O entrelaçar da família e escola

20/02/2014

Por Maria Aparecida Fernandes

É necessário destacar, ainda, o papel da família e da escola como parceiras no adequado convívio social

A ESCOLA tem responsabilidades diante da tarefa educativa que se entrelaçam com as da FAMÍLIA, mas que se diferenciam em seu papel social. Ambas são instituições promotoras do desenvolvimento humano, por isso é fundamental que sejam parceiras na construção do indivíduo em sua dimensão física, cognitiva e psicológica.

É fundamental, outrossim, que sejam construtoras de valores, de processos humanizadores que visem à transformação da sociedade e à proclamação de um mundo de paz.

Sob essa ótica, concebe-se a escola como extensão da família, respeitando a função que cada uma delas desempenha na sociedade. Importante é ressaltar que a integração desses papéis solidifica o processo educativo.

É necessário destacar, ainda, o papel da família e da escola como parceiras no adequado convívio social.

Portanto, é preciso que ESCOLA e FAMÍLIA caminhem no mesmo tom, que aprimorem a qualidade de seus encontros, que estejam presentes nos momentos necessários ao cumprimento de seus objetivos comuns, que sejam exemplos de união, de amizade, de solidariedade, de respeito e, principalmente, que fortaleçam, a partir de sólida parceria, a MISSÃO EDUCADORA de cada uma.



Voltar

Curso G9

Curso G9

Endereço

Avenida Doutor Jerson Dias, 175
Estiva - CEP 37500-279
Itajubá - MG

Telefone: (35) 3623-1877