G9 faz capacitação sobre metodologias ativas

09/10/2018

A capacitação foi ministrada por Verônica Martins Cannatá, coordenadora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri.

Professores e gestores de escolas das redes pública e privada da região de Itajubá participaram da capacitação “Metodologias ativas: concepções e possibilidades de prática”, organizado pelo Curso G9 em parceria com a Moderna Compartilha. 

A capacitação foi ministrada pela professora Verônica Martins Cannatá, coordenadora-assistente e professora de Tecnologia Educacional no Colégio Dante Alighieri (São Paulo), professora do curso de pós-graduação do Instituto Singularidades e educadora-referência em Ensino Híbrido. O evento, realizado em 29 de setembro, reuniu em torno de 150 profissionais. 

“Procurei trabalhar, durante a atividade, a conceituação do que é o ensino híbrido, que está muito alinhado às metodologias ativas, e como colocar isso em prática”, explicou Verônica Cannatá. “Busquei estabelecer um diálogo aberto com os professores para uma reflexão atual e necessária: qual é o nosso papel hoje dentro da sala de aula com as rápidas mudanças tecnológicas, que promovem uma mudança no perfil de nossos alunos”, completou.

 

Desafio

Para ela, o grande desafio para o professor é como mudar sua prática de ensino quando ele tem na carteira um aluno que está conectado ao mundo e tem acesso ilimitado à informações de todo tipo. “Agora, o que esse aluno não irá encontrar, aí entra o papel do professor, é a questão das interações humanas, a reflexão sobre a ética e o uso seguro dos meios digitais”, disse. 

“Acredito que nunca foi tão importante, como agora, o papel do professor em sala de aula. Porque somente o professor é capaz de mediar, em sala de aula, as relações, apontar os caminhos: um professor mediador, mas também protagonista porque é o profissional que configura os espaços para que tudo isso possa acontecer: só há protagonismo do aluno porque há um protagonismo de um professor, que está ao lado dele”, destacou. 

A diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, disse que o “evento foi muito importante para todos nós que somos educadores e que devemos, a todo momento, buscar formas de melhorar nosso trabalho em sala de aula”. “A capacitação seria para os professores do Curso G9, mas decidimos abrir à participação de todos os interessados porque a educação não acontece apenas em uma escola ou em um só município; ela acontece de forma universal, e é muito importante tê-los aqui para serem multiplicadores dessa maneira de entender e aplicar essa metodologia”, disse. 

O diretor de Planejamento do colégio, professor Giovanni Henrique Faria Floriano, lembrou que o G9 já aplica metodologias ativas no dia a dia escolar. Como exemplo, citou as aulas de robótica educacional (Lego Zoom) e o próprio material da Moderna Compartilha. “O desafio para nós é ampliar e aproveitar as oportunidades e as ferramentas disponíveis para tornar o processo de ensino-aprendizagem mais prazeroso para professores e alunos”, afirmou. 

Verônica Cannatá estava acompanhada por Juliana Rocha, supervisora do Projeto Moderna Compartilha, e Patrícia Alves, coaching em Tecnologia Educacional.

 

Fonte: Agencia Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877