Loader Image
Alunos participam de Oficina de Sabão na Unifei
04 de junho de 2019

A atividade fez parte do projeto interdisciplinar de Ciências Naturais, que engloba as disciplinas de Biologia e Química.

 

Alunos do 1ª série do Ensino Médio (EM) do Curso G9 participaram de oficina de criação de sabão no Laboratório de Química da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). A atividade, em 30 de maio, fez parte do projeto interdisciplinar de Ciências Naturais. 

“Essa atividade cria nos alunos habilidades empreendedoras, habilidades técnicas e mostra que podemos transformar coisas que achamos que é lixo em algo útil e biodegradável”, explicou o professor de Química do G9, Glauber Luz. 

Desde o início do ano letivo, os alunos da 1ª série estão trabalhando o tema “Sustentabilidade” no projeto interdisciplinar de Ciências Naturais, que engloba as disciplinas de Biologia e Química. No primeiro bimestre, eles trabalharam sobre o consumo excessivo de plástico e propuseram a substituição dos copos descartáveis na escola por copos de policarbonato, que podem ser reutilizados. 

Para o segundo bimestre, o foco é a recuperação de resíduos. Com isso, eles recolheram resíduos de óleo de fritura e o juntaram para fazer sabão biodegradável. Para isso, o professor de Química do G9, Glauber Luz, levou os alunos para o Laboratório de Química da Unifei, onde fizeram a transformação do óleo em sabão. 

Para a atividade, os alunos confeccionaram tanto sabão em pedra quanto sabão líquido. Agora, os alunos vão distribuir o que produziram para os funcionários do G9 para que eles realizem testes de qualidade. Após os testes e as devidas correções, os alunos produzirão o sabão para vender no Bazar Solidário, com o objetivo de ajudar na arrecadação de dinheiro para a realização da quinta edição do projeto solidário na comunidade.




+ Ver Mais
23 de abril de 2024

Turma de Xadrez do Curso G9 se...

... + Ver Mais
23 de abril de 2024
Turma de Xadrez do Curso G9 se destaca na preparação para torneios escolares
+ Ver Mais
19 de abril de 2024

Alunos do 3º ano do EF I se...

... + Ver Mais
19 de abril de 2024
Alunos do 3º ano do EF I se dedicam ao estudo da alimentação saudável
+ Ver Mais
12 de abril de 2024

Turmas do 1º ano aprendem sobre...

... + Ver Mais
12 de abril de 2024
Turmas do 1º ano aprendem sobre densidade em aula prática no Espaço Ciências
+ Ver Mais
04 de abril de 2024

Alunos do 8º ano participam...

... + Ver Mais
04 de abril de 2024
Alunos do 8º ano participam de palestra com ex-aluna para projeto sobre circo
TOPO