Seminário de Química com olhos na Feira 2019

20/02/2019

Atividades reuniu alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Química será o tema da Feira do Conhecimento deste anos.

Os primeiros dias do ano letivo de 2019 foram intensos para os alunos do Curso G9. Volta às aulas; reencontro com os amigos, professores, funcionários e coordenadores; momentos de acolhimento dos novatos; e retorno às atividades curriculares, já com o olhar para a Feira do Conhecimento que, este ano, terá como tema a Química. O ano de 2019 foi escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos, a qual completa 150 anos. 

E como falar sobre o assunto e sensibilizar a todos para o engajamento no maior e mais tradicional projeto pedagógico do colégio? A maneira escolhida, neste primeiro momento, foi a realização de seminários para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 

“Esses seminários motivam os alunos, pois sensibilizam para o tema da Feira do Conhecimento e apresentam as implicações práticas da Química de forma diferente. Isso, sem dúvida, desperta a curiosidade e o interesse dos alunos e possibilita os primeiros insights sobre os subtemas que serão trabalhados ao longo do ano”, explicou o professor de Química, Glauber Luz. 

ENSINO FUNDAMENTAL II

O professor conversou com os alunos do Ensino Fundamental II sobre a Tabela Periódica. Glauber Luz introduziu os assuntos de Química de maneira simples para os alunos que ainda não tiveram contato com o assunto. 

Glauber Luz disse que “está muito empolgado” com o tema da Feira do Conhecimento, pois diz respeito a sua área de atuação. “Isso vai possibilitar que os alunos se aproximem mais da ciência e que aprimorem o entendimento da linguagem e da cultura cientifica. A ciência é temporal, cultural e pessoal. Ela me constrói, eu a construo e, com ela, nós podemos nos relacionar e olhar para o futuro de outra forma”, completou. 

ENSINO MÉDIO

Os alunos do Ensino Médio participaram de um seminário apresentado pela professora Juliana M. Sampaio Furlani – Engenheira Química, doutora em Ciências pela USP (Universidade de São Paulo) e professora do Instituto de Física e Química da Unifei; pelo professor Ítalo Mammini Filho – Licenciado em Química, professor de Química no Curso G9 – e pelo professor Glauber – Físico pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei), especializado em Química. 

“O tema escolhido pelo Curso G9 para a Feira do Conhecimento deste ano é muito interessante, pois será algo que todos os outros professores, das diversas disciplinas do colégio, conseguirão trabalhar com tranquilidade”, disse a professora Juliana Furlani durante o seminário. 

Para a coordenadora do Ensino Médio, professora Marcia Gil de Souza, o seminário foi muito proveitoso e permitiu aos alunos um olhar diferenciado sobre a Química.

 

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877