
03 de abril de 2025
Grupo G9 EmCanto realiza primeira...
Durante o evento, a mestre de cerimônia, Cabo Michele, instrutora do Proerd nas cidades de Consolação, Paraisópolis e Gonçalves, contou sobre a importância do projeto com os alunos do ensino básico: “A PM acredita que as crianças são pessoas importantes e, desde pequenas, elas podem modificar muitas coisas em sua volta, e quando crescerem poderão mudar o mundo”.
Ao final do curso, cada aluno escreveu uma redação contando um pouco sobre sua experiência com o Proerd – citando o que mais gostou de aprender com o programa e sugerindo quais ações os alunos podem tomar para mudar o mundo à sua volta. Para incentivar os alunos, há uma premiação, que aconteceu durante a cerimônia de formatura, na qual a melhor redação de cada turma recebe uma medalha e um prêmio da Polícia Militar.
Por ter duas turmas de 5º ano do Ensino Fundamental I, dois alunos do Curso G9 foram premiados: Valentina Schmitz, da Turma F51, e Lucas Costa Spressola, da Turma F52.
Premiação
“Achei o Proerd bem legal e importante porque nos ajuda a fazer escolhas na nossa vida, nos ensina a como resolver problemas se estivermos em uma situação de perigo e nos mostra os efeitos das drogas”, contou o aluno Lucas. Quando indagado sobre o prêmio de melhor redação da turma, disse: “Foi uma surpresa porque pensei que não fosse ganhar. Quando soube, fiquei bem nervoso e ansioso, mas depois fiquei bem feliz e muito animado com a homenagem”, ressaltou.
Já aluna Valentina Schmitz disse que gostou muito do Proerd “porque a gente aprendeu várias coisas, por exemplo, como se defender e como se posicionar diante de situações de perigo”. Ela falou ainda que ficou “muito envergonhada” quando seu nome foi anunciado como uma das vencedoras do prêmio, mas “muito feliz com o resultado”.
Na mesma tarde da Formatura, os alunos do Curso G9 prepararam uma confraternização para comemorar o fim desse ciclo. Eles convidaram o sargento Jeferson, instrutor das turmas do Proerd da escola, para participar de um momento repleto de doces, salgados e de muita conversa.
“É muito importante que estejamos aqui, hoje, para comemorar o final desse trabalho que é fundamental para vocês. Temos que agradecer ao sargento Jeferson e a Polícia Militar por essa colaboração”, disse a diretora Pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. “Que vocês possam crescer e sejam adultos responsáveis e cientes do mal que as drogas causam em nossa vida”, completou.
Alunos dos 5º anos do Ensino Fundamental I do Curso disseram não às drogas durante a cerimônia de formatura Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que é realizado pela Polícia Militar. O evento, que contou com a participação de escolas das redes pública e privada do Sul de Minas, aconteceu em 25 de junho, no Teatro Municipal Christiane Riera.
Essa foi a 36ª Edição do Proerd, em âmbito nacional, e a 19ª Edição em Itajubá. O Proerd é um programa semestral que inclui diversas aulas e atividades nas escolas e que tem como objetivos instruir as crianças sobre os malefícios que as drogas causam na vida das pessoas e incentivá-las a ficar longe dessas substâncias.
Proerd 2019
Grupo G9 EmCanto realiza primeira...
Guia de Profissões leva alunos...
Alunos do Ensino Médio participaram...
Turmas do 2º ano usam o Espaço...