Alunos participam de roda de conversa sobre Rap

20/03/2019

A atividade marcou o início do trabalho interdisciplinar da área de Linguagens das turmas da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio.

Ritmo, Poesia, Batida e Cultura” foi o tema da Roda de Conversa sobre RAP, voltada para os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Médio do Curso G9. A atividade marcou o início do trabalho interdisciplinar da área de Linguagens. O projeto envolve as disciplinas de Literatura, Inglês, Espanhol, Dança, Redação, Música e Teatro. 

“Desde quando recebi o convite da professora Luciana, despertou em mim um enorme interesse em vir aqui conversar com pessoas da minha faixa etária. A gente está em um momento na escola de ampliação da mente para novas ideias e conceitos, então, precisamos estar por dentro de diversos assuntos”, explicou o músico Alander Souza Ramos, que foi o convidado especial para falar sobre o assunto. “Amei o convite porque a cultura e arte fazem parte da minha vida, hoje eu vivo disso”, completou. 

Durante a atividade, os alunos conversaram um pouco sobre a história do RAP e sobre a cultura do Hip Hop, além de conhecerem alguns dos principais nomes desse estilo musical e receberem diversas dicas sobre como compor um RAP. “Para mim, é muito importante falar sobre isso porque uma parte considerável dos jovens ouvem esse tipo de música”, ressaltou. 

Alander Souza Ramos é músico desde os sete anos, com estudos na Escola Livre de Arte, em Belo Horizonte; professor de Musicalização Infantil e Educação Musical no Instituto Gonfer e Oficina da Música; integrante do Coletivo Hip Hop, de Paraisópolis; Instrutor de Poesias – SLAM no ECOA Espaço Cultural O. das Artes em Brasópolis; e instrutor de percussão histórico-cultural – Células Rítmicas. 

Trabalho Interdisciplinar

Os alunos da 1ª e 2ª série realizarão, durante o ano letivo, um trabalho interdisciplinar sobre Direitos Humanos, com o tema “Desigualdade Social”. Serão diversas atividades voltadas ao trabalho. A primeira delas será a leitura do livro “Sobrevivendo no Inferno”, do grupo “Racionais MC” e a realização de uma análise sobre o ambiente, os personagens e as mensagens passadas pelos autores. Além disso, os alunos irão compor uma letra de RAP em português, inglês e espanhol e produzirão um clip interpretando música e dança coreografada.

 

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877