Curso G9 vence Torneio Brasil de Robótica

09/10/2019

As equipes do colégio, Gdroid e GTEeN, venceram as duas categorias da competição, que reuniu oito equipes do Sul de Minas.

Trabalho em equipe, pesquisa científica, programação e montagem de robôs marcaram a etapa Regional Sul de Minas do Torneio Brasil de Robótica (TBR), realizada em 6 de outubro, no Curso G9. As equipes do colégio, Gdroid e GTEeN, venceram as duas categorias da competição, que reuniu oito equipes da região. 

A GTEeN disputou a categoria Middle, voltada para alunos entre 9 e 15 anos, e a Gdroid, a categoria High, destinada aos estudantes de 15 a 19 anos. Ambas as equipes estão classificadas para a Fase Nacional, que acontecerá em 07 e 08 de dezembro, em Guarulhos (SP). 

O torneio é uma realização do R2E e do Curso G9, com apoio da AME Educação e a ZOOM. Todo o torneio é baseado em um tema, que esse ano foi “Água para o Desenvolvimento Sustentável”. 

“Gostei muito da participação das equipes porque as pesquisas estavam muito boas, e o robô conseguiu fazer o que foi proposto”, explicou o professor de Matemática do Curso G9 e mentor das equipes, Vicente Carlos Martins. “Foram vários dias de trabalho desde o começo do ano, mas agora, na reta final, o trabalho foi bastante intenso”, completou. 

O professor de Matemática do Curso G9, Mateus Bibiano, também mentor das equipes, ficou bastante satisfeito com a participação dos alunos durante o torneio: “O que vimos hoje foi fruto de muito trabalho. Estamos há meses trabalhando e hoje a gente viu o reflexo de todo esse trabalho, conseguindo a classificação das duas equipes em primeiro lugar”, ressaltou. 

Torneio de Robótica

Durante o TBR, são avaliados os seguintes quesitos: Mérito Científico, que é a pesquisa sobre o tema da competição; Tecnologia e Engenharia, que é o projeto do robô – a sua arquitetura, a sua estrutura e a sua programação; Organização e Método, que é a capacidade do trabalho em equipe; Desafios Práticos, que são as competições nas mesas – vence a disputa o robô que completar o maior número possível dos desafios propostos. 

“Achei bem legal o torneio, principalmente por ser realizado em nossa casa, no G9, e ter a nossa torcida com a gente, acompanhando todo o campeonato. Foi uma experiência única”, disse a aluna Luiza Gonçalves Soares, que faz parte da equipe Gdroid. 

Para ela, participar de um torneio de robótica é “muito prazeroso, mas cansativo”. “A gente se reuniu bastante desde o início do ano, tanto para construir o robô, quanto para programar. Isso demanda muito tempo, assim como a pesquisa, que não é um processo tão simples porque requer muito estudo, muito esforço; mas, no final, sempre vale a pena pela interação com os colegas de equipe e com os professores e com todo conhecimento adquirido nessa caminhada - o resultado final contempla todo esse trabalho e é muito gratificante”, destacou Luiza Gonçalves.

“A gente está desde o começo do ano trabalhando com o projeto, fazendo pesquisa, programando robô e, por fim, deu tudo certo. Todo segundo de trabalho valeu a pena e agora estamos prontos para a nacional”, contou empolgado o aluno Pedro Feris Rennó El Alam, membro da equipe GTEeN.

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877