Loader Image
Curso G9 investe em estrutura física e digital para 2021
04 de fevereiro de 2021

Colégio está preparado para retomar as aulas presenciais no ano letivo de 2021.

O Curso G9 ampliou os investimentos em plataformas digitais e em estrutura física para retomar as aulas presenciais no ano letivo de 2021. Esse retorno depende de autorização das autoridades sanitárias do município e do Estado que, até 2 de fevereiro, mantinham Itajubá na Onda Amarela.

 

Isso quer dizer que a educação, uma atividade não essencial para o Programa Minas Consciente, do qual Itajubá faz parte, deve permanecer o atendimento remoto até que seja emitida uma nova orientação às escolas públicas e particulares do município.

 

“Estamos preparados para o retorno presencial assim que houver uma orientação sanitária neste sentido”, explica a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Todos, família e escola, estamos ansiosos para retomar as atividades presenciais, mas precisamos seguir os protocolos das autoridades sanitárias”, completa.

 

Estrutura Física

De acordo com o diretor Administrativo, professor Hilson Háliz Perlingeiro, “o Curso G9 fez importantes investimentos para adequar o espaço físico às normas estabelecidas pelos protocolos”. Como exemplo, cita a aquisição de 22 novos Ecobrisas para as salas de aula da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e do Ensino Fundamental II; o Ensino Médio já contava com esses equipamentos. “Ao contrário dos aparelhos de ar-condicionado, os equipamentos Ecobrisa promovem a renovação do ar, mantém a umidade do ambiente e podem ser utilizados com as janelas abertas, o que garante conforto térmico e prevenção de doenças ao permitir uma maior circulação do ar”, diz.

 

Também houve investimento na compra de totens de álcool em gel, distribuídos em locais estratégicos do Curso G9; sinalização horizontal para orientar os alunos sobre o necessário distanciamento social; compra de máscaras e de termômetros – todos terão a temperatura medida ao chegar na escola.

 

“Preparamos um manual, entregue às famílias, com todas as orientações necessárias para que esse retorno seja o mais tranquilo possível. Para isso, cada um precisa entender a importância de se adotar as medidas preventivas, como o uso de máscara o tempo todo e evitar aglomerações na entrada e saída dos turnos”, destaca a professora Fernandes. “Também readequamos o número de alunos em cada sala de aula e estamos orientando nossos professores a priorizarem as atividades nas áreas externas do colégio”, diz.

 

Plataformas Digitais

O diretor de Planejamento do Curso G9, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, destaca ainda os investimentos feitos em plataformas digitais para um melhor aproveitamento das atividades letivas. “Essas plataformas são importantes ferramentas pedagógicas, tanto para as aulas remotas como para as presenciais”, explica.

 

O colégio adotou a Geekie One para os alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. “A plataforma digital traz uma série de benefícios para o aluno, que pode ter um estudo personalizado de acordo com sua dificuldade; para o professor, que pode planejar suas aulas e exercícios de forma flexível e com conteúdo autoral; e para a família, que recebe relatórios semanais sobre o desempenho dos filhos”, explica Giovanni Faria.

 

Os alunos e professores do Curso G9 também terão à disposição as ferramentas do Google for Education, que permitem trabalhar em tempo real em documentos, planilhas, apresentações, sites, mapas, formulários e muitas outras ferramentas, acessíveis a qualquer computador ou celular.

 

Para facilitar as atividades pedagógicas, o Curso G9 também disponibilizou aos professores e alunos, do 6º ano do Ensino Fundamental II ao Pré-vestibular, Chromebooks, um novo tipo de computador projetado para deixar as tarefas mais rápidas e fáceis. Eles usam o Chrome OS, um sistema operacional que inclui armazenamento em nuvem, tem integrado todas as ferramentas do Google e conta com diversos níveis de segurança.

 




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO