Curso G9 promove 2º Festival de Robótica

05/12/2018

O Festival, que teve a participação de todos os segmentos, reuniu alunos, funcionários e pais em um evento muito animado.

Dinâmicas, brincadeiras, competições e atividades lúdicas marcaram a 2º Edição do Festival de Robótica do Curso G9. O Festival, que conta com a participação de todos os segmentos da escola, reuniu alunos, funcionários e pais em um evento muito animado. 

Durante o Festival de Robótica, cada segmento participou de atividades especificas. Os alunos da Educação Infantil fizeram a montagem de LEGO com a participação dos pais. Já os alunos do Ensino Fundamental I tiveram oficinas LEGO e brincadeiras lúdicas. Por fim, os alunos do Ensino Fundamental II (EFII) e Ensino Médio (EM) participaram de uma competição de Robótica. 

O evento foi organizado pelo professores de Matemática, Mateus Bibiano Francisco e Vicente Carlos Martins, que também coordenam o Clube de Ciências e são os mentores/treinadores das equipes de robótica do Curso G9. As equipes de robótica têm conquistados grandes resultados em competições nacionais: GTEeN e GDROID venceram duas categorias do Torneio Brasileiro de Robótica (TBR); GnORANGE ficou em segundo lugar no Arduino Challenge, promovido Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). 

“O festival é uma atividade muito interessante e que desperta a curiosidade dos alunos, pois não envolve apenas a construção de robôs, mas também desenvolve nos alunos habilidades importantes, como trabalho em equipe, pesquisa e solução de problemas”, explicou Vicente Martins. 

Torneio de Robótica

O torneio interno reuniu seis equipes e serviu como treino para as competições oficiais, como o TBR. As equipes foram formadas por alunos de cada série, do 6º ano do EFII ao 2º ano do EM. Durante a competição, os atletas robóticos realizaram as seguintes atividades: Mérito Científico, Trabalho em Equipe e Desafio Prático. 

Para o Mérito Científico os alunos realizaram uma pesquisa que proponha soluções para problemas cotidianos. Este ano, o tema foi sobre como solucionar a questão do lixo nos oceanos e as consequências da urbanização acelerada. 

Já o Trabalho em Equipe foi uma atividade na qual os alunos participaram de um desafio sobre inclusão. Por fim, o Desafio Prático fez com que os alunos desenvolvessem e programassem robôs de LEGO para solucionar os problemas que estão dispostos na mesa de competição. 

O torneio de Robótica teve como vencedora foi a equipe do 2º ano do Ensino Médio. A segunda colocação ficou o grupo do 8º ano do Fundamental II.

Fonte: Agencia Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877