Atividades avaliativas do Ensino Fundamental II

29/07/2019

Os alunos foram avaliados de forma lúdica e divertida nos trabalhos das disciplinas de Português, Espanhol e Inglês.

Música, brincadeiras e comidas marcam o encerramento das atividades avaliativas dos alunos do Ensino Fundamental II (EF II) do Curso G9. Os alunos foram avaliados de forma lúdica e divertida nas avaliações que encerraram o primeiro semestre do ano. 

Os alunos do 6º ano do EF II trabalharam, na disciplina de Português, o livro “Menino no Espelho”, de Fernando Sabino. Durante a leitura, as crianças viram os brinquedos e brincadeiras antigas que eram comuns no século passado. 

A partir daí, eles fizeram entrevistas com idosos sobre como eram os brinquedos que eles usaram e quais as suas brincadeiras preferidas. Após as entrevistas, os alunos escolheram um brinquedo para confeccionar com a ajuda desses idosos, que viram, nessa atividade, uma forma de voltar à infância, ajudando as crianças dessa geração. 

Além disso, os alunos do 6º ano também estudaram, também na disciplina de Português, sobre os verbetes de enciclopédia. Para avaliar o conhecimento, foram orientados a escrever palavras explicando sobre os brinquedos confeccionados, contando um pouco sobre sua origem e o modo de usar. 

A culminância do trabalho se deu em uma aula bastante divertida, na qual os alunos levaram os brinquedos e brincaram durante a manhã, vivenciando um pouco come eram as brincadeiras na época de seus avós. 

“Esse foi um trabalho muito rico e contagiante porque os alunos adoraram fazer os brinquedos e resgatar essas brincadeiras”, contou a professora de Português, Cláudia Ribeiro Fortes. A professora também disse que , “durante o trabalho, os alunos perceberam que passam muito tempo no celular e eles brincarem como antigamente fez a diferença”. 

Música

Os alunos do 6º ano também foram avaliados de forma descontraída na disciplina de Espanhol. Durante o bimestre, eles tiveram uma sensibilização sobre os idosos, na qual aprenderam sobre os principais cuidados que as pessoas mais velhas precisam ter, sobre o corpo deles e sobre o que eles fazem nos horários de lazer. 

Após o trabalho teórico, os alunos elaboraram uma letra de música em espanhol, tendo como base uma melodia que já existisse. Cada grupo devia contar, em sua letra, sobre o que aprenderam durante o bimestre e o que mais marcou nos estudos. 

“Foi um trabalho muito bom, pois os alunos puderam trabalhar com a ortografia e com a criatividade ao escreveram a letra e com a oralidade, durante as apresentações”, explicou a professora de Espanhol, Eloíza Melhorança Nunes Montanari. 

Comidas

Já na disciplina de Inglês, os alunos do 7º ano do EF II trabalharam com o vocabulário relacionado à alimentação, abrangendo as comidas e bebidas. Além disso, os alunos estudaram a gramática voltada às coisas contáveis e incontáveis, usando termos como “some”, “any”, “few” e “little”. 

Para avaliar o conhecimento obtido durante os estudos, os alunos realizaram diversas atividades, além da prova teórica. Durante o bimestre, os alunos trabalharam com vídeos que contavam sobre os “Food Trucks” – carros de comida que se tornaram populares nos Estados Unidos e hoje é uma tendência mundial, inclusive em Itajubá. 

Com isso, surgiu a ideia de os alunos criarem os “Food Trucks”, nos quais eles teriam que fazer alimentos e apresentarem as opções no cardápio e os ingredientes usados para a preparação das comidas. Essa atividade avaliou todo o conhecimento aprendido no bimestre, pois as apresentações das comidas e dos ingredientes foi toda em Inglês. 

A última atividade dos alunos foi uma aula na qual os alunos organizaram os “Food Trucks” e tiveram um momento de troca de comidas e experiências. 

“Esse trabalho desenvolveu, principalmente, a capacidade de trabalhar em grupo, pois eles tiveram que lidar com as diferenças e entrar em um acordo para escolher qual alimento fazer para o dia do trabalho”, explicou a professora de Inglês, Lívia Carvalho Mota Bueno. 

Lívia Bueno também disse que esse trabalho foi importante porque os alunos puderam vivenciar o conteúdo que aprenderam na teoria, pois tiveram que apresentar em inglês e usando os termos aprendidos em sala de aula.

 

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877