Loader Image
Dois alunos são eleitos para a Câmara Mirim
29 de março de 2019

Foram eleitos Mateus Henrique Moraes Chaves e Sarah Dias da Silva Lucas. Ernesto Tozi Lucena Pinelli será o suplente.

Ernesto Tozi Lucena Pinelli – Tem 13 anos e é candidato da Turma F91. Está no G9 desde o 8º ano do Ensino Fundamental II. “Já tinha interesse de participar desse projeto desde quando eu soube porque queria conhecer como um vereador e um político trabalham”, disse.

Alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 participaram, nesta quinta-feira, 28 de março, da eleição para a Câmara Mirim de Itajubá. O projeto tem como objetivo aproximar os alunos com a Câmara de Vereadores, incentivando a cidadania e a participação social. 

Foram eleitos Mateus Henrique Moraes Chaves, turma F91,  e Sarah Dias da Silva Lucas, turma F92. Ernesto Tozi Lucena Pinelli, da turma F92, será o suplente. A eleição, que contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, reuniu 153 alunos do Fundamental II. 

A Câmara Mirim de Itajubá é um projeto voltado aos alunos das redes de ensino pública e privada que desenvolve o debate político entre os representantes de cada escola. Ao todo, 17 representantes vão trabalhar, em conjunto com os vereadores, com o objetivo de conhecer as funções do cargo, dar sugestões de projetos e participarem de reuniões. 

Apesar de ser um projeto dedicado aos alunos dos 9º anos, os demais alunos do Ensino Fundamental II do Curso G9 também participaram da eleição por meio do voto. Nos dias que antecederam as eleições, os candidatos apresentaram suas propostas em cada sala e contaram um pouco sobre sua experiência na escola. O mandato do vereador mirim tem a duração de dois anos. 

A professora de História do Curso G9, Patrícia Ribeiro de Castro, acompanhou os alunos durante o processo eleitoral. “A participação dos alunos nesse projeto é muito importante e muito significativa, pois é algo que desenvolve a cidadania e ajuda na formação da ética dos alunos”, explicou. 

CANDIDATOS

Este ano, três alunos se candidataram para o cargo de vereador mirim. Os alunos foram:

Mateus Henrique Moraes Chaves – Tem 13 anos e é candidato pela Turma F92. Mateus está no Curso G9 desde o 5º ano do Ensino Fundamental I. Mateus escolheu se candidatar, pois “foi uma oportunidade ótima que surgiu. E ,como estou no G9 faz tempo, acho que seria legal representar a escola nesse projeto”.

 

Sarah Dias da Silva Lucas – Tem 13 anos e é candidata pela Turma F92. Sarah está no Curso G9 desde o 1º ano do Ensino Fundamental I. “Essa é uma oportunidade única, pois só acontece com os alunos do 9º ano. Além disso, esse projeto nos prepara para o futuro, para sermos pessoas melhores”, disse.




+ Ver Mais
19 de abril de 2024

Alunos do 3º ano do EF I se...

... + Ver Mais
19 de abril de 2024
Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável
+ Ver Mais
12 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
12 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
04 de abril de 2024

Alunos do 8º ano participam...

... + Ver Mais
04 de abril de 2024
Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo
+ Ver Mais
28 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem sobre...

... + Ver Mais
28 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem sobre pintura corporal
TOPO