Loader Image
"Quarto de Despejo” é tema de trabalho interdisciplinar
09 de março de 2020

Por ser uma obra com relevância história, o livro é cobrado no vestibular da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, o que motivou a escolha desse livro para o trabalho interdisciplinar do Ensino Médio.

Grupo de Estudos de Literatura marcou o início do Trabalho de Linguagens dos alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio (EM) do Curso G9. O trabalho abordará o livro “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, e terá avaliações durante todo o ano de 2020.

 

A obra conta a história de uma catadora de materiais recicláveis que viveu na favela do Canindé, localizada na capital paulista. O livro é formado por 20 diários escritos pela autora entre os anos de 1955 e 1960 e expõe, de maneira crua e real, a desigualdade social que ainda perdura no Brasil.

 

Por ser uma obra com relevância história, “Quarto de Despejo” é cobrado no vestibular da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas, o que motivou a escolha desse livro para o trabalho interdisciplinar do Ensino Médio.

 

O objetivo desse trabalho é que, ao final do ano, os alunos apresentem uma adaptação teatral da obra, apresentando o contexto vivido nas favelas paulistanas, respeitando o lugar de fala da autora. Para cumprir esse objetivo, cada bimestre terá uma atividade avaliativa diferente, que vai desde a releitura do livro e a escrita em gênero teatral, que utilizará o inglês e o espanhol nas falas dos personagens além do português, até a organização do evento de apresentação da peça, que terá o cenário montado na aula de Arte, num conceito de reaproveitamento de material. Essa apresentação acontecerá no final do ano e será aberto para os pais.

 

O trabalho interdisciplinar envolve os professores Regiane Ramos, que ministra as aulas de Literatura; João Sita, de Redação; Anabel Faria, de Arte; Luan Fernandes, responsável pelas aulas de Teatro e Dança; Patrícia Magalhães, professora de Inglês; e Eloiza Nunes, de Espanhol.

 




+ Ver Mais
19 de abril de 2024

Alunos do 3º ano do EF I se...

... + Ver Mais
19 de abril de 2024
Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável
+ Ver Mais
12 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
12 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
04 de abril de 2024

Alunos do 8º ano participam...

... + Ver Mais
04 de abril de 2024
Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo
+ Ver Mais
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre...

... + Ver Mais
28 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
TOPO