
27 de junho de 2025
Equipe feminina de Basquete 3x3...
Também houve a leitura de poemas dos alunos das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental II (Turmas F81 e F82), que registraram o trabalho feito durante a Feira do Conhecimento no livro “Uma Travessia sobre Trilhos – De Sarapalha a Sorôco, sua mãe, sua filha”.
O livro foi escrito após a leitura dos contos “Sarapalha” e “Sorôco, sua mãe, sua filha”, da obra Primeiras Estórias, de João Guimarães Rosa. O livro foi organizado pelos professores Cláudia Ribeiro Fortes de Souza e Mateus Bibiano Francisco. Veja fotos do lançamento do livro na Feira do Conhecimento neste link.
“Durante toda nossa travessia, no final de agosto, lançamos o nosso livro; agora, tivemos a oportunidade de nos apresentar para a Academia Itajubense de Letras, declamando poemas do nosso livro, com a ilustre presença de todos e do primo de Guimarães Rosa, Evandro Guimarães de Paula, ” disse a aluna Sophia Soquetti.
Alunos do Curso G9 participaram de sessão solene da Academia Itajubense de Letras (AIL) que homenageou o escritor Evandro Guimarães de Paula, primo de Guimarães Rosa, com a apresentação de músicas e poemas feitos para a Feira do Conhecimento 2018.
Este ano, o tema da Feira, projeto institucional do Curso G9 que envolve todos os segmentos de ensino, foi “Guimarães Rosa: Uma travessia que não se acaba”. As pesquisas tiveram início em fevereiro e as apresentações ao público aconteceram em agosto.
“É um prazer muito grande e uma alegria enorme poder vivenciar momentos maravilhosos como esses. Fiquei encantado com as homenagens e com a apresentação dos alunos do Curso G9”, disse Evandro Guimarães, presidente da Academia Curvelana de Letras e da Academia Familiar de Letras Guimarães Rosa, primo de João Guimarães Rosa.
Para o presidente da a Academia Itajubense de Letras, Antonio Trota, a apresentação dos alunos do Curso G9 enriqueceu a homenagem a Evandro Guimarães.
“Tivemos uma tarde muito agradável e oferecemos aos nossos alunos a oportunidade de saber que a poesia, ainda, muito é cultivada. Vivemos um tempo no qual parece que os poemas estão apenas nos livros. Mas os poetas estão aí, vivos e trazem sua belíssima contribuição para a nossa vida”, disse a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “O que nossos alunos fizeram, com a releitura da obra de Guimarães Rosa, através de poemas e música, foi uma renovação da linguagem para que possamos também, renovar o mundo; e a poesia é muito importante nessa travessia. Parabéns à academia por abrir esse espaço, e ao Evandro, que veio a Itajubá conhecer nossa cidade e nosso trabalho”, completou.
A sessão na Academia foi realizada em 11 de novembro. No dia 9, Evandro Guimarães visitou o Curso G9, onde foi recebido pela professora Maria Aparecida Fernandes e pelo diretor Giovanni Henrique Faria Floriano (Planejamento).
Apresentações
Uma das apresentações na Academia de Letras foi feita pelos alunos da Educação Infantil, que transformaram em música o que apreenderam com a leitura do livro “João, Joãozinho, Joãozito”, de Cláudio Fragata.
O trabalho com as crianças foi desenvolvido pela professora Ana Luisa Machado, com apoio das demais professoras e da coordenadora Jéssica Antunes – no violão, João César da Silva, regente da Orquestra Experimental. Ouça a canção neste link.
Equipe feminina de Basquete 3x3...
Dois dos três atletas de Itajubá...
Coral Mantiqueira G9 participa...
Jornada Esportiva reúne equipes...