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Educação no Ensino Fundamental I em tempos de pandemia
28 de agosto de 2020

Preparar-se para essa nova realidade e adaptar-se a ela exigiu um tempo recorde e a parceria fundamental das famílias.

Com a pandemia do novo coronavírus, as aulas e atividades pedagógicas presenciais das escolas públicas e particulares do país foram suspensas e, de um momento para outro, todas passaram a vivenciar um contexto de excepcionalidade. Preparar-se para essa nova realidade e adaptar-se a ela exigiu um tempo recorde e a parceria fundamental das famílias.

 

“Logo no início do isolamento social, em março deste ano, o Curso G9 adotou alternativas  tecnológicas com o objetivo de garantir que os alunos não fossem prejudicados, não perdessem o vínculo com a escola e mantivessem preservados o direito à educação”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Nilcéia Julliana Ribeiro de Carvalho Pereira.

 

De acordo com a coordenadora, por meio da plataforma digital Moderna Compartilha, já em uso na escola, e através da comunicação direta e rápida por aplicativos de mensagens via lista de transmissão, o segmento proporcionou , inicialmente, aos alunos a continuidade e o ritmo dos estudos. “Como já tínhamos a plataforma digital com material didático e ambientes interativos, o desafio foi transpor as propostas realizadas, nesse ambiente, para aulas regulares online”, diz.

 

Google for Education

Com a adesão à plataforma Google for Education, e por meio da ferramenta Google Meet, foi possível realizar aulas em tempo real e dar continuidade ao planejamento proposto. “As aulas síncronas acontecem regularmente, a carga horária é diária e respeita cada faixa etária da escolarização. Os alunos do 1º ano contam com uma grade de horários mais reduzida e, para os do 2º ano em diante, há um aumento gradativo da carga horária. Nessas aulas, os alunos interagem diretamente com os colegas, professores e objetos de estudo. Elas são gravadas e disponibilizadas no Drive do Google, caso o aluno necessite assistir a elas posteriormente.

 

“Há também o contato de professores com alunos pelas mais diferentes vias. São realizados vários momentos síncronos, perguntas e respostas por aplicativos de mensagens e por e-mail. Acontecem, ainda, de forma sistemática, aulas assíncronas de cada componente curricular com propostas de atividades, videoaulas, uso das plataformas, podcasts, montagem Lego e roda de biblioteca”, destaca Nilceia Ribeiro.

 

Planos de Estudo

Atualmente, o ambiente virtual de estudo do Ensino Fundamental I do Curso G9 é o Google Sala de Aula. Ambiente privilegiado que permite postagem e devolução das atividades, comunicação direta e individualizada entre professor e aluno, postagem de recados, planos de estudo e lembretes.

 

No início da semana, é postado no Google Sala de Aula o Plano de Estudo Semanal, no qual constam a intencionalidade educativa, as atividades e recursos para cada componente curricular que será trabalhado ao longo da semana. O plano de estudo tem a função de colaborar para a organização e o planejamento do aluno em casa, servir como fator de motivação e facilitar a execução das aulas tanto nos momentos síncronos quanto nos assíncronos.

 

A avaliação formativa acontece durante todo o processo de ensino e aprendizagem, com retornos e devolutivas dos professores aos alunos, bem como com propostas de acompanhamento complementar, a fim de que os alunos possam se desenvolver.

 

Prática Educativa

“O momento foi oportuno para aplicação de práticas educativas mais ativas e para o desenvolvimento da competência tecnológica, compreensão e uso das tecnologias digitais de informação de maneira significativa, crítica e ética na produção de conhecimento e no exercício e protagonismo do aluno. Oportuno, ainda, para os professores que, desde o início do período de isolamento, recebem formação constante da equipe de Educadores Google e da equipe pedagógica do Curso G9”, diz a coordenadora pedagógica.

 

Uma equipe de profissionais educacionais do Laboratório de Tecnologia e Informação (LTI) do Curso G9, também, está disponível e realiza atendimento individualizado para apoio tecnológico a toda comunidade escolar.

 

Parceria

Nesse cenário, o Curso G9, em parceria com a família, pôde continuar garantindo os direitos de aprendizagem aos alunos, avançando cada vez mais em seu processo de educação remota em todos os segmentos de ensino, como na Educação Infantil , Ensino Fundamental II e no Ensino Médio e Pré-vestibular.




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