Loader Image
Coronavírus e Dengue em debate no Ensino Médio
10 de março de 2020

A palestra foi ministrada pelo professor de Biologia do Curso G9, Tadeu Carlos da Silva, que explicou sobre os vírus em geral, mostrando a estrutura desses seres acelulares, e dessa recente descoberta.

A recém-descoberta do Coronavírus e a posterior epidemia, batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19, e o surto de dengue que tem assolado o Brasil, em especial Minas Gerais, foram temas de palestra aos alunos do Ensino Médio do Curso G9, em 5 de março. O objetivo do encontro foi apresentar como a dengue se prolifera e como o vírus da gripe funciona, o que é a doença e seus sintomas e quais são as formas de transmissão.

 

A palestra foi ministrada pelo professor de Biologia do Curso G9, Tadeu Carlos da Silva, que explicou sobre os vírus em geral, mostrando a estrutura desses seres acelulares, e dessa recente descoberta. Durante a palestra, Tadeu Silva apresentou aos alunos outras epidemias que aconteceram no último século, relacionando-as com o novo coronavírus. Além dessa temática, o professor falou sobre a Dengue, como ela se propaga, como evitar e um breve histórico a respeito dessa doença.

 

De acordo com o professor, é importante que se entenda sobre a Covid-19, que assusta o Brasil e o mundo, tanto do ponto vista pessoal – para se prevenir da doença – quanto pedagógico, uma vez que o assunto poderá vir a ser tema dos vestibulares. Ele também reforça a ideia da dengue enquanto uma doença muito mais séria do que o Coronavírus, caso não cuidemos com rigor da prevenção ambiental, enquanto cidadãos.

 

Sobre o Coronavírus

O COVID-19 é um vírus em formato de coroa que causa infecções respiratórias. O período de incubação, que é o tempo que leva para aparecer os sintomas, pode variar de 2 a 14 dias após a infecção.

 

O Coronavírus pode ser transmitido através de gotículas de saliva, pelo espirro, pela tosse, pelo catarro, pelo aperto de mão e por contato com objetos contaminados. Os principais sintomas são problemas respiratórios, como a tosse, pneumonia, dificuldade de respirar e a febre.

 

Os métodos mais eficazes para se prevenir contra esse vírus são: lavar as mãos com sabonete ou álcool por ao menos 20 segundos; evitar coçar a boca, o nariz e os olhos com a mão não lavada; evitar o contato com pessoas infectadas; utilizar máscara cirúrgica em locais públicos onde tem um grande fluxo de pessoas; higienizar frequentemente objetos e superfícies que são tocados com frequência; e ficar em casa quando estiver doente.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil confirmou 25 casos do novo coronavírus até a tarde de domingo (8 de março). Do total, 21 são casos importados e 4 com transmissão no país. O ministério ainda aguarda os resultados de 663 casos suspeitos.

 

Sobre a Dengue

Enquanto a maior preocupação de todos está voltada para o novo coronavírus, o número de vítimas de Dengue, uma doença já bastante conhecida, tem aumentado significativamente no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, até 1º de fevereiro de 2020 foram registrados 94.149 casos de dengue no país, sendo confirmados 14 óbitos — 2 no Acre, 1 em Minas Gerais, 2 em São Paulo, 3 no Paraná, 2 do Distrito Federal e 4 no Mato Grosso do Sul. A faixa etária acima de 60 anos concentra metade dos óbitos confirmados por dengue. Essa situação preocupa por causa de doenças similares como Zika e Chikungunya.

 

O professor Tadeu deu algumas sugestões para combater a dengue: não deixar poças d´água em potes de flor ou similar. Colocar areia, que absorve a água; cuidar de objetos como pneus, caixa d´água, vasilhas, que podem receber água de chuva e virar um criadouro de larvas da dengue; usar repelentes específicos, que protegem contra a dengue. A informação está disponível nos rótulos. "Mas não abuse. Como os produtos são fortes, é preciso ter cautela e seguir as orientações dos rótulos"; e usas telas nas janelas para impedir a passagem do mosquito.

 

 

 




+ Ver Mais
08 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
08 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre...

... + Ver Mais
28 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
+ Ver Mais
25 de março de 2024

Alunos do Ensino Médio realizam...

... + Ver Mais
25 de março de 2024
Alunos do Ensino Médio realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências
+ Ver Mais
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas...

... + Ver Mais
20 de março de 2024
Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte
TOPO