Ensino Médio realiza projeto sobre RAP

04/09/2019

O projeto teve como base o livro "Sobrevivendo no Inferno", do Racionais MCs, que é obra obrigatória no vestibular da Unicamp.

Ritmo e poesia marcaram a apresentação final do Projeto de Linguagens das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Curso G9, que aconteceu nos dias 22 e 23 de agosto. O projeto teve como base o livro “Sobrevivendo no Inferno”, do grupo “Racionais MC’s”, que é obra obrigatória no vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na categoria Poesia. 

Como forma de trabalhar o livro e os conteúdos nele retratados, de forma mais lúdica e interativa, foi proposto aos alunos um trabalho interdisciplinar, que envolveu Literatura, Inglês, Espanhol, Dança, Redação, Música e Teatro. Para esse projeto, os alunos deveriam compor uma letra de RAP e interpretá-la em um clipe, com música e dança. Além disso, a música composta deveria ter trechos em Inglês e Espanhol.

 

A primeira atividade do projeto foi uma roda de conversa sobre RAP, que aconteceu em março deste ano. A culminância do projeto aconteceu nas noites dos dias 22 e 23 de agosto, na própria escola e lotou a sala com pais, alunos e convidados, que puderam prestigiar a exibição dos clipes realizados. Durante a noite, aconteceram intervenções artísticas, interpretações de letras dos Racionais e as apresentações dos clipes que os alunos fizeram durante o bimestre. 

Os temas abordados foram desde desigualdade social até a violência contra a mulher. As apresentações tiveram como objetivo chamar a atenção dos presentes para a realidade que acontece diariamente no Brasil. Além disso, o preço do convite para assistir às apresentações foi um quilo de alimento não perecível, que será doado para uma instituição de Itajubá.

 

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877