Loader Image
Banca avalia trabalhos do Ensino Médio
04 de julho de 2019

A atividade teve como objetivo avaliar o andamento das pesquisas para a Feira, que tem como tema os 150 anos da Tabela Periódica.

Durante o primeiro semestre, os alunos realizaram diversas pesquisas, trabalhos e planejaram como irão apresentar o conteúdo apreendido no dia Feira. Para avaliar a qualidade dos trabalhos feitos, os alunos realizaram apresentações para uma comissão avaliadora formada por pessoas de dentro e fora da escola. 

Contamos com a colaboração de dois avaliadores externos: o Dr. Bruno Vaz C. de Souza, astrônomo e diretor do LNA – Laboratório Nacional de Astrofísica;  Doutora em Bioquímica e professora do Centro Universitário de Itajubá – Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI), que avaliou a turma M21; e Amanda Natalina de Faria, que participou da avaliação das equipes de Ambientação Externa e da Turma M11. Amanda gostou muito da qualidade das apresentações: “Degustei o trabalho dos alunos. Foi enriquecedor, pois aprendi muito sobre a arte”, disse Amanda Faria durante a avaliação da Ambientação Externa. 

Os alunos do G9 estão se preparando para a Feira desde o começo do ano e já participaram de diversas atividades, como um seminário sobre Química, uma palestra sobre Radioatividade, o plantio de feijões na horta da escola e experiências químicas.

 

Os trabalhos de pesquisa dos alunos do Ensino Médio para a Feira do Conhecimento de 2019 foram apresentados à Banca de Avaliação, formada por profissionais da área, professores de Química, coordenação pedagógica e diretoria do Curso G9. A atividade, realizada entre os dias 24 de junho e 4 de julho, teve como objetivo avaliar o andamento das pesquisas para a Feira, que tem como tema os 150 anos da Tabela Periódica. 

“A Banca de Avaliação é o ponto alto da pesquisa, pois os alunos têm que apresentar tudo o que foi estudado, desde o início do ano letivo, para uma comissão avaliadora”, explicou a coordenadora do Ensino Médio, Márcia Gil de Souza. “Essa banca evidenciou a pesquisa científica que eles fizeram, com uma riqueza que não tem tamanho, e apontou eventuais ajustes, muito pertinentes para cada grupo”, completou. 

Tabela Periódica

A fim de dividir os trabalhos abrangendo a maior quantidade de temas, as turmas foram divididas em subtemas específicos. Os alunos da 1ª série ficaram com os subtemas: Turma M11 – “Os elementos químicos: história e avanços na medicina no combate ao câncer”; e Turma M12 – “Química, tecnologia e inovação – nanotecnologia”. Já os alunos da 2ª série pesquisaram os seguintes subtemas: Turma M21 – “A corrida espacial e a busca por elementos químicos novos”; e a Turma M22 – “O trem de ferro das Minas Gerais”. 

Além disso, há uma equipe responsável pela ambientação externa da escola durante a Feira do Conhecimento, que acontecerá em setembro. Essa equipe é formada por alunos das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, com a orientação da professora de Arte, Anabel Faria Floriano Ribeiro. O subtema da Ambientação Externa é: “O papel fundamental da Química na evolução das artes plásticas – na descoberta e produção de tintas e no uso de metais, minerais e rochas nas esculturas”. 

Química




+ Ver Mais
13 de março de 2024

Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre...

... + Ver Mais
13 de março de 2024
Alunos do 6º aprendem Arte Rupestre em atividade prática em sala de aula
+ Ver Mais
08 de março de 2024

Alunos do 2º ano do Ensino Médio...

... + Ver Mais
08 de março de 2024
Alunos do 2º ano do Ensino Médio experimentam construção de termômetro em aula de Física
+ Ver Mais
05 de março de 2024

Equipe do Curso G9 vence Desafio...

... + Ver Mais
05 de março de 2024
Equipe do Curso G9 vence Desafio de Futsal Intercolegial
+ Ver Mais
29 de fevereiro de 2024

Alunos participam de sensibilização...

... + Ver Mais
29 de fevereiro de 2024
Alunos participam de sensibilização sobre a Feira do Conhecimento 2024
TOPO