Loader Image
GTEeN é campeã geral da Fase Nacional do TBR
12 de dezembro de 2019

O Torneio Brasil de Robótica reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país, em 7 e 8 de dezembro, em Guarulhos (SP).

A equipe de robótica GTEeN, do Curso G9, conquistou título inédito para Itajubá: ela foi a campeã geral da categoria Middle da Fase Nacional Torneio Brasil de Robótica (TBR). A competição reuniu 900 participantes, de todas as regiões do país, em 7 e 8 de dezembro, em Guarulhos (SP). Essa categoria envolve alunos entre 9 e 15 anos.

 

Vale destacar que a GTEeN chegou à fase nacional ao vencer a etapa Regional Sul de Minas, realizada em Itajubá. A Gdroid, que conquistou a categoria High da Regional, destinada aos estudantes de 15 a 19 anos, também fez bonito em Guarulhos.

 

Durante o TBR, foram avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição; Tecnologia e Engenharia, que é o projeto do robô – a sua arquitetura, a sua estrutura e a sua programação; Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe; Desafios Práticos, que são as competições nas mesas – vence a disputa o robô que completar o maior número possível dos desafios propostos.

 

“De certo modo, não foi surpresa essa vitória, mas sim fruto de muito suor e trabalho eficiente de todos os membros do grupo. Isso porque a GTEeN cresceu muito ao longo do ano e, após a fase regional, percebi que, se os ajustes fossem feitos, a equipe chegaria ao topo”, explicou o professor de Matemática do Curso G9, Vicente Carlos Martins, um dos mentores das equipes, ao lado do professor Mateus Francisco.

 

Para a aluna Marina Moreno Motta Carmanhani, da GTEeN, desde o início, “toda a equipe se empenhou e trabalhou muito para essa conquista”. “Foram muitos dias de trabalho e esforço para o tão esperado TBR; nesse período, a equipe se manteve sempre unida e responsável para o desenvolvimento de tamanho projeto como esse”, completou.

 

“Esse foi mais um de todos os incríveis TBR no qual eu pude viver muitas experiências, que levarei para toda a vida. Toda a equipe se esforçou e se divertiu muito. Estamos completamente gratos a todos participantes e, principalmente, aos nossos professores, que nos apoiaram e nos ajudaram a trazer esse troféu inédito para o Curso G9 – esperamos que esse seja o primeiro de muitos outros”, destacou Marina Carmanhani, aluna do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turma F81).

 

O Curso G9 participa de competições de robótica desde 2010. Além da Gdroid e GTEeN, há uma outra equipe, a GnORANGE – que não participou da competição deste ano. “A GTEeN é a equipe mais antiga do Torneio Brasil de Robótica e já obteve todas as premiações possíveis, faltava apenas ser campeã geral do torneio. Agora, a GTEeN é super campeã”, disse Vicente Martins.

 

 




+ Ver Mais
08 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
08 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre...

... + Ver Mais
28 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
+ Ver Mais
25 de março de 2024

Alunos do Ensino Médio realizam...

... + Ver Mais
25 de março de 2024
Alunos do Ensino Médio realizam atividade maker de Física no Espaço Ciências
+ Ver Mais
20 de março de 2024

Alunos do 7º ano aprendem técnicas...

... + Ver Mais
20 de março de 2024
Alunos do 7º ano aprendem técnicas de colagem em aula de Arte
TOPO