Loader Image
Alunos do Ensino Médio participam de palestra sobre Rap
10 de agosto de 2020

O encontro, em 7 de agosto, integra o trabalho interdisciplinar da área de Linguagens que tem se desenvolvido desde fevereiro. O projeto envolve as disciplinas de Gramática, Literatura, Redação, Espanhol, Inglês.

Alunos da 1ª série do Ensino Médio do Curso G9 participaram de palestra virtual “O Rap além da periferia”, que teve como convidado o aluno de Educação Artística da USP (Universidade de São Paulo), Alander Souza Ramos. O encontro, em 7 de agosto, integra o trabalho interdisciplinar da área de Linguagens que tem se desenvolvido desde fevereiro. O projeto envolve as disciplinas de Gramática, Literatura, Redação, Espanhol, Inglês.

 

“O encontro virtual foi muito rico e abriu inúmeras possibilidades para o desenvolvimento do trabalho interdisciplinar de nossos alunos. O palestrante, que é músico, professor da área, especialista em RAP, fez um breve histórico sobre esse tipo de música, oferecendo pistas importantes para criarem uma letra nesse estilo musical”, explicou a coordenadora do Ensino Médio e Pré-vestibular, professora Marcia Gil de Souza.

 

A coordenadora se refere à dinâmica do trabalho interdisciplinar: depois da palestra, os alunos, divididos em grupos, irão compor uma letra de RAP, que terá como ponto de partida uma música já pronta; em seguida, farão inserções em Espanhol e Inglês, seja na letra, seja na apresentação da proposta da letra; por fim, vão produzir um vídeo, sob a orientação do professor Luan Fernandes. Vale destacar que o ponto de partida para o trabalho interdisciplinar foi a leitura do livro dos Racionais MC “Sobrevivendo no Inferno”.

 

Em maio deste ano, o Curso G9 promoveu, em uma das plataformas virtuais utilizadas pelo colégio, o seminário “História das Pandemias – Impactos Sociais, Econômicos e Biológicos”, que reuniu alunos e professores do Ensino Médio e Pré-vestibular.

 

RAP

“A palestra com o Alander Ramos agregou muito ao desenvolvimento do nosso trabalho. Com bom humor e naturalidade, ele respondeu várias dúvidas, explicou os diferentes tipos de RAP, sua importância e seu papel representativo na sociedade, já que dá voz ao povo, muitas vezes sufocada pela opressão; relata as dificuldades vivenciadas nas periferias, onde diversos direitos são violados todos os dias; e promove conscientização, união e respeito à todas as comunidades”, disse a aluna Ana Luíza Duarte da Fonseca, da 1ª série do Ensino Médio (Turma M11).

 

Esta é a segunda vez que Alander Ramos conversa com alunos do Curso G9 sobre RAP. No ano passado, a culminância do projeto também foi a produção de um vídeo com uma canção nesse estilo musical.

 

Alander Ramos é músico desde os sete anos, com estudos na Escola Livre de Arte, em Belo Horizonte; foi professor de Musicalização Infantil e Educação Musical no Instituto Gonfer e Oficina da Música; integrante do Coletivo Hip Hop, de Paraisópolis; Instrutor de Poesias – SLAM no ECOA Espaço Cultural O. das Artes em Brasópolis; e instrutor de percussão histórico-cultural – Células Rítmicas. Atualmente é professor de música no Espaço SESI, em São Paulo, onde desenvolve projetos na área.




+ Ver Mais
27 de junho de 2025

Equipe feminina de Basquete 3x3...

... + Ver Mais
27 de junho de 2025
Equipe feminina de Basquete 3x3 é vice-campeã e está na Etapa Estadual do JEMG 2025
+ Ver Mais
25 de junho de 2025

Dois dos três atletas de Itajubá...

... + Ver Mais
25 de junho de 2025
Dois dos três atletas de Itajubá classificados para a Fase Estadual do Xadrez do JEMG 2025 são alunos do Curso G9
+ Ver Mais
18 de junho de 2025

Coral Mantiqueira G9 participa...

... + Ver Mais
18 de junho de 2025
Coral Mantiqueira G9 participa de Festival de Corais na Universidade de São Paulo
+ Ver Mais
16 de junho de 2025

Jornada Esportiva reúne equipes...

... + Ver Mais
16 de junho de 2025
Jornada Esportiva reúne equipes do Curso G9 e Colégio Santa Ângela, de Resende (RJ)
TOPO