G9 faz evento para lembrar o Dia do Autismo

09/04/2018

As atividades, organizadas pelo Serviço de Educação Inclusiva (SEI) do colégio, integram a programação do Mês do Bem-Querer.

Um dia todo dedicado a debater o autismo e conscientizar alunos e comunidade sobre a importância de se pensar em uma escola inclusiva. Assim foi 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, no Curso G9. As atividades, organizadas pelo Serviço de Educação Inclusiva (SEI) do colégio, integram a programação do Mês do Bem-Querer. 

Logo pela manhã, funcionários, alunos e familiares receberam um adesivo referente ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A mesma atividade aconteceu durante a entrada dos alunos da tarde. “É uma maneira de lembrar a data e a importância de se discutir esse tema, de maneira clara e aberta. Uma escola, por definição, é inclusiva: nenhum aluno é igual ao outro e, portanto, precisamos entender e respeitar as diferenças”, explicou a assistente pedagógica do Ensino Fundamental II Curso G9, Sheila Bourdon. 

Outra atividade, ainda no período matutino, foi uma roda de conversa entre os alunos do Curso G9 e Nicolas Brito, palestrante autista que contou um pouco sua vida e suas experiências em família e nas escolas pelas quais passou. Esse momento de bate-papo foi direcionado para estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental I aos do 2º ano do Ensino Médio.

Conversa com os alunos

“Foram momento muitos interessantes para todos nós. Em casa sala de aula, percebemos os olhares curiosos e a vontade de nossos alunos de querer saber sempre mais das experiências vivenciadas pelo nosso palestrante”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II, professora Estela Maria de Oliveira. 

Durante a conversa com os alunos, Nicolas Brito ressaltou a importância de se combater o bullying. “Nem todo ser humano é autista, mas todo autista é ser humano”, disse. Ele contou como foi sua vida na escola, explicou a diferença entre um cérebro de uma pessoa com autismo e de um neurotípico – pessoas sem autismo – e respondeu às perguntas dos alunos. 

Durante o momento de bate papo, os alunos participaram de dinâmicas para entender como o autista vê o mundo e como o cérebro de uma pessoa com autismo interpreta os diversos estímulos do ambiente.

Educação Física

Paralelo às atividades de Nicolas Brito nas salas de aula, foram realizadas atividades para os alunos que estavam na aula de Educação Física. Os professores Valência Conti e Alexsandro Souza preparam uma série de exercícios para mostrar aos estudantes como é ter uma limitação física. 

Durante a aula, os alunos tiveram que ajudar os colegas de olhos vendados, como forma de sensibilização para a deficiência visual.  Além disso, fizeram diversas atividades com cadeiras de rodas, com o mesmo propósito. 

Palestra 

O 2 de abril no Curso G9 terminou coma a palestra “Tenho uma criança autista. E agora?”, ministrada pelo casal Anita Brito e Alexsander Sales, pais de Nicolas Brito, que também participou da atividade. O evento reuniu 350 pessoas, de várias cidades da região, no Ginásio Poliesportivo do Curso G9. 

“Estamos muito felizes por poder contar com esta família hoje aqui na escola. Pela manhã, eles conversaram com os alunos. Foi maravilhoso, de um proveito espetacular. O Nicolas falou muito bem para nossas crianças e jovens de duas coisas muito importantes na vida dele: o desafio e o respeito ao outro”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes, na abertura da palestra. 

A diretora lembrou ainda que “é muito bom receber as famílias e profissionais das áreas de saúde e de educação neste dia para que, juntos, possamos melhorar a cada dia a qualidade nossa educação.” 

“Estamos muito felizes em voltar ao G9. Parabéns à escola por buscar formar cidadãos de verdade e às famílias – seus filhos, que se mostraram interessados e fizeram uma série de perguntas muito inteligentes durante o bate-papo com o Nicolas”, disse Anita Brito. “É gratificante perceber que era uma curiosidade real, de alguém que busca saber mais para ajudar o outro”, completou.

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877