, como Futsal, Vôlei, Xadrez e Handebol.

 

O material utilizado é do Sistema de Ensino Poliedro: são 32 livros de teoria/exercícios, 4 apostilas de sala de aula e 5 livros adicionais – no total, são mais de 24 mil exercícios.

 

Leia Mais
...
04 de março de 2020

Curso G9 inicia turma do Pré-vestibular

Clube de Ciências inicia atividades 2020

Clube de Ciências do Curso G9 iniciou as atividades do ano letivo 2020 com experiência culinária, em 20 de fevereiro, no Laboratório de Química. O encontro, que terá novidades ao longo do ano, reuniu alunos do Ensino Fundamental II.

 

“Neste ano, temos mais uma novidade para o nosso clube: teremos a ajuda e o suporte de um grupo de monitores, formado por alunos que já fizeram parte do projeto nos anos anteriores”, explicou o professor de Matemática, Vicente Carlos Martins, um dos coordenadores do Clube de Ciências, ao lado do também professor de Matemática, Mateus Francisco.

 

Para Vicente Martins, a medida foi necessária porque “a expectativa para o Clube de Ciências aumentou este ano, porque os alunos já vieram do 5º ano com mais motivação que nos anos anteriores”.

 

Para a primeira aula do ano letivo, os alunos estudaram o ponto de fusão da água, congelando sorvete em 3 minutos, utilizando gelo, álcool e sal. Essa experiência deixou os alunos muito animados, pois eles aprenderam conceitos de Física e Química preparando e saboreando o sorvete.

 

Clube de Ciências

O Clube de Ciências é um projeto pedagógico do Curso G9 que tem como objetivo levar aos alunos conhecimentos complexos da Biologia, Física e Química de forma lúdica e experimental, o que torna o conhecimento mais interativo. As atividades são voltadas para os alunos do Ensino Fundamental II, que são divididos de acordo com a série que estão.

 

Para o professor de Matemática Vicente Carlos Martins, essa divisão entre as turmas é importante, porque “permite que possam ser abordados diversos assuntos de acordo com a faixa etária dos alunos”.

 

Durante o ano, serão realizadas diversas atividades, como as Olimpíadas de Conhecimento e visitas a instituições de pesquisa, como a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e o Laboratório Nacional de Astrofísica.

 

Além disso, como finalização das atividades do Clube, em novembro acontece o tão esperado acantonamento, que reúne os alunos em uma noite na escola, com direito à gincana, caça ao tesouro e a montagem de barracas para dormir.

Leia Mais
...
03 de março de 2020

Clube de Ciências inicia atividades 2020

Educação Financeira é tema de palestra

Alunos das turmas das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Curso G9 participam de palestra sobre Educação Financeira. A atividade, realizada em 19 de fevereiro, teve como objetivo dar início aos itinerários formativos, traduzidos em oficinas de trabalho, que serão realizadas durante o ano de 2020.

 

Os convidados para o encontro foram os professores da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), André Medeiros e Moisés Vassallo. Eles fazem parte do Denarius, órgão que integra o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Educação Financeira da universidade.

 

“É sempre uma boa oportunidade poder falar com adolescentes e jovens sobre um assunto tão importante, como a educação financeira”, explicou o professor André Medeiros. “Esse é o nosso objetivo na Denarius, que é difundir e orientar os alunos sobre esse assunto”, completou.

 

Oficinas

“O objetivo dessas oficinas é ensinar ferramentas e ações que permitam ao aluno administrar financeiramente seus próprios recursos, além de conscientizar sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis de consumo, aprendendo a ser empreendedor na capacitação de recursos que custeiem seus objetivos”, explicou a coordenadora do Ensino Médio e do Pré-vestibular, Marcia Gil de Souza.

 

Este ano, as oficinas do Ensino Médio serão optativas e estão divididas por área do conhecimento, dentre elas:

Oficina de Educação Financeira: que tem como objetivo gerir os recursos financeiros obtidos nas demais oficinas;

G9 Social: que reúne alunos e professores para desenvolver ações solidárias em instituições de assistência social da cidade;

Bazar Solidário: que, a partir de 2020, funciona também em plataforma digital e tem como objetivo arrecadar recursos para o G9 Social;

Oficina de Produção de Sabão: que visa produzir sabão reutilizando óleo de cozinha e vender o produto final – os recursos também irão para o G9 Social;

Oficina de Gastronomia: que tem como objetivo criar receitas que utilizem todas as partes dos alimentos, como a polpa, casca, folha e sementes;

Oficina de Horta e Compostagem: que produzirá adubo para a horta com o lixo orgânico do Restaurante e que cultivará plantas medicinais e outros produtos que atenderão à Oficina de Gastronomia.

 

 

Leia Mais
...
02 de março de 2020

Educação Financeira é tema de palestra

Folia de Carnaval anima Infantil e Fundamental I

Tarde de folia marcou a sexta-feira de Carnaval da Educação Infantil e Ensino Fundamental I do Curso G9. Com confetes, serpentinas e marchinhas tradicionais, as crianças participaram do baile com muita alegria e animação.

 

“Nosso objetivo com essa atividade é explorar a data comemorativa do Carnaval. É um momento de diversão e manifestação artística e cultural”, explicou a coordenadora da Educação infantil, Jéssica Antunes Dias. “Essa é uma festa de que as crianças gostam muito. Apreciam dançar, cantar e brincar com confetes e serpentinas”, completou.

 

Este ano as crianças confeccionaram abadá para utilizar durante o baile. “Essa atividade utilizou camiseta, tinta, glitter, fitas e muita criatividade”, ressaltou a coordenadora.

 

Durante o mês de fevereiro, foi trabalhado, em sala de aula, um pouco sobre a história do Carnaval, os adereços usados durante essa época do ano, além de apresentar aos alunos as variações culturais dessa festa. 

Leia Mais
...
28 de fevereiro de 2020

Folia de Carnaval anima Infantil e Fundamental I

TOPO