Alunos do 9ª ano fazem júri sobre a Era Vargas

07/11/2018

O objetivo do trabalho de História foi desenvolver habilidades de oratória, argumentação e pesquisa.

A “Era Vargas” foi tema de um Júri Simulado que envolveu os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II do Curso G9. O objetivo do trabalho, que integra as atividades anuais da disciplina de História, foi desenvolver habilidades de oratória, argumentação e pesquisa. O júri, em 20 de outubro, marcou o encerramento do trabalho. 

Para a professora de História, Patrícia Ribeiro de Castro, que organiza a atividade, o trabalho desenvolve o senso crítico dos alunos porque permite discutir abertamente um governo tão complexo como o de Getúlio Vargas – ao mesmo tempo que ficou marcado como um governo autoritário, também é lembrado por ser uma gestão que criou várias leis trabalhistas e sociais. 

“Isso que se faz em história: discutir um governo, permitir o debate de ideias com reflexão, dados e provas, mostrando para os alunos que eles podem e devem exercer sua cidadania de forma a desenvolver o senso crítico”, explicou a professora.

Era Vargas

Para o Júri Simulado, os alunos são divididos em grupos de “acusação” e “defesa” do ex-presidente e ditador brasileiro. Durante o bimestre, cada equipe deveria buscar dados e provas para defender as ideias de seu grupo, buscando “inocentar” ou “condenar” Getúlio Vargas. 

Além disso, cada equipe tinha o direito de convidar três testemunhas para depor em seu favor. Os convidados, que iam desde alunos até professores e pais, interpretavam um personagem da época, contando a visão que tinham e que viveram durante a Era Vargas. 

Durante o Júri, cada equipe teve a oportunidade de fazer suas argumentações, apresentar provas, testemunhas e dados históricos de forma a convencer a banca dos jurados do “tribunal da história”. O júri foi formado pelos ex-alunos do Curso G9, Lucas Renó, Thais Caroline e Victor Bourdon. 

Houve empate nesse “julgamento histórico”: em uma das turmas, a equipe vencedora foi a de “acusação” enquanto, na outra, a equipe de “defesa” obteve a vitória.

 

Fonte: Agencia Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877