Intervalo Musical abre Mês do Bem-Querer

22/03/2018

O Mês do Bem-Querer do Curso G9 visa discutir e conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão no ambiente escolar.

Alunos que integram a Oficina de Música do Curso G9

Alunos que integram a Oficina de Música do Curso G9

Uma apresentação dos alunos da Oficina de Música – Intervalo Musical marcou a abertura oficial da segunda edição do Mês do Bem-Querer do Curso G9, que visa discutir e conscientizar a comunidade sobre a importância da inclusão no ambiente escolar. A atividade aconteceu nesta quarta-feira, 21 de março, e reuniu alunos do Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Pré-vestibular. 

O Mês do Bem-Querer é organizado pelo Serviço de Educação Inclusiva do Curso G9, um espaço interdisciplinar para estudar as melhores práticas de inclusão, criado em novembro de 2016, com apoio das coordenações pedagógicas. 

A abertura coincide com o Dia Internacional da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março. Já em 2 de abril é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (confira a programação completa logo abaixo). 

Respeito às diferenças

“Estamos aqui reunidos para lembrar algo muito importante, como disse a canção: o coração partido dói mais que o joelho ralado. O coração partido é aquele que não enxerga o outro – enxergar o outro significa respeitá-lo em suas diferenças: todos somos diferentes”, disse a diretora pedagógica do Curso G9, professora Maria Aparecida Fernandes. 

Para a professora Paola Notari, a diversidade é um fato. “Todos somos diferentes. Isso é uma prova da evolução da própria natureza ou, para quem for religioso, é uma prova da infinitude da obra de Deus”, disse. “Difícil é sair da nossa zona de conforto para ver o novo e entender o fato de que somos diferentes”, completou. 

“Uma pergunta que devemos nos fazer sempre: o que estamos fazendo na escola? Muita gente diria que é para aprender conteúdo. Sim, mas com toda a tecnologia e possibilidade de acesso à informação e o conhecimento, a escola é um grande local de convivência, onde se aprende a respeitar e dialogar com as diferenças”, destacou o professor Petrus Ferreira Ricetto. 

Durante o intervalo Musical, a aluna Anna Lara Oliveira Pinto, do 1º ano do Ensino Médio, leu um texto sobre o assunto. “Por meio dessa e de diversas outras atitudes é possível realizar mudanças tanto no ambiente escolar quanto em situações cotidianas. Com a disponibilização de informações, conscientização e compreensão das diferenças, conseguimos mudar nossas atitudes e promover um bem-estar geral”, disse.

Parte da equipe do Serviço de Educação Inclusiva do Curso G9

Parte da equipe do Serviço de Educação Inclusiva do Curso G9

Programação

Confira abaixo a programação completa do Mês do Bem-Querer: 

21/03 – Quarta-feira | INTERVALO MUSICAL (EFII e EM) às 10h15 

22/03 – Quinta-feira (das 18 às 20) | CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES. “As bases neurológicas da aprendizagem e a inclusão”, com Dra. Elizabete Rodrigues de Faria 

24/03 – Sábado (das 8h às 17h30) | “2º Workshop DESAFIO DA INCLUSÃO – Dificuldades e transtornos da aprendizagem: teoria e prática” com Luciana Brites, no Curso G9 (evento organizado pela AGAI – Associação Grupo de Apoio à inclusão) 

26/03 a 28/03 – SENSIBILIZAÇÃO NAS SALAS do Ensino Fundamental II com o vídeo “Somos todos diferentes” e convite para a conversa com o Nicolas Brito 

28/03 – Quarta-feira | VISITA DO ENSINO MÉDIO À ESCOLA ESPECIAL para projeção de um parquinho infantil 

02/04 – Segunda-feira

  • Distribuição De Adesivos De Conscientização Sobre TEA na entrada das aulas – às 6h45 e às 13h.
  • CONVERSA COM O NICOLAS – das 8h às 12h – nas salas do EFII e EM e às 16h no EFI (4º e 5º anos)
  • CONVERSA COM ANITA BRITO – “Tenho uma criança autista. E agora?” – das 19 às 20h30 (para familiares e profissionais)

03/04/18 a 21/04/18 – Atividades internas nos segmentos, aulas de Educação Física adaptadas

Fonte: Agência Contexto



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877