Ensino Médio do Curso G9 realiza Natal Solidário

29/11/2019

O projeto uniu o trabalho solidário com a atividade da Festa das Nações, que trouxe comidas típicas natalinas de vários países.

Um encontro de gerações marcou as atividades do “Natal Solidário” do Ensino Médio do Curso G9, que aconteceu na tarde do dia 22 de novembro, no ginásio da escola. O projeto uniu o trabalho solidário com a atividade da Festa das Nações, que trouxe comidas típicas natalinas de vários países. 

“Faz tempo que nós queremos trazer para a escola as pessoas idosas e as crianças porque essa é uma prática no mundo hoje e gera uma energia muito boa”, explicou a coordenadora do Ensino Médio (EM) e do Pré-vestibular, Márcia Gil de Souza, que acompanhou a atividade. 

Este ano, o “Natal Solidário” do Curso G9 aconteceu na própria escola e contou com a presença das crianças da creche “Os Pequeninos”, do Bairro Rebourgeon, e dos idosos do Lar Vicentino Nossa Senhora das Graças, do Bairro Cruzeiro.

Foram várias atividades que marcaram a tarde solidária. Para as crianças, tinha pula-pula, cama elástica e pintura de rosto. Além disso, tiveram vários lanches e picolés. Já na parte artística do evento, aconteceram duas atividades. A primeira delas foi a encenação de uma adaptação da peça “Caroço do Abacate”, encenada pelos alunos do Grupo de Teatro do Curso G9, seguida de uma dança do Grupo de dança do G9. A segunda foi feita por alunos do Ensino Médio, que animaram a tarde com várias músicas ao vivo. 

“Achei essa atividade legal porque muitas crianças e idosos não têm a oportunidade de ter uma festa dessas no final do ano, então é uma forma de agradá-los”, contou o aluno João Pedro Guedes, da 2ª série do Ensino Médio, Turma M21. 

FESTA DAS NAÇÕES

Para deixar o “Natal Solidário” um projeto mais rico, aconteceu de forma simultânea no Ginásio a Festa das Nações – que consiste em um projeto interdisciplinar das matérias de Português, Inglês, Espanhol, Geografia, História, Sociologia, Filosofia e História. Para o projeto, os alunos do EM se separaram em grupos de países dos 5 continentes (Líbano, Austrália, Espanha, Finlândia, Peru, México, África do Sul) para pesquisar como são as diversas celebrações de Natal pelo mundo. 

“Nós queremos que os alunos conheçam o diferente, valorizem o diferente e não despreze o diferente”, disse a Marcia Gil, ao comentar sobre a Festa das Nações. Visando apresentar o que foi estudado, cada grupo preparou as mais diversas comidas típicas natalinas de cada país e distribuiu para os visitantes, que aprenderam sobre novas culturas por meio do paladar e por meio das explicações dos alunos.

“Achei incrível esse projeto, nunca tinha visto isso em outro lugar. O que mais me chamou a atenção foi como os alunos estão adaptados à história e à cultura dos outros países; eles realmente mergulharam no assunto e demonstram conhecimento nas apresentações”, contou o professor de Dança e Teatro do G9, Luan Fernandes. 

Todos os gastos dessas atividades, desde o aluguel dos brinquedos até o transporte dos idosos e crianças para o G9, foram arrecadados pelos alunos do Ensino Médio por meio do Bazar Solidário e pela venda de picolés e doces que os alunos fizeram durante o ano, desenvolvendo o empreendedorismo e a iniciativa na capacitação de recursos. 

Além de todas essas atividades, o Ensino Médio também realizou o “Apadrinhamento” dos alunos da creche. Cada aluno e funcionário do G9 interessado no projeto deveria escolher uma criança na lista de alunos e comprar uma roupa e um brinquedo para presentear, com o objetivo de fazer o bem e levar mais alegria para quem precisa.

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877