
06 de junho de 2025
Alunos do Ensino Fundamental...
Duas atividades deram sequência ao mês do “Bem-Querer” no Curso G9: o Intervalo Musical, recheado de canções que tratam do respeito às diferenças, e contação de histórias para os alunos da Educação Infantil. As duas aconteceram em 31 de março.
As atividades são organizadas pelo Serviço de Educação Inclusiva do Curso G9, com apoio das coordenações pedagógicas da Educação Infantil, Fundamental I e II e Ensino Médio. As atividades tiveram início em 18 de março e terminam em 26 de abril.
“Como escola e como cidadãos, devemos cultivar o respeito e ensinar que, apesar de sermos diferentes, todos nós somos iguais e dignos de respeito”, disse a diretora pedagógica do colégio, professora Maria Aparecida Fernandes.
Intervalo Musical
O grupo de Música do G9 apresentou quatro músicas cuidadosamente escolhidas para tratar o tema das diferenças. Durante a atividade, professores reafirmaram a importância de se debater abertamente o tema no ambiente escolar e convidaram os alunos para as próximas atividades do “Mês do Bem-Querer”.
“A música é cenário para qualquer tipo de ambientação de sentimentos e não a nada mais especial do que a música para falar de assuntos tão nobres quanto às diferenças e síndromes”, disse o professor de música do G9, João Cesar da Silva.
Contação de História
A segunda atividade do dia foi direcionada aos alunos do Jardim e do Maternal, que ouviram uma fábula sobre a importância de “sermos diferentes, tendo cada um sua característica e personalidade”. Logo após ouvirem a história, eles tocaram e cantaram uma música que retrata a premissa do “Mês do Bem-Querer”: mesmo com todas as nossas diferenças, somos iguais.
A coordenadora do Infantil, Jéssica Antunes Dias Ferreira, contou um pouco sobre o trabalho com as crianças: “Contar histórias, por meio de fábulas e músicas, são ferramentas pedagógicas importantes para se trabalhar com crianças. Por meio da história contada, elas perceberam que cada um é diferente e tem seus talentos pessoais”.
“Foi muito legal porque fala que todo mundo é diferente. Todo mundo tem uma coisa de diferente, mas todo mundo tem uma coisa igual que é a amizade”, disse a aluna Rafaela Sainato Guimarães, do Jardim II.
Já o aluno Lucas Rodrigues Leite, também do Jardim II, ficou preocupado, caso todos fossem iguais. “A gente tem que ser diferente um do outro, porque, se todo mundo fosse ‘Lucas’ ninguém ia saber quem é quem; e a gente precisa ter amigo diferente para brincar; senão, não tem graça”, destacou.
Para a professora Ana Paula dos Santos Vieira, “é importante falar desses assuntos desde pequenos, pois cria na criança a aceitação do diferente e melhora o convívio entre elas”. “Além disso, as crianças, a partir do momento que conhecem um tema novo, já contam aos pais, o que leva a reflexão sobre respeito ao diferente para dentro de casa”.
O mês do “Bem-Querer” tem atividades em todos os segmentos da escola e vão até o final de abril. Para a programação completa, acesse o link.
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