Loader Image
Curso G9 promove Semana de Planejamento e Formação
12 de fevereiro de 2021

O objetivo do encontro, de forma remota, foi envolver a todos no processo de construção permanente de uma prática pedagógica alicerçada na Proposta Pedagógica e no Regimento do colégio.

Professores, coordenação pedagógica e direção do Curso G9 participaram da Semana de Planejamento e Formação 2021, realizada entre os dias 1º e 6 de fevereiro. O objetivo do encontro, de forma remota, foi envolver a todos no processo de construção permanente de uma prática pedagógica alicerçada na Proposta Pedagógica e no Regimento do colégio.

 

“Foi uma semana produtiva, de muito trabalho para todos nós. Esse planejamento é necessário porque acredito que 2021 será como o ano passado: surpreendente e desafiador”, explicou a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “No último ano, fomos desafiados o tempo todo a nos reinventar e inovar para manter a qualidade do ensino”, completa.

 

Para o diretor de Planejamento, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, “o desafio tira a gente do lugar”. “Fomos impulsionados a pensar em inovação em momentos difíceis, como no ano passado. Graças a uma equipe competente, estamos renovando nossa prática como profissionais e cidadãos”, disse.

 

O fechamento da semana, em 6 de fevereiro, contou com a participação de todos os funcionários da área administrativa. “É fundamental que todos participem dessa construção porque, graças ao empenho de todos, conseguimos superar os desafios de 2020 e nos preparar para o ano letivo de 2021”, destacou o diretor Administrativo, professor Hilson Háliz Dias Perlingeiro.

 

TEMAS

Durante a semana de preparação, foram debatidos os seguintes temas: o panorama escolar para 2021 e calendário escolar para o ano letivo; Mudanças no Projeto Político Pedagógico, no Regimento Escolar e no Manual do Aluno e da Família do Curso G9; Contribuições da Ciência e Tecnologia para o currículo do Curso G9; Planejamento Curricular das áreas de conhecimento.

 

Outros dois temas também integraram a semana de planejamento. O primeiro foi o Plano de retorno às aulas presenciais e avaliação diagnóstica da aprendizagem. Neste sentido, o Curso G9 fez importantes investimentos na estrutura física em plataformas digitais para esse retorno que depende de autorização das autoridades sanitárias.

 

O segundo foi um bate-papo sobre as práticas de segurança previstas no Protocolo Sanitário do Curso G9 para o retorno das atividades escolares presenciais no contexto da pandemia da Covid-19. Elaborado pelo professor Glauber Luz, o protocolo prevê todas as medidas necessárias para que haja a segurança de toda comunidade escolar.

 

PROJETOS INSTITUCIONAIS

O diretor de Planejamento do Curso G9 lembrou que os dois principais projetos pedagógicos do colégio foram discutidos no último dia da Semana de Formação: a Feira do Conhecimento e a Gincana.

 

“Nosso objetivo é começar esses projetos de forma remota, na esperança de que possamos dar continuidade aos dois já no retorno presencial”, disse. O tema da Feira do Conhecimento, que perpassa as atividades da Gincana, será os “300 anos de Minas Gerais”.

 

 




+ Ver Mais
16 de abril de 2021

Artigos: Como está a saúde...

... + Ver Mais
16 de abril de 2021
Artigos: Como está a saúde emocional de seu filho e sua filha?
+ Ver Mais
07 de abril de 2021

Seleção de Bolsa para o PV:...

... + Ver Mais
07 de abril de 2021
Seleção de Bolsa para o PV: inscrições até 18/04
+ Ver Mais
05 de abril de 2021

G9 participa da Conferência...

... + Ver Mais
05 de abril de 2021
G9 participa da Conferência da Universidade Oxford
+ Ver Mais
26 de março de 2021

Canguru de Matemática reúne...

... + Ver Mais
26 de março de 2021
Canguru de Matemática reúne 78 alunos do Curso G9
TOPO