Loader Image
Turmas do 5º ano na reta final para a Feira 2019
24 de setembro de 2019

O subtema das turmas do 5º ano é: "Por que o cobre é o metal mais utilizado na condução de energia elétrica?"

Palestra com geólogo e oficina com engenheiro eletricista marcaram a reta final para a Feira do Conhecimento do Curso G9 dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I. As atividades aconteceram nos meses de agosto e setembro e uniram a curiosidade com o conhecimento adquirido. 

O tema da Feira é 150 anos da Tabela Periódica – “O Mapa da Química” e o subtema das turmas do 5º ano: “Por que o cobre é o metal mais utilizado na condução de energia elétrica?”. Foram várias pesquisas feitas em sala de aula e em casa que despertaram nos alunos vários questionamentos e indagações sobre o cobre, sua extração e sua utilização. 

Para sanar as dúvidas, o geólogo Ricardo Re  foi convidado para ministrar uma palestra sobre os minerais e sobre a geologia, a qual ampliou o conhecimento das crianças. Durante a palestra, Ricardo contou como é o processo de mineração do cobre e de outros materiais, além de mostrar aos alunos como funciona o estudo da geologia e a profissão do geólogo. 

“Esse tipo de atividade é interessante, porque além de todo o aprendizado que os alunos adquirem, eles começam a ver que existem outras profissões, além das tradicionais, como médico e engenheiro”, contou Ricardo.


Sobre o Cobre

Estudando sobre o cobre, os alunos do 5º ano descobriram que é muito utilizado em circuitos elétricos, devido à alta condutividade e o ótimo custo benefício desse elemento químico. Após as pesquisas, foi proposto aos alunos criarem uma maquete de algum ambiente que utilize circuitos elétricos e que acenda luzes de LED. Para ajuda-los, o engenheiro eletricista João Guilherme foi à sala de aula ensinar como criar seu próprio circuito elétrico. Com o conhecimento adquirido, cada aluno construiu seu projeto, utilizando o circuito elétrico construído em sala de aula.  Essa atividade estará exposta na Feira nos dias 13 e 14 de setembro. 

“É muito legal fazer esse trabalho, porque a gente aprende como fazer um circuito elétrico, como é conduzir eletricidade de forma divertida”, disse a aluna Sofia Fortes Souza (Turma F51), que estava empolgada com o trabalho da Feira. 

A aluna Gabriela Camila Rennó Campos (Turma F52) também ficou animada com o projeto: “Eu achei muito legal, foi bem divertido montar um circuito elétrico. Aprendi que o cobre é muito bom para a eletricidade e ele não é tão caro”, contou. 

Com todas as maquetes montadas, os alunos fizeram uma apresentação em sala para seus colegas, mostrando como cada trabalho tinha ficado. Essa atividade aconteceu na tarde do dia 02 de setembro e reuniu os alunos das duas turmas, que puderam prestigiar e conhecer o trabalho dos colegas.

Fonte: Agência Contexto




+ Ver Mais
01 de abril de 2020

Atendimento às Famílias no...

... + Ver Mais
01 de abril de 2020
Atendimento às Famílias no Período de Quarentena
+ Ver Mais
28 de março de 2020

Curso G9 adota plataforma virtual...

... + Ver Mais
28 de março de 2020
Curso G9 adota plataforma virtual para manter aulas aos alunos
+ Ver Mais
17 de março de 2020

Covid-19 | Comunicado: Aulas...

... + Ver Mais
17 de março de 2020
Covid-19 | Comunicado: Aulas Suspensas
+ Ver Mais
16 de março de 2020

COVID-19 | Comunicado do Curso...

... + Ver Mais
16 de março de 2020
COVID-19 | Comunicado do Curso G9
TOPO