Loader Image
Planejamento do Fundamental II se adequa às plataformas digitais
01 de setembro de 2020

De imediato, o Ensino Fundamental II potencializou o uso de ferramentas do portfólio do colégio, como a Moderna Compartilha, e implantou novas plataformas para melhor atender os alunos e as famílias. São elas: a Geekie One e a Google for Education.

Com o início da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, em março deste ano, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental II do Curso G9 percebeu que seria necessário mudanças rápidas no planejamento do ano letivo para se adequar à nova realidade e atender às expectativas de aprendizagem no segmento.

 

“Enfrentamos mais esse desafio com muita esperança porque sabíamos do percurso trilhado pelo nosso segmento, das inovações implantadas pelo Ensino Fundamental II na era pré-pandemia, do trabalho e do comprometimento de toda a equipe e de todas as possibilidades de aprendizagem que se abriam aos nossos alunos”, explica a coordenadora pedagógica, Estela Maria de Oliveira.

 

De imediato, o Ensino Fundamental II potencializou o uso de ferramentas do portfólio do colégio, como a Moderna Compartilha, e implantou novas plataformas para melhor atender os alunos e as famílias. São elas: a Geekie One e a Google for Education.

 

Plataformas Digitais

De acordo com a coordenadoria pedagógica, a plataforma educacional da Geekie, aliada ao uso da Google for Education, atendeu à demanda da capacitação dos professores, tanto do uso das tecnologias quanto da metodologia das aulas online. “Houve a organização de três aulas síncronas diárias, no horário regular das aulas do segmento, e aulas assíncronas desenvolvidas no contraturno”, ressalta. As aulas em tempo real acontecem por meio da ferramenta Google Meet.

 

Com as novas plataformas, o Ensino Fundamental II conseguiu garantir também a continuidade dos projetos que funcionam de forma complementar, como as oficinas de Música, o Teatro, a Dança, o Clube de Ciências, a Robótica e as Modalidades Esportivas.

 

O uso das plataformas digitais também permite a qualidade no ensino dos demais segmentos de ensino, como na Educação Infantil e no Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

Nova Escola

“Tivemos um primeiro semestre de muitas aprendizagens, através do apoio incondicional da escola e do esforço dos professores, alunos e famílias. Os resultados foram bastante positivos em todos os aspectos. Iniciamos o segundo semestre convictos de que nunca mais voltaremos ao mesmo ponto, demos um salto em relação às metodologias de ensino, à visão de aprendizagem e ao uso das tecnologias. Elas jamais substituirão o professor, mas são um poderoso instrumento para ensinar. Rompeu-se o conceito de que o aluno só aprende na escola”, destaca Estela Oliveira.

 

Ela lembra que, neste momento, outros desafios estão ocupando a linha de frente da escola e das famílias: alimentar a motivação dos alunos; fazer provocações que os estimulem a avançar em busca de novos conhecimentos; manter a interação entre o professor e alunos; entender o momento presente e se colocar como agente transformador dessa realidade; a importância dos trabalhos colaborativos; e a ajuda à preservação do hábito de estudo, tão difícil de se adquirir e fácil de se perder. “Isso tudo será uma aprendizagem para a vida inteira”, acredita a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, Estela Maria de Oliveira.




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO