
27 de junho de 2025
Equipe feminina de Basquete 3x3...
O espetáculo final do Laboratório Coral de Itajubá foi fruto de uma intensa semana de treinamentos, oficinas e ensaios conduzidos pelos seguintes profissionais. Regentes: Zeca Rodrigues, Eduardo Fernandes e Eduardo Lakschevitz; Técnica Vocal: Francis Padilha; Percussão: Gustavo Godoy; Pianista: Rafael Faria; Violão: Luís Guilherme Anselmi e Ricardo Barison; e Direção Cênica de Reynaldo Puebla e Ana Abe.
A equipe local responsável pelo evento foi formada pelos seguintes profissionais: Adília Coutinho, Ana Lígia Coutinho, Marco Coutinho e Edileia Santiago. A Coordenação Geral foi do maestro Amaury Vieira Fernandes.
APOIO/PARCERIAS
A 29ª edição do Laboratório Coral é uma realização do Curso G9, com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Itajubá. O evento também contou com o apoio cultural das seguintes empresas e instituições: Sicredi, Mohallem Engenharia, Escola de Negócios e Idiomas To Bee, Grupo Florescer, Agência Contexto – Assessoria em Comunicação, MF Treinamentos, Bar da Maria, Restaurante Sem Nome e Padaria Morro Chic.
O Laboratório Coral de Itajubá também teve apoio de jornalistas e órgãos de comunicação do município: Jornal Itajubá Notícias; Revista Guia da Mantiqueira; e Programas de rádio e TV Web locais: Cotrim Salomon, Nilda Bitencourt, Otávio Scofano e Oficina da Liza.
Arranjos inovadores para canções consagradas da Música Popular Brasileira (MPB) deram o tom da 29ª edição do Laboratório Coral de Itajubá, que lotou o Teatro Municipal Christiane Riera. A apresentação única, em 20 de julho, marcou o encerramento de uma semana intensa de ensaios e preparação que reuniu 112 cantores e cantoras corais de várias cidades do Brasil.
No repertório, clássicos de Baden Powell, Vinícius de Moraes, Ivan Lins, Chico Buarque, Edu Lobo, Rita Lee, Lô Borges, Fernando Brant e Márcio Borges, Marcelo Yuka, Dominguinhos, entre outros. Teve até espaço para uma adaptação da canção Help, de Lennon/McCartney. O evento é uma realização do Curso G9, com apoio institucional da Prefeitura de Itajubá e parceria com empresas e instituições do município.
“Gostaria de cumprimentar os cantores e cantoras e o maestro Amaury Vieira Fernandes por essa 29ª edição e por sua audácia e coragem, que são invejáveis. Sabemos o quanto é difícil promover a cultura em nosso país, mas sabemos que não é impossível levá-la a todos”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “É por isso que nós, do G9, sempre fazemos questão de apoiar todas as atividades culturais de qualidade e que sempre acrescentam mais à nossa sociedade”, completou.
Para Amaury Fernandes, “nós que agradecemos o imenso e incondicional apoio do Curso G9” para a realização do evento. “O 29º Laboratório Coral traduziu, sob forma de um grande musical, a competência dos maiores maestros e profissionais da música brasileira atual. Isso vem demonstrar, de fato, que a arte coral produzida em Itajubá é um dos maiores propagadores da cultura local e verdadeiro agregador de todas as classes sociais”, ressaltou. “Agradecemos a todos os segmentos que viabilizaram este espetáculo”, concluiu.
Os ensaios do Laboratório Coral aconteceram na Sala de Arte e na Sala do Pré-vestibular (PV) do Curso G9. O colégio também abrigou em suas salas os 23 participantes que vieram de outras cidades do país. A preparação aconteceu entre os dias 14 e 19 de julho.
Paralelo ao evento, aconteceu a 4ª edição do Laboratorinho Coral, que reuniu crianças e adolescentes de oito escolas públicas e particulares de Itajubá.
FICHA TÉCNICA
Equipe feminina de Basquete 3x3...
Dois dos três atletas de Itajubá...
Coral Mantiqueira G9 participa...
Jornada Esportiva reúne equipes...