Loader Image
Capacitação do projeto sobre aquaponia
07 de agosto de 2019

A Aquaponia é um método que une o cultivo de plantas hidropônicas com o cultivo de peixes, formando um sistema sustentável.

Professoras do Curso G9 participaram de capacitação sobre Aquaponia, com o objetivo de aprender como essa ferramenta funciona para usarem na sala de aula. A atividade aconteceu na horta da escola, em 31 de julho, e foi ministrada por um aluno da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) que faz parte do projeto implantado na escola. 

A Aquaponia é um método que une o cultivo de plantas hidropônicas com o cultivo de peixes, formando um sistema sustentável. Para o processo acontecer, os peixes são alimentados com ração e, ao eliminarem as fezes, soltam nutrientes que são essenciais para o crescimento das plantas. Para fechar o ciclo, as plantas filtram a água, devolvendo-a pura para o tanque de peixes. 

O Curso G9 já possui um ambiente de Aquaponia na horta da escola, com várias plantas, como hortelã, morango, papiro, alface d’água e cebolinha. Esse espaço foi implementado pelo projeto de extensão da Unifei “Aqualab”, que tem como objetivo “implementar um sistema de aquaponia sustentável em um laboratório vivo para disseminar a permacultura e sustentabilidade para a comunidade itajubense”, como definido na página do projeto no  Facebook. O projeto é formado por 20 alunos dos cursos de Biologia, Engenharia Ambiental e Química da Universidade Federal de Itajubá. 

Capacitação

A capacitação surgiu por iniciativa da professora de Biologia do Curso G9, Camila Aparecida dos Santos Pereira, que gostaria de usar o sistema de aquaponia como ferramenta didática. Para isso, ela convidou um membro do Aqualab para ensinar como o sistema funciona. 

“Para que a gente consiga usar esse sistema como ferramenta pedagógica, precisamos conhecer como ele funciona; por isso, achei interessante que um dos membros do projeto viesse aqui na escola para capacitar quem tiver interessado em usá-la em sala de aula”, explicou. 

Para ministrar a capacitação, foi convidado o ex-aluno do G9, Fabiano Henrique Sales, que atualmente é graduando em Química na Unifei. A atividade aconteceu de forma bastante interativa, na qual toda a capacitação aconteceu no local que o sistema de aquaponia está instalado. Ao final da atividade, aconteceu o plantio de alface e agrião, de forma a deixar a atividade bem prática. 

Interessou-se pelo tema de sustentabilidade e meio ambiente? Veja abaixo outras notícias relacionadas a essas práticas na escola: 

Infantil planta feijões na horta do Curso G9 

Alunos do G9 em palestra sobre arborização 

Alunos participam de Oficina de Sabão na Unifei 

Curso G9 implanta Projeto Meio Ambiente

 

 




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO