A comunidade escolar do Curso G9 respirou democracia na tarde da sexta-feira, 24 de setembro: o debate com professores manteve a plateia - formada por alunos do Ensino Médio e do Pré-vestibular, funcionários e direção do colégio - atenta e participativa durante mais de três horas. O debate foi mediado pelo jornalista Bill Souza.
Cada um dos quatro professores participantes defendeu as propostas e ideias de um dos candidatos a presidente. O professor de História Paulino Sales Abranches representou a petista Dilma Roussef; Thiago Ribeiro Mendes (História), o tucano José Serra; Júlio César Hespanhol (Geografia), a candidata do PV, Marina Silva; e Giovanni Henrique Faria Floriano (Matemática), os eleitores sem candidato.
“O formato foi muito interessante, pois tive a oportunidade de conhecer as propostas de cada um dos candidatos”, disse o pré-vestibulando Danillo Azevedo. “Também pude perceber, durante a exposição, os pontos fracos de cada um dos presidenciáveis. Com certeza, agora tenho mais argumentos para escolher o meu candidato”, completou o aluno. Ele se diz indeciso quanto à escolha a ser feita na urna em 3 de outubro.
Para a professora Maria Aparecida Fernandes, diretora pedagógica do G9, o debate “é o verdadeiro exercício democrático”. “No debate há o confronto de ideias tão necessário para que possamos formar uma opinião sobre o tema. O G9 tem o privilégio de contar com professores extremamente capacitados e preparados para caminhar juntos com nossos alunos”, disse. A professora Fernandes ressaltou ainda o respeito que marcou a realização do debate, apesar das opiniões divergentes entre os participantes.
“O G9 é isso: um colégio que se abre a temas atuais e importantes para a formação cidadã dos alunos. Debates como este fazem parte da concepção da escola”, falou o professor Paulino.
O debate foi dividido em quatro blocos: no primeiro bloco, cada um dos debatedores pode apresentar os argumentos que o leva a votar no candidato de sua escolha; no segundo, houve o confronto de ideias e propostas entre os participantes; no terceiro, os candidatos responderam às questões formuladas pelos alunos – foram cinquenta perguntas sobre os mais variados temas, como corrupção, investimentos em saúde e educação, política externa e alianças partidárias; e, no quarto e último bloco, cada um dos professores pode fazer suas considerações finais sobre o encontro.


